BATALHA ESPIRITUAL (5.2) – A ARMADURA DE DEUS

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

A Armadura que Deus disponibilizou para nós é poderosa e tem uma finalidade: ser usada no dia mau (Ef. 6:13). Todos já passamos ou vamos passar por um dia mau, geralmente motivado por perdas e frustrações. E como reagir a ele? Chorar ou lutar? Sabemos que precisamos lutar quando enfrentamos uma batalha espiritual, mas muitas vezes não sabemos como. Então, é justamente para esses momentos que existe a armadura de Deus: ela nos dá condição para superarmos o dia mau. Quer continuar aprendendo?

A 4ª peça da armadura: o escudo da fé.

Efésios 6:16

 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 

O escudo é uma peça de defesa e protege o corpo todo. Vai à frente do soldado e é a primeira peça a ser atacada. Isso acontece também com o escudo da fé. Na batalha espiritual a fé é a primeira a ser atacada. O inimigo deseja com isso atravessar esse escudo e nos atingir, utilizando para isso os dardos da dúvida (Será que vou conseguir? Será que vai dar certo?) e do medo (Não sei se vou conseguir. Não sei se vai dar certo.)

Como lidar com a dúvida e o medo? Levantando o escudo da fé. Mas essa fé precisa ser forte o suficiente para os dardos não atravessarem!

A Bíblia fala de níveis de fé, ou seja, embora todos tenham fé, uns tem uma fé fraca, então seu escudo é frágil, os dardos do inimigo o atravessarão. Entretanto, há os que tem uma fé forte, então o escudo será realmente protetor e os dardos do inimigo serão barrados.

Na Bíblia encontramos dois exemplos que demostram esses níveis de fé. O primeiro está no seguinte texto:

Mateus 8:23-26

23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 
24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. 
25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!”
26 Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

O segundo exemplo é este:

Mateus 8:5-10

5 Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. 
6 E disse: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento”.
7 Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”.
8 Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. 
9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”.
10 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 

Veja que no primeiro texto Jesus disse que os discípulos tinham pouca fé, e no segundo texto ele disse que o centurião romano tinha grande fé. Como Jesus pode aferir a fé deles? Fica claro no primeiro texto, que os discípulos deixaram o medo penetrar o escudo da fé, deixando-os apavorados. Então, podemos dizer que a fé deles não foi suficiente para impedir a seta do medo. Tinham, portanto, uma fé fraca, disse Jesus. Por isso, se o medo está atingindo o seu coração é sinal de que você precisa fortalecer o seu escudo da fé. Coinfiar mais em Deus.

No segundo texto o centurião romano foi elogiado, por quê? Porque ele não permitiu que a dúvida abalasse a sua fé. Prova disso, é que ele dispensou a ida de Jesus até a sua casa, crendo apenas na sua palavra de autoridade. Sua fé doi forte, e ele recebeu a benção da cura de seu criado. É importante frisar que, para quem tem uma grande fé, apenas uma palavra vinda de Deus resolve a situação. Apenda isso.

A 5ª peça da armadura é o capacete da salvação

Efésios 6:17

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 

O capacete protege a cabeça do ataque no campo de batalha. Um golpe na cabeça desprotegida pode levar o soldado a perder o sentido e a direção, e se tornar um alvo fácil e ser vencido. Assim é na batalha espiritual: o inimigo quer atingir nossos pensamentos para que percamos o rumo do propósito de Deus para a nossa vida.

Há outra referência bíblica que traz mais luz à essa peça. Leia o texto:

I Tessalonicenses 5:8b

…, e tendo por capacete a esperança da salvação;

Considerando este texto e a utilidade do capacete, podemos dizer que a esperança da salvação protege nossa mente do ataque do inimigo.

Mas o que vem a ser “esperança da salvação”? A palavra salvação significa “livrar do mal ou do perigo”. Quando alguém cai no mar e é socorrido, dizemos que ele foi salvo e resgatado do perigo de morrer afogado. Quanto à nossa salvação em Cristo, podemos também dizer, que fomos resgatados. Leia o texto bíblico:

Colossenses 1:13

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

Em outras palavras, fomos resgatados do domínio das trevas e agora somos cidadãos do Reino de Cristo.

Se você ainda não foi resgatado, apresse-se. Por que ficar no domínio das trevas se há uma tão grande salvação à sua disposição. Achegue-se a Cristo hoje. Torne-se um cidadão do Reino de Cristo!

Agora, embora sendo cidadãos dos céus, a nossa salvação não está completa. Ou seja, ainda não exercemos a plenitude dessa cidadania. Veja que o texto diz “esperança da salvação”. Isso faz referência ao dia em que, como cidadãos do Reino, reinaremos com Cristo, e isso na Sua vinda. Portanto, devemos ter essa esperança em mente e essa verdade deve ser o foco da nossa vida. Isso é vestir o capacete da esperança da salvação. Com esse foco nossa mente está protegida contra os ataques do inimigo. No Jardim do Éden, Eva foi vencida quando o inimigo lançou um argumento na sua mente. Lembre-se que é isso que ele faz. Age na mente. Proteja-se com esse maravilhoso capacete. Saiba que a verdade de Deus é maior e melhor que a mentira do inimigo.

A 6ª peça é a espada do Espírito

Efésios 6:17

Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 

Chegamos à arma de ataque: a espada. Em uma batalha convencional, usa-se a espada para matar o inimigo. Todavia, na batalha espiritual não matamos o inimigo, porque ele é espírito e espírito não morre. O que fazemos então, é neutralizar o seu ataque.

Como fazemos isso? Declarando com fé as verdades da Palavra de Deus. Lembremos que a espada é do Espírito e não nossa. Ele nos dá a oportunidade e o direito de usá-la, pois somos cidadãos do Reino de Cristo. E quando a usamos, o inimigo é neutralizado. Ele pode até voltar, mas sempre sairemos vitoriosos.

Jesus nos dá o exemplo de como utilizar a espada do Espírito e neutralizar o ataque do inimigo. Ele fez isso quando foi tentado.

Jesus foi tentado nas 3 áreas da vida humana.

O primeiro ataque foi no corpo. Aproveitando da fome, o inimigo lhe sugere que transforme pedras em pães. O problema não está em operar esse milagre, pois ele poderia (ele transformou água em vinho), mas se fizesse esse milagre ele estaria usando seu poder para beneficiando próprio, o que macularia sua missão de padecer por nós. Para neutralizar essa sugestão maligna, Jesus usa Deuteronômio 8:3 – …o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

Neutralizado nesse ataque, o inimigo passou para o seguinte. Procurou agora atingir a sua alma, oferecendo-lhe glória e poder em troca de ser adorado, ao que Jesus rebate com Deuteronômio 6:13 – O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás,…

Embora neutralizado mais uma vez, ele não desiste e ataca no espírito, desafiando a autoridade espiritual de Cristo, sugerindo que ele se atire do pináculo do templo para ver se os anjos viriam socorre-lo. Jesus então declara  Deuteronômio 6:16 – Não tentareis o SENHOR vosso Deus,…

Observe que Jesus não usou as suas próprias palavras ou sua própria autoridade para neutralizar o ataque de Satanás. Ele poderia fazer, mas não fez. Antes, usou o poder da Palavra de Deus. É isso que precisamos colocar em prática, pois diante da Palavra de Deus o inimigo perde o seu poder. Tem que desistir e ir embora!

Então, quando você tiver que lidar com o dia mau, ao invés de chorar, lute usando a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Você terá vitória.

A 7ª peça da Armadura de Deus

O apóstolo Paulo na sua relação de peças da armadura não menciona uma peça que era muito utilizada pelo soldado romano, que era a lança. Ela era utilizada para atingir o inimigo à distância. Mas, embora ele não nomeie essa peça, a sua função pode ser aplicada à oração. Leia o texto:

Efésios 6:18

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

É através da oração que atingimos nossos objetivos à distância. Mesmo dentro do nosso quarto, podemos interceder por alguém e ele, por exemplo, ser curado e liberto.

Um exemplo de utilização da lança ocorreu no episódio do centurião, aquele que tinha uma grande fé. Como um soldado, ele sabia do poder da lança, e assim creu que uma só palavra proferida por Jesus, dita ali mesmo onde estavam, alcançaria seu criado que estava enfermo lá na sua casa.  Você precisa entender o poder da lança da oração e assim atingir seus objetivos, mesmo que você não esteja perto o suficiente.

Por fim,

Tudo o que aprendemos até aqui nos faz relfetir em algo:

Nenhum dia mau é para a sua derrota, se você souber como lutar.

Enfrente o dia mau utilizando a armadura de Deus que está à sua disposição e vença.

Finalizamos assim a série Batalha Espiritual. Espero que esta ministração tenha levado conhecimento a você e que você seja inspirado pela Palavra de Deus a viver conquistas.

Deus te abençoe.