O SEGREDO DOS QUE TRIUNFAM – 2º SEGREDO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Todos nós enfrentamos batalhas na vida. Elas são de várias naturezas, tais como a saúde, os relacionamentos, a vida profissional e financeira. Em todos esses desafios, é claro, queremos triunfar. No entanto, triunfar, não é sorte, mas resultado da aplicação dos princípios que Deus deixou registrado na Sua Palavra, a Bíblia. Estamos chamando isso de segredo, mas, na verdade, tudo está revelado, e essa é a oportunidade de conhecer.

Na primeira ministração desta série, apresentamos o primeiro segredo, que é ter objetivos bem definidos. Ou seja, saber aonde se quer chegar. É claro que esses objetivos precisam ser confirmados por Deus. Precisam ser visualizados e declarados e é necessário que se estabeleçam metas, prazos e estratégias para alcançá-los e, enfim, triunfar. Se você ainda não leu sobre esse primeiro segredo, sugiro que o faça para compreender de forma abrangente este ensinamento.

Todavia, ter um objetivo bem definido, confirmado e bem elaborado, por si só, não garante o triunfo, nem o sucesso. É preciso de um outro elemento para colocar todo o plano para funcionar e chegar até o final.

É comum vermos pessoas que até têm objetivos, mas desistem deles, em virtude das dificuldades apresentadas no caminho. E se desistirmos de um objetivo, fatalmente nunca o alcançaremos. Por isso precisamos conhcer o segundo segredo dos que triunfam: ser forte e corajoso.

Só promessas não bastam para triunfar

A Bíblia relata a história de Josué, sucessor de Moisés, que recebeu a confirmação da promessa de Deus de que entraria na Terra Prometida. Ao lermos sobre essa confirmação, vemos que Deus acrescenta à promessa um ingrediente importante, indispensável à Josué na usa empreitada. Observe o texto bíblico:

Josué 1:9

   Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Observe que Deus não diz a Josué: relaxa, fica tranquilo, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você. Não. Deus diz que estaria com ele, mas ele deveria ser forte e  corajoso para triunfar e alcançar seu objetivo.

Esse mesmo princípio encontramos quando a Bíblia fala a respeito da Armadura de Deus. Leia o texto bíblico:

Efésios 6:10,11

10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Quando o apóstolo Paulo escreveu sobre a Armadura de Deus ele baseou-se na armadura de um soldado romano. Essa armadura pesava cerca de 35 quilos, então, era preciso ser forte para usá-la. Da mesma forma, para se revestir da Armadura de Deus precisamos ser fortes no Senhor, no seu poder.

Ter uma promessa dá direção e objetivo para a nossa vida, mas precisamos ser fortes e corajosos para alcançá-la.

Uma das promessas que está na Bíblia e que diz respeito a nós, é com respeito à nossa prosperidade. Leia o texto:

Salmos 35:27

Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.

O texto diz que Deus ama a nossa prosperidade. Mas isso não significa que receberemos as coisas de mão beijada. Temos que conquistár a prosperidade, e para isso, precisamos ser fortes e corajosos.

Para triunfar você precisa ser forte emocionalmente

Pensemos agora na força. De que tipo de força Deus estava pedindo que Josué tivesse? Força física? Creio que não, pois Josué era um general, acostumado com guerras, onde a força física, principalmente naquela época, era extremamente necessária. Creio que Deus estava se referindo à força emocional e espiritual, pois ambas são necessárias para se atingir um objetivo.

Primeiramente, vamos abordar a força emocional. Precisamos dela para lidar com perdas e frustrações que, por vezes, acontecem no caminho à conquista. Se você não souber lidar com esses sentimentos, eles serão um impedimento muito sério para você atingir seus objetivos.

Há um exemplo na Bíblia de um homem que não deixou que perdas e frustrações o impedissem de conquistar. Esse homem foi José do Egito. Ele recebeu de Deus, através de sonhos, a promessa de que iria ser honrado pelos seus familiares de uma forma grandiosa. Isso de fato aconteceu, mas não foi um percurso fácil. Ele teve que lidar com a perda do convívio da sua família, quando foi separado dela ao ser vendido como escravo a uns mercadores que iam para o Egito. Ele teve que enfrentar a frustração em relação aos seus irmãos mais velhos que, ao invés de protegê-lo, foram os que o venderam. No Egito, ele foi bem-sucedido, e de escravo passou a mordomo da casa de Potifar, mas logo teve que enfrentar a perda deste posto e ir parar na prisão, quando foi acusado injustamente de assédio sexual pela esposa de Potifar. Na prisão, ele tem lugar de destaque interpretando sonhos. Certa ocasião ele interpretou o sonho de um copeiro, que foi restabelecido ao seu ofício junto a Faraó. Mas teve que lidar com a frustração com esse copeiro que, prometera ajudá-lo a sair daquela prisão, mas se esqueceu dele. Mas todas essas perdas e frustrações não tiraram de José a firmeza de ver os seus sonhos realizados. Finalmente a oportunidade chegou. Quando Faraó teve um sonho, que não pode ser interpretado por nenhum de seus súditos, o copeiro se lembra de José. Ao ser chamado, José interpreta os sonhos de Faraó, que, em reconhecimento, o coloca como governador do Egito. Posto de mais elevada honra. Certo dia, José se encontra com os seus irmãos que o venderam, e ao invés de vingar-se, ele os recebe e revela o segredo da sua força emocional, como ele conseguiu lidar com todas essas perdas e frustrações. Leia o texto bíblico:

  Gênesis 45:7-8a

7 – Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
8 – Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus,..

José não desistiu, entendeu que em meio a perdas e frustrações, Deus está no controle e cumprirá a sua promessa. Ele reverterá toda má situação em benção, pois Ele é um Deus Todo Poderoso. O seguinte texto bíblico confirma essa promessa de Deus:

Salmos 125:3

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniquidade.

Se você está sendo afligido pela impiedade e você está andando corretamente, Deus diz que essa impiedade não permanecerá sobre a sua vida, para que você não tenha que errar e ser prejudicado. Deus providenciará o livramento. Foi assim na vida de José: cada situação difícil era revertida, até que ele atingiu a promessa.

Para triunfar você precisa ser forte espiritualmente

Ser forte espiritual significa ser forte na fé. Para alcançarmos força física, devemos nos exercitar. Assim também, para termos uma fé forte, precisamos ser exercitados nela. Nesse sentido, Deus tem uma academia para o exercício da fé, na qual aquele que quer ser forte precisa frequentar. É grátis.

Como Deus nos treina? Em meio a adversidade. Há um exemplo na Bíblia de um homem que foi treinado por Deus para alcançar coisas maiores. Esse homem foi Davi, o segundo rei de Israel. Quando o vemos vencendo Golias, ficamos admirados. Ele era um jovem de 16 anos e Golias um guerreiro experiente de cerca de 3 metros de altura. O que deu a Davi a certeza de que venceria aquele gigante? O segredo está no texto bíblico a seguir:

I Samuel 17:33-37

33 – Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
34 – Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
35 – Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
37 – Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.

A experiência de ter recebido livramento por parte de Deus quando enfrentou o leão e o urso, deu a Davi a certeza de que Deus iria livrá-lo do gigante. Isso pode acontecer conosco. Pequenos livramentos fortalecem a nossa fé e nos preparam para coisas maiores. Portanto, não despreze o momento em que você está vivendo. Davi não desprezou o tempo quando era pastor de umas poucas ovelhas. Foi nesse tempo que Deus treinou a sua fé.

Para triunfar você precisa de coragem

Coragem não é ausência de medo, mas a superação do medo para seguir em frente. Essa palavra vem do latim e significa “agir com o coração”. Isso significa que, quando as circunstâncias dizem à razão que não é possível, o coração fala mais alto e o ímpeto para avançar acontece.

Um bom exemplo de coragem na Bíblia é a do apóstolo Pedro, no episódio em que ele pede para Jesus o poder de andar sobre as águas e ir ao seu encontro. Leia o texto bíblico:

 Mateus 14:25-31

25 Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 
26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”
28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
29 Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. 

Pedro teve muita coragem. Primeiro, pediu algo inusitado a Jesus: andar sobre as águas. Segundo, ter descido do barco, colocado o pé na água, ter se firmado e começar a andar sobre as águas. Imaginou a cena? Você teria essa coragem? Pois bem, Pedro teve, e viveu um milagre em sua vida. Coragem é isso: o start para que Deus opere o milagre na sua vida.

Mas o texto continua:

30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

Aprendemos aqui, que a coragem dá o start para avançarmos, mas quando começamos a avançar, precisamos estar sempre olhando para Jesus para atingirmos o nosso objetivo. Se olharmos as circunstâncias negativas ao nosso redor, afundaremos.

Resumindo, se você quiser triunfar, além de ter objetivos bem definidos e confirmados por Deus através de uma promessa, você precisa ser forte e corajoso. Isso implica em ser forte emocionalmente, ou seja, vencer perdas e frustrações, ser forte na fé, que vem de experiências de fé proporcionadas por Deus e ter coragem que é o start para as grandes realizações.

Entendendo e vivendo esse processo você triunfará. A Bíblia garante.