CONHECER A DEUS

Assim como ninguém consegue desfrutar de todos os benefícios que seu carro lhe proporciona sem conhecê-lo bem, assim também, ninguém consegue desfrutar de todos os benefícios que Deus lhe proporciona sem conhecê-lo bem. Mas o que precisamos conhecer de Deus?

O apóstolo Paulo visitando Atenas, capital da Grécia, cidade onde se reuniam os filósofos gregos da época, verificou que eles conheciam muitos deuses, eram politeístas, mas havia um Deus que eles não conheciam, embora tivessem construído um altar para ele (um deus virtual!).

Ao apresentar esse “deus desconhecido”, ele enfatiza 3 características que são indispensáveis a quem quer conhecer a Deus.

O texto bíblico diz assim:

Atos 17:23-25

23 – Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

24 – O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

25 – Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

As 3 características básicas de Deus são:

Deus é Todo Poderoso

Essa é a primeira lição de quem quer conhecer a Deus: saber que Ele tudo pode. Se não tivermos esse entendimento fica difícil orar, por exemplo. Via de regra, em nossas orações, sempre temos algo a pedir. Isso sempre acontece comigo. Então, para orarmos com fé, precisamos que o tamanho do nosso Deus seja maior do que o tamanho do nosso problema! Se crermos que Deus tudo pode, temos a certeza que Ele agirá ao nosso favor! O inverso também é verdade.

Mas dizer que Deus pode todas as coisas pode soar muito amplo e às vezes difícil de entender. Nesse sentido, há um texto, escrito também pelo apóstolo Paulo, que nos ajuda a dimensionar o poder de Deus.

Efésios 3:20

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

Ficou mais fácil?

Entenda o texto:

. Deus faz “tudo”. Isso inclui a solução do seu problema!

. “Muito mais abundantemente além”. Como Ele é poderoso, Ele pode fazer além do que você pede. Exemplo: se você pede um emprego, Deus pode te dar um negócio! Se você pede um negócio, Deus pode te dar uma rede! Se você pede uma casa para alugar, Deus pode te dar uma própria! Isso aconteceu comigo!

. Agora, existe uma trava neste texto, que libera o poder de Deus nas nossas vidas: “segundo o poder que em nós opera”. Ou seja, para que as coisas aconteçam, Deus precisa agir nas nossas vidas. Precisamos deixar que ele domine nossa mente, nossos sentimentos, toda a nossa vida, senão, nada acontece. Oraremos, e a nossa oração não passará de palavras fracas ao invés de declarações poderosas que moverão a mão de Deus através de nós. Entendeu? Isso é profundo.

Deus é Senhor, Soberano

Uma coisa precisa ficar clara na nossa vida, é que Deus não precisa de nós, somos nós é que precisamos de Deus. Ele é Senhor. Nós o servimos.

Conhecer a Deus implica em adorá-lo, mas não porque Ele precisa de nossa adoração. Quando vamos à igreja não é porque Deus necessita da nossa presença. Não! Nós é que precisamos a Sua presença.

Veja o que Deus diz através do profeta Oséias ao povo de Israel, que pensava que o simples fato de oferecer sacrifícios e holocaustos a Deus era o bastante para agradá-lo.

Oséias 6:6

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Note que conhecer a Deus é o que importa, mais do que fazer coisas para Ele. E conhecimento significa, relacionamento. Então, Deus quer se relacionar conosco. E relacionamento, é uma via de mão dupla. Falamos com Deus, através da oração, e Ele fala conosco através da Sua Palavra. Isso é maravilhoso! Um Senhor que quer se revelar aos seus servos! Você já tinha pensado nisso?

Deus é amor

Esta é a característica de Deus que mais nos agrada. Mas conhecer a Deus e o Seu amor, não pode ser entendido como uma permissão para fazermos o que quisermos, abusando desse amor! Precisamos compreender isso na sua essência.

Então, deixa eu te perguntar: o quanto Deus te ama? A resposta a esta pergunta está no quanto você é agradecido a Deus. Quem não é agradecido não reconhece o amor recebido. Você está vivo? Agradeça! Está respirando? Agradeça! Quantos estão nos hospitais respirando através de um respirador, acometidos pelo COVID-19? Oremos por eles!

Um outro sentimento de gratidão que temos que ter é o fato de Deus ter enviado seu único filho para resolver o problema que a humanidade causou. Foi a humanidade, na pessoa de Adão, que resolveu ouvir a voz do inimigo (‘coma do fruto’) e deixar de lado o que Deus havia dito (‘não coma do fruto’). Eu não sei você, mas eu não fico nada confortável quando as pessoas fazem exatamente o contrário do que eu digo. Mas, embora a decisão tenha sido humana, a redenção veio de Deus. Só o amor faz isso. E qual o tamanho desse amor? O apóstolo João ao escrever sobre isso, não encontrou palavras. Ficou pensando… e pensando… e disse assim:

João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Note que que o amor de Deus não é passageiro, não é uma “amor de verão”, mas é eterno. Sinta esse amor na sua vida!

Concluindo, conhecer a Deus vai muito além dos deuses da mitologia grega. Conhecer a Deus é totalmente diferente, principalmente pelo fato dEle ser real e presente, hoje. Cremos em um Deus que tudo pode. Tudo mesmo. Que é Senhor e deve ser encarado e reconhecido como tal. Mas apesar de toda a sua grandeza e poder Ele é amor, e o que nós podemos fazer é, no mínimo, corresponder a esse amor!

Na próxima oração, pense nisso… e viva melhor!