BATALHA ESPIRITUAL (5.1) – A ARMADURA DE DEUS

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Assim como um soldado não pode ir para a batalha despreparado, senão será derrotado, nós não podemos enfrentar a batalha espiritual de qualquer maneira, senão seremos vencidos. Pensando nisso, Deus preparou para nós uma armadura completa, para a usarmos se quisermos vencer. Então, é muito importante conhecê-la e aprender a usar cada uma de suas peças e assim, ter vitória na batalha espiritual.

A descrição dessa poderosa armadura está em Efésios 6. É composta por 6 peças reveladas e 1 oculta, que iremos mostrar. Mas antes, há uma recomendação importante no texto bíblico: é preciso estar preparado, estar em forma, para usar essa armadura. Leia o texto bíblico:

Efésios 6:10-13

10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 
12 pois a nossa luta não é contra seres humano, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

É preciso estar preparado para usar a armadura na batalha espiritual

O apóstolo Paulo baseou sua descrição da armadura de Deus na armadura de um soldado romano. Essa armadura bem pesada, em média uns 35 quilos. Para que você tenha uma ideia do peso dessa armadura, uma roupa leve de um homem pesa em média 1,5 quilos e de uma mulher 800 gramas. Isso significa que, para atingir 35 quilos, um homem deveria vestir 23 camisetas e 23 calças e a mulher 43 vestidos. Dá para imaginar?

Sendo assim, um soldado romano para utilizar sua armadura precisava estar preparado, ou seja, ser forte. Sabendo disso, o apóstolo, antes de detalhar a armadura de Deus, foca na preparação que devemos ter para utilizá-la e conquistar a vitória.

Ele começa, então, dizendo “fortaleçam-se”. Nós sabemos que a única maneira de ficarmos forte, fisicamente falando, é nos exercitando. É por isso que muitos vão à academia, e quando chegam lá, não ficam sentados no sofá tomando um cafezinho, olhando para os aparelhos e desejando utilizá-los, mas logo que chegam começam a levantar os pesos, um mais pesado que o outro. Da mesma forma, para ficar forte espiritualmente, é preciso nos exercitar, ou seja, praticar os princípios da Palavra de Deus. Não apenas desejar orar, ler a Bíblia e ir regularmente aos cultos, mas efetivamente praticar todas essas coisas.

Além da força, o texto diz que precisamos receber “poder” de Deus. Como podemos receber esse poder? A Bíblia ensina:

Atos 1:8a

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês,.

A única forma de receber poder de Deus é através do Espírito Santo agindo em nós. Por isso precisamos buscá-lo, através da oração e comunhão com Ele.

Obtendo a força e o poder, agora sim, o apóstolo diz: “vistam” a armadura. Vestir implica em ação. Devemos ter a atitude diante da armadura de Deus. No entanto, não podemos vesti-la quando a batalha começar ou ela estiver em andamento, mas vesti-la com antecedência. Por isso comece a pensar em fazer isso hoje!

Quanto a vestir há uma recomendação: é preciso vestir “toda armadura”, não só uma peça ou a peça mais confortável ou a mais fácil ou a que preferir. Todas as peças da armadura devem ser vestidas.

Mas vestir toda a armadura não é suficiente. Uma vez vestidos, é preciso que estar “firmes” e ”inabaláveis” . Não adianta ter uma big armadura e fraquejar ou fugir diante da batalha! As legiões romanas eram conhecidas por formarem um exército que avançava contra o inimigo firmemente, um soldado ao lado do outro. Avançavam e não retrocediam.

A Bíblia diz que o diabo anda ao nosso derredor (I Pe. 5:8). E como vencê-lo? Estando firme e resistindo a ele. Veja o que a Bíblia diz:

Tiago 4:7b

…, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Então, em outras palavras, fique firme em usar a armadura e o diabo fugirá!

Uma outra situação em que temos que ficar firmes, usando a armadura de Deus, é quando vem o “dia mau”. Muitas vezes uma notícia ruim, um acontecimento ruim, gera um mau dia. É justamente nesse momento que temos que estar firmes, vestidos com a armadura de Deus. Assim venceremos.

A 1ª peça é o Cinto da Verdade

Após estas considerações importantes, podemos conhecer e vestir cada peça da poderosa armadura de Deus.

A primeira peça é o cinto da verdade. Leia o texto

Efésios 6:14

Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

Veja que o apóstolo reforça a importância de estar firme, preparado para usar a armadura. E a primeira peça é o cinto, que tinha a finalidade de unir as peças da armadura e disponibilizar lugar para prender a espada e outros objetos. Não era uma peça decorativa, como as mulheres costumam usar, mas uma peça funcional. O apóstolo, então, soma à figura do cinto, a verdade, chamando-o de cinto da verdade. Que verdade é essa? Ora, a Bíblia diz que a verdade é Jesus:

João 14:6a

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;…

Quando dizemos que Jesus é a verdade, estamos nos referindo ao que Ele fez e ensinou. Ou seja, o que Ele fez, morrendo na cruz em nosso lugar e trazendo-nos salvação é verdade. Os princípios que Ele ensinou são verdade. Por isso, assim como posicionamos o cinto no centro do corpo, na cintura, Jesus deve ocupar o centro de nossas vidas. Ou seja, devemos sempre buscar a sua vontade para nós e não a nossa própria vontade. Da mesma forma, assim como o cinto circunda a nossa cintura, Jesus deve circundar todas as áreas da nossa vida. Tudo isso nos ensina só uma coisa: na batalha espiritual não existe vitória fora de Jesus.

Uma das maneiras de colocar Jesus no centro é fazer todas as coisas em seu Nome, principalmente na batalha espiritual contra o inimigo. A Bíblia diz:

Marcos. 16:17ª

Em meu nome expulsarão os demônios…

Lembramos que a batalha espiritual não é contra seres humanos, mas contra as potestades do mal. E contra elas lutamos e vencemos em Nome de Jesus.

Agir em Nome de Jesus é como ser um embaixador do Reino de Deus neste mundo. Um embaixador age em nome de quem o comissionou. Age na mesma autoridade. Assim somos nós. Agimos na autoridade do Nome de Jesus e as hostes espirituais são repreendidas e expulsas.

A 2ª peça é a Couraça da Justiça

Efésios 6:14

Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

A couraça protege os órgãos vitais que, se atingidos, levam à morte.

O apóstolo Paulo soma à figura da couraça a justiça, a justiça de Deus. Quanto a isso a Bíblia diz:

Romanos 5:18 

Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

A que ato de justiça o texto se refere? À morte de Jesus. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). A partir do momento que o homem pecou, veio sobre ele esta condenação. Porém, Jesus morreu pagando esse preço, quitando essa dívida. Então, quando aceitamos a morte de Jesus em nosso lugar e nos achegamos a Deus, somos justificados, e essa justificação, segundo o texto bíblico, nos traz vida. Portanto, quando vestimos a couraça da justiça estamos proclamando que não há mais condenação, o inimigo não tem do que nos acusar, somos livres! Quem foi justificado foi perdoado. Essa é uma verdade espiritual que o inimigo não pode contestar. E se ele contestar, temos um advogado, que é o próprio Jesus, que diante de Deus advoga a nosso favor.

Portanto, não deixe o inimigo te chantagear com o seu pecado já perdoado. Diga a ele que você já foi livre, Jesus te libertou, e não apenas isso, mas te purificou de todo o pecado (I João 1:7). A palavra purificar é muito forte, pois vai além de apenas limpar. Purificar implica que não sobrou nenhum vestígio. O vírus do pecado morreu. Você é totalmente livre.

Assim, vista-se dessa couraça e viva uma vida plena, justificado pelo sacrifício de Cristo.

A 3ª peça é o Calçado da Paz

Efésios 6:15

 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz

Caligae era o nome dos sapatos militares das legiões romanas. Eles tinham cravos na sola, que davam firmeza na batalha, mas, também, feriam seus opositores. Eram o símbolo da expansão e domínio de Roma, que ao conquistar um povo, o escravizava.

O apóstolo Paulo aplica de forma inversa esse calçado e o chama de calçado da paz. Isso significa que podemos conquistar, mas as nossas conquistas devem levar a paz àqueles que estão ao nosso redor. Não se pode falar em uma conquista que vem de Deus e que traga consigo engano, humilhação, desprezo, briga, abandono a outros. Há quem conquista uma vida glamurosa, mas perde a família e os amigos. Essa conquista não procede de Deus, pois a Bíblia diz:

Provérbios 10:22

A benção de Deus enriquece e não acrescenta dores.

É preciso que fique bem claro que na batalha espiritual somos contra o inimigo, e agimos com ele com rigor, mas com relação aos nossos iguais, semeamos a paz.

Pare e pense

Reflita sobre a importância e utilidade dessas primeiras três peças da armadura de Deus.

Saiba que: nenhum mal que acontece com você é para a sua derrota, se você souber como lutar.

E como lutar? Buscando força e poder de Deus e se revestindo da Sua armadura.

Faça isso ainda hoje.

Na próxima ministração apresentaremos as demais peças.