O SEGREDO DOS QUE TRIUNFAM – 1º SEGREDO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

O que você deseja quando está em uma batalha na sua vida ou diante de um problema? Triunfar ou perder? Com certeza triunfar. Mas para que você alcance a vitória, quero lhe apresentar os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra, a Bíblia. Embora os estamos chamando de segredos, esses princípios estão revelados e são possíveis de serem aprendidos e aplicados. Se você fizer isso, você melhorará seu nível de conquista. Quer aprender?

Todos querem triunfar. Vencer uma situação difícil ou até mesmo sair da mesmice. Mas, nem todos conseguem. E por que não conseguem? Porque não tem diretriz, não sabem como fazer. Deus ensinou várias pessoas na Bíblia a triunfarem, e podemos aprender com esses ensinamentos. Enfim, aprender a triunfar.

Então, sem demora, gostaria de revelar o primeiro segredo, que é ter objetivos bem definidos.

Você já deve ter ouvido a frase: quem não sabe aonde quer chegar não chega a lugar nenhum. Essa é a mais pura verdade.

Os objetivos são importantes

Quem não tem objetivos, vive uma vida vazia, sem triunfos. Trabalha por trabalhar, estuda por estudar, vive por viver e acha que está bom dessa forma. Uma característica de alguém assim, é que sempre está a reclamar por tudo. E sabemos que reclamar não leva ninguém a lugar nenhum e não resolve problemas.

A Palavra de Deus, a Bíblia, nos dá objetivos para a vida. Temos um objetivo geral de vida que está no seguinte texto:

 Efésios 2:10  

Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós.

Esse texto nos revela que Deus tem um plano para nós e que deve se tornar o nosso objetivo de vida: realizarmos boas obras. Isso não se restringe apenas a ajuda aos necessitados, mas, tem um significado mais amplo: realizarmos boas ações, termos boas atitudes, que, consequentemente, trarão benefícios para nós mesmos e, também, para os que nos cercam, inclusive os necessitados.

Mas esse objetivo precisa ser mais específico. Devemos pensar em termos boas atitudes em cada área da nossa vida, começando pela área espiritual. Que boas atitudes você pode ter no seu relacionamento com Deus que o faça crescer espiritualmente? Você já pensou nisso? Talvez você necessite orar mais, ler mais a Bíblia, frequentar regularmente a igreja. Qual o seu objetivo na sua vida espiritual? Pare e pense. Lembre-se que é da área espiritual, do seu relacionamento com Deus que vem as demais bençãos dadas por Ele. Não faça da sua vida espiritual uma rotina religiosa sem propósito. Ir à igreja por ir. Cantar por cantar. Mas tenha um objetivo para cada atitude em relação a Deus. Deus honrará esse propósito.

Outra área na qual você deve ter um objetivo é a área pessoal. Que tipo de pessoa você quer ser? Uma pessoa derrotada ou que triunfa? Triste ou alegre? Altruísta ou egoísta? Se você deixar a vida te levar e não ter um objetivo, você não conquistará nada. Deseje sempre coisas boas, e Deus lhe dará respaldo.

Os relacionamentos correspondem a outra área da nossa vida que precisamos ter objetivos. Que tipo de casamento você quer ter, que tipo de pai quer ser, que tipo de filho? Não podemos viver por viver, confiando no destino. É preciso entender que, se não tivermos um objetivo estabelecido em Deus para essa área, facilmente, na batalha espiritual, o inimigo colocará o objetivo dele, que é trazer discórdia, desunião e fracasso, e ao invés de triunfar seremos derrotados. E você não quer isso. Deus sempre tem um plano excelente para a nós, vale a pena conhecê-lo e aplicá-lo à nossa vida.

E na área profissional, qual o seu objetivo? Ser que o que dá para ser, o que surgir para fazer? Isso é viver infeliz. Isso afetará a sua área financeira, para a qual você também deve ter um objetivo. Trabalhar para pagar dívidas não deveria ser o objetivo de ninguém. Trabalhamos para prosperar, esse deve ser o seu objetivo.

Então, se quiser triunfar, determine onde quer chegar. Estabeleça objetivos na sua vida, mas os estabeleça nesta ordem: vida espiritual, vida pessoal, relacionamentos, profissão e finanças. Muitos, por exemplo, priorizam as finanças em detrimento das demais áreas, e, por fim, não encontram a felicidade que tanto desejam para a sua vida.

Tenha objetivos bem definidos

Cada objetivo que você determinar precisa ser bem definido e específico, não pode ser genérico ou muito amplo. Objetivos do tipo: quero ser o melhor profissional do mundo, são muito amplos. Que tipo de profissional? De qual área? Seja específico. Da mesma forma, desejar ser o melhor, pode ter muitos parâmetros, pois o que é melhor para um pode não ser melhor para outro. Por exemplo, se você mora em uma casa de quarto, sala e cozinha e quer uma casa melhor, talvez uma casa de 2 quartos, sala, cozinha e garagem seja o melhor. Mas para quem já mora em uma casa de 2 quartos, sala, cozinha, pode querer uma casa melhor.

Quando você estiver definindo o seu melhor, seja coerente. Não exagere. Talvez você diga: o melhor para mim é ter um palácio em Dubai. Tudo bem, mas, você sabe onde fica Dubai? Que idioma eles falam lá e que você precisará aprender se for morar lá? Você crê em milagres? Eu creio que, se você crer, tudo é possível ao que crê. Mas aconselho a que você seja coerente na definição do seu melhor, sabendo que Deus pode fazer muito mais abundantemente daquilo que você possa planejar (Efésios 3:20).

Definindo o seu melhor como objetivo, você precisa persistir em alcança-lo, pois quem desiste, com certeza nunca triunfará. O melhor exemplo de alguém que persistiu no seu sonho foi José do Egito. Você conhece a história.

Trabalhe seus objetivos

Ter um objetivo bem definido é importante. Confirmado por Deus, indispensável. Mas como desenvolvê-lo Como chegar lá? Para isso, você precisa trabalhar seus objetivos. Como?

Deus ensinou a Abraão a avançar em seu objetivo de vida com atitudes importantes. A primeira, Deus levou Abraão a visualizar seu objetivo. Leia o texto bíblico:

Gênesis 13:14-15

14 – E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 – Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

Gênesis 15:5

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

Deus fez duas promessas a Abraão: ele teria uma terra e uma descendência numerosa. Para que Abraão fizesse dessa promessa o objetivo de sua vida, Deus o leva a visualiza-la. Veja que Deus pede para Abraão olhar a terra prometida em toda a sua extensão e quanto à sua descendência, olhar as estrelas no céu. Deus não pede para Abraãop imaginar tudo isso, mas pede para visualizar. Esse é o segredo dos que triunfam.

Outra atitude que Deus ensinou a Abraão em relação ao seu objetivo, foi a de declará-lo, falar sobre ele. Como Deus fez isso? Deus foi bem criativo: mudou o nome de Abraão. Veja o texto bíblico:

Gênesis 17:5

E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

Pense comigo, se Deus deixasse por conta de Abraão declarar e anunciar que seria pai de uma multidão, tendo ele 99 anos e nenhum filho, talvez ele não contasse para ninguém, ficando a promessa guardada só para ele. Mas, como declarar o objetivo é importante para conquista-lo, Deus teve uma estratégia muito interessante: mudou o nome de Abraão. Antes ele se chamava Abrão, que significa “pai exaltado”, agora, passou a chamar-se Abraão, que significa “pai de multidão”. Portanto, a partir daquele dia, todos os seus parentes e amigos ao encontrá-lo iriam declarar que ele era “pai de multidão”. Sua esposa, também, todas os dias lhe chamaria “pai de multidão”. Isso é fantástico. Abraão mesmo sem ter filho, começou a declarar que era “pai de multidão”, e isso se realizou e hoje temos os descendentes de Abraão espalhados pelo mundo todo: os judeus.

Tenha metas, prazos e estratégias

Depois de visualizar e declarar, agora você precisa definir metas, prazos e estratégias para alcançar seus objetivos.

Muitas vezes, quando temos uma promessa de Deus, esperamos que ela se cumpra rápido, no dia seguinte. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes é necessário um tempo de preparação. Foi isso que aconteceu com a promessa da terra prometida dada a Abraão e à sua descendência. Veja o que Deus diz quanto à posse dessa terra:

Êxodo 23:29,30

29 – Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.
30 – Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.

Deus disse essas palavras aos israelitas quando eles saíram do Egito rumo à terra prometida. Ele renova a promessa da terra dada a Abraão, mas define que a daria aos poucos, à medita que eles fossem se multiplicando. Deus é sábio. A terra tinha 480km de norte a sul e se Deus a desocupasse de uma só vez, eles não teriam como ocupar todo o espaço e fazê-lo produtivo. Portanto, Deus lhes daria cidade por cidade, no tempo certo. E foi o que aconteceu.

Quando finalmente o povo de Israel estava em frente à terra prometida, na liderança de Josué, Deus define uma meta para eles, estabelece um prazo para alcançá-la e dá a estratégia de conquista. Confira no texto bíblico:

 Josué 6:2-5

2 – Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
3 – Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4 – E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5 – E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

Qual a primeira meta para conquistar a terra prometida? Tomar Jericó, a primeira cidade.

Qual o prazo para tomar Jericó? Sete dias, uma semana.

Qual a estratégia? Circundar a cidade e gritar diante dos muros.

O povo fez como Deus havia estabelecido e triunfaram. Assim é o que devemos fazer. Tendo um objetivo, é preciso definir metas para alcançá-lo. Uma meta após outra. As metas devem ter um prazo para serem alcançadas e uma estratégia a ser seguida. Isso é um princípio de Deus. Faça isso e você triunfará.

Se você leu esse texto até aqui, te convido a parar e pensar em seus objetivos para cada área da sua vida (espiritual, pessoal, relacionamentos, profissional e financeira). Definido cada objetivo apresente-os a Deus e peça confirmação. Ele pode confirmar ou mudar, dando objetivos melhores. Uma vez confirmados, comece a visualizar a sua conquista, o objetivo já sendo alcançado. Comece a declarar o seu triunfo pela fé. E não fique parado, defina as metas, o prazo para cada uma delas e a estratégia que você seguirá. Coloque-se em movimento e você triunfará. Aleluia!