100% CONECTADOS

Se preferir, ouça esta mensagem clicando aqui!

Hoje, todos entendemos essa expressão muito bem, mas há 51 anos atrás ela não era comum, pois surgiu com a criação da internet, em 1969. A partir daí, todos vivemos conectados e nos acostumamos a isso.

Você já percebeu que ninguém desliga o celular? É até uma operação difícil: você precisa segurar o botão de desligar e depois confirmar. Parece até que o celular não foi feito para ser desligado! Assim, todos ficam 100% conectados, 100% do tempo. Considerando que no Brasil, quase 80% da população acima de 10 anos tem celular, viver conectado virou um estilo de vida para quase todos.

Mas, o que significa estar conectado? Significa achar e ser achado. Achar alguém ou um conteúdo e também, ser achado por alguém. Os governos, por exemplo, podem, através do sinal do celular, identificar onde há aglomeração de pessoas, como foi feito em São Paulo devido à Pandemia.

Entretanto, esse conceito de conectado, de achar e ser achado onde quer que seja, não é novo. Deus sempre esteve conectado com a sua criação. Veja o que diz o Salmo 139:1-10:

1 – SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.

2 – Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3 – Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4 – Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

5 – Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

6 – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

7 – Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

8 – Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 – Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 – Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Se hoje vivemos 100% conectados, Deus sempre esteve. Uma conexão até muito mais profunda: Ele está conectado até com os nossos pensamentos!

Pensando nisso, e fazendo uma analogia com o que vivemos hoje, podemos pensar em algumas coisas, que gostaria de considerar com você.

Você está na lista dos contatos de Deus?

Imagine que para se conectar com a sua criação Deus tivesse um celular, você estaria nos contatos dEle? Mas pense antes de responder, porque, para estar na lista de contatos de alguém é preciso dar o seu número de contato, permitindo, assim, o acesso dessa pessoa a você. Ninguém vai entrar em contato com você se não souber o seu número, se você não lhe der esse acesso! A não ser que ele obtenha de alguma outra forma. Da mesma forma, para estar na lista dos contatos de Deus você precisa dar a Ele o acesso à sua vida. Você precisa entregar a sua vida a Ele. Ele não vai acessa-lo de outra forma.

Esse é um princípio bíblico importante: Deus só age quando lhe damos acesso.

Preste atenção nas palavras de Jesus em Mateus 23:37.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Observe que Deus lamenta o fato de ter querido ajuntar os seus filhos debaixo das suas asas, entretanto, eles não quiseram. Triste isso. Mas isso acontece ainda hoje. Deus quer estar conectado conosco, mas será que nós queremos estar conectados com Ele? Deus quer, mas se não quisermos, nada acontecerá. Não teremos a sua benção e a sua proteção.

É fundamental, portanto, conectar-se com Deus. Dizer-lhe: eis-me aqui, Senhor. Como vez o profeta Samuel quando garoto, que ao ouvir Deus lhe chamar, lhe respondeu: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. (I Samuel 3:9). Ele se conectou ao chamado de Deus!

Agora, Deus não tem que ter apenas o nosso número, mas também o nosso nome. Quando incluímos alguém na nossa lista de contatos, incluímos o número e o nome. A partir desse momento, ele passa ser um contato conhecido. Quando o seu celular chama e aparece só o número, você sabe que é um chamado estranho. Mas quando aparece o nome, você sabe que é um conhecido. Dar o nome, portanto, significa intimidade. Da mesma forma, Deus quer que tenhamos intimidade com Ele, pois Deus quer relacionamento e não religiosidade. Ser religioso, é apenas aparecer, sem compromisso. Deus quer relacionamento, nos conhecer.

Leia com atenção Mateus 7:22-23:

22 – Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 – E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Aqui Jesus fala do Dia do Juízo Final. E o que vai fazer diferença nesse Dia? Ser conhecido de Deus. Não porque fez muitas coisas em seu nome, mas porque andou em santidade, porque tinha conexão com Ele. O religioso faz, mas busca glória para si. Quem é conhecido do Senhor, também faz, mas para louvor da glória dEle!

E quanto tempo deve ser a nossa conexão com Deus? Só quando estamos orando ou no culto? O salmista esclarece, que devemos estar conectados com Deus desde o nosso levantar, durante o nosso andar, até o nosso deitar. 100% do dia. 100% conectados.

Continuando  nessa analogia de conexão…

Deus faz parte do seu álbum de fotos?

Essa pergunta parece estranha, mas eu explico a analogia. Quem tem celular, tem foto guardada nele! Fotos que lembram momentos, que de importantes que foram, mereceram registro. Da mesma forma, devemos fazer registro dos nossos momentos com Deus, ou seja, Deus precisa fazer parte da nossa história de vida. Precisamos ter uma história de relacionamento com Deus. Lembranças dos momentos de benção, de livramentos, de pedidos alcançados. Ter o hábito de se lembrar dos feitos do Senhor, como já diz o salmista no Salmos 77:11:

Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.

Lembrar, é trazer de volta sentimentos. Quando vemos fotos, os sentimentos relacionados a elas reacendem. Quando nos lembramos dos feitos do Senhor, da forma como Ele agiu, isso traz sentimentos de paz ao nosso coração, em meio a preocupações. Portanto, lembrar dos feitos do Senhor também é uma forma de estarmos 100% conectados.

O salmista diz que certamente ele lembraria. Naquela época, a informação era passada pela tradição oral: um contava para o outro. Hoje é mais fácil guardar, registrar momentos. Seja por fotos ou um aplicativo de texto. Seja o que você quiser usar, registre os seus momentos com Deus para que você possa se lembrar sempre.

E por último…

O seu sinal de conexão com Deus é forte?

Uma das preocupações com a conexão é o sinal, se está bom ou se está fraco ou até sem sinal, pois sem sinal não há conexão. Em termos espirituais, quando você está na igreja, a sua conexão com Deus é forte? Mas quando você está andando no meio dos mortos espirituais, sua conexão continua forte ou abaixa um pouco? E quando você está no lazer, nas viagens, continua conectado ou perde a conexão?

Nossa conexão com Deus deve estar sempre alta em todas as circunstâncias e lugares. O salmista diz que se subir aos céus, Deus ali está, então a conexão é fácil. Mas se descer ao inferno, e aqui significa sepultura, mundo dos mortos, a conexão deve permanecer a mesma, porque Deus também está ali. Da mesma forma, se for morar na extremidade da terra, longe de tudo e de todos, a conexão deve se manter, pois Deus está contigo em todo o lugar. Estar 100% conectados.

E qual as vantagens de uma conexão 100%?

– O verso 10 diz: – Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

A primeira vantagem é que, conectados, Deus nos guia. Já ficou sem conexão dirigindo com o Wase? Ou sem bateria? Se sentiu perdido? Sem direção? É assim quando perdemos a conexão com Deus: nos sentimos perdidos, ou realmente ficamos. Por isso, é importante manter a conexão com Deus, sempre.

A segunda é que, conectados, Deus nos sustenta. Não tropeçamos. Não caímos. Consequência da sua direção.

Se hoje, em função dos nossos celulares, entendemos a importância de andar conectados, da mesma forma, possamos entender a importância de andar 100% conectados com Deus. Que a cada ligação ou mensagem em nosso celular nos faça lembrar que Deus também quer se conectar conosco e nós, precisamos de nos conectar com Ele.

Que tal fazer essa oração hoje?

Senhor, quero estar 100% conectado contigo, 100% dos meus dias. Quero estar nos teus contatos. Que o Senhor me conheça pelo nome. Que a história da minha vida, sempre tenha lembranças do teu agir. E que nunca diminua a minha conexão contigo, pois dela preciso para que o Senhor possa me guiar e me sustentar nesta vida.