APRENDER COM AS ADVERSIDADES

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

Quando surge uma adversidade na nossa vida, a primeira coisa que pensamos é que esse problema irá nos trazer algum tipo de derrota, mas isso não precisa ser assim. A Bíblia nos ensina que podemos aprender com as adversidades.

O ponto de partida

Para começar, esta é uma palavra dirigida aos cristãos. Para aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e não apenas pediram para que Ele entrasse no seu coração. Pois há uma diferença. Entregar a vida a Cristo é dar o controle da vida a Ele. É colocá-lo em primeiro lugar. Entretantro, pedir para que Ele more no coração, é apenas dar um lugar à Cristo na vida, não necessariamente o controle.

Enquanto o filho mora em casa antes de se casar, ele efetivamente mora, mas o dono da casa é seu pai, ou sua mãe. São eles que decidem, dão as ordens. Da mesma forma, nós, muitas vezes, queremos que Cristo more em nosso coração, mas continuamos no controle. O que perdemos com isso? O mover de Deus nas nossas vidas.

Precisamos entender que Deus não vai tomar o controle da nossa vida à força. A entrega tem que ser voluntária e definitiva, assim, poderemos desfrutar de uma vida no propósito de Deus.

O que é ser cristão

Foi em Antioquia que os seguidores de Cristo começaram a ser chamados de cristãos, que significa: pequenos Cristos. Na verdade, era um apelido pejorativo, mas expressava o que eles faziam: eles pregavam a Cristo e viviam o que pregavam. Suas vidas eram entregues a Cristo, e Ele as controlava.

O apóstolo Paulo deixa claro esse conceito em seus escritos:

Romanos 8:28

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

O texto fala em todas as coisas, ou seja, coisas boas e ruins, e quando elas acontecem na vida daquele que ama a Deus, contribuem para o seu bem. Ou seja, se forem boas, trará felicidades, mas se forem ruins, trará aprendizagem, pois é possível aprender com as adversidades e não ser engolido por elas.

Agora, observe que o texto direciona essa verdade para aqueles que amam a Deus. Então eu te pergunto, você ama a Deus? Pode parecer uma pergunta óbvia. No entanto, há um teste de amor a Deus. Conheça-o:

João 14:21

 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama;

Percebeu que amar a Deus não é uma questão de sentimento, mas sim de obediência. E obedecer é fazer o que Deus diz para fazer e não fazer o que Deus diz para não fazer. Você é obediente? Você ama a Deus?

Agora, só obedece quem entrega a direção da sua vida a Deus. Quem insiste em fazer a sua própria vontade, não obedecendo, ainda está no controle. Mas pense, na prática, é muito melhor entregar a direção e ir de carona, não ter que se preocupar com o trânsito, com os outros, com os buracos na via.

Deixa Deus controlar a vida, é ser levado em segurança, enquanto se aprende com as adversidades.

Um exemplo a ser vivido

O apóstolo Paulo foi um homem que experimentou essa verdade. Ele passou por muitos momentos difíceis na sua vida. Certa feita, apanhou tanto, por causa da pregação do Evangelho que foi tido como morto. Teve que ser descido em um cesto por um muro para não ser apanhado pelos seus inimigos. E quando foi preso, foi colocado na pior prisão da época. E o que ele disse a respeito de todas essas adversidades?

Romanos 5:3-4

3 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

4 – E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

Estão aqui 3 coisas que podemos aprender com as adversidades. Você aprendendo, quando estiver passando por problemas, não perguntará mais a Deus por quê, mas perguntará a Deus para quê.

As adversidades produzem PACIÊNCIA

Ser paciente não é ser passivo, ou seja, deixar as coisas pra lá, não estar nem aí para que está acontecendo. Não. Ser paciente é ter auto controle sobre o que não se pode controlar. Por exemplo, na situação de Pandemia. Não se tem controle sobre a doença, até que seja feita a vacina. Então é preciso manter a calma e a serenidade, observando as regras de distanciamento social.

Precisamos também ser pacientes com as pessoas. Não podemos subir no pescoço daquelas que nos afligem devido às suas condutas. Por exemplo, quem lida bem com o lento ou tira tudo das mãos dele e sai fazendo? E a fila de Banco, é angustiante? E esperar o computador carregar, é irritante?

Se você se identifica com alguns desses exemplos, cuidado, pois a falta de paciência causa estresse. E estresse causa problemas cardíacos, estomacais e, principalmente, envelhecimento. É, ser impaciente envelhece!

Então, como aprender a ser paciente? Tendo adversidades! Aprendendo a ter autocontrole sobre situações e pessoas que tiram a sua paz.

Jesus era paciente. Ele tinha autocontrole. Não agia precipitadamente. Vemos isso no episódio quando os fariseus lhe trazem a mulher pega em adultério, para que ele determinasse de deveria ou não ser apedrejada. Era uma questão difícil, porque, se Jesus dissesse sim, apedreja, estaria negando a sua missão, de morrer pelos pecadores. Se, no entanto, dissesse, não apedreja, ele estaria indo contra a Lei de Moisés, e quem seria apedrejado era ele. O que ele fez? Observe que durante toda aquela situação Jesus estava abaixado e escrevia no chão. O que? Não sabemos. Mas com certeza, estava refletindo na melhor resposta. Ele poderia se levantar e começar a apontar os pecados de cada um, envergonhando-os e causando com isso, uma recolta coletiva. Mas, passando um tempo de silêncio, buscando em Deus a melhor resposta, ele se levanta e diz: quem não tiver pecado atire a primeira pedra. Ele não respondeu sim nem não, e ainda retornou para os acusadores o desfecho da questão. Sábia decisão. Decisão de quem tem paciência na adversidade.

Portanto, aprendamos com Cristo a ter paciência, autocontrole, pensar antes de responder, assim teremos a melhor saída diante das adversidades da vida.

As adversidades produzem EXPERIÊNCIA

Parece estranho dizer, mas sempre ganhamos quando passamos por adversidades. Quando não ganhamos com a solução do problema, ganhamos experiência.

Nesse sentido, gosto do exemplo de Thomas Edson, o inventor da lâmpada incandescente. Ele fez 1200 tentativas até chegar no protótipo de uma lâmpada que ficou acesa por 45 horas. Mas quando ele já tinha tentado 700 vezes, propuseram-lhe que desistisse, em virtude do fracasso, ao que ele respondeu: fracasso, de forma nenhuma, aprendi 700 maneiras de como não fazer. Estou 700 passos à frente de quando comecei.

Visão interessante. Na adversidade, quando temos paciência para passar por ela, ganhamos experiência e alcançamos resultados e saímos melhores. Veja o exemplo bíblico de Jó. Ele passou com paciência por toda a sua adversidade, que envolveu perdas e enfermidade, e, ao final, ele revela o que aprendeu:

Jó 42:5

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.

Jó saiu da adversidade conhecendo melhor a Deus, com uma nova experiência espiritual. Mas não somente isso, veja o que aconteceu com ele:

Jó 42:10

E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

Em suma, a paciência de Jó durante o seu sofrimento lhe trouxe ao final, uma experiência de vitória. É isso que temos que aprender.

Quando Deus está no controle, sempre teremos experiências de conquista, mesmo que pelo caminho, tenhamos algumas perdas.

As adversidades produzem ESPERANÇA

Observe este ciclo: com a PACIÊNCIA você não desiste, ganha EXPERIÊNCIA e amadurece, isso gera ESPERANÇA, que é a expectativa da conquista.

Encontramos esses três elementos na história de Davi, que foram determinantes para lhe dar a vitória sobre Golias. Primeiro, ele foi PACIENTE cuidando das poucas ovelhas de seu pai. Um trabalho de pouca relevância, que nenhum de seus irmãos queria fazer. Mas por fazê-lo, ganhou EXPERIÊNCIA quando enfrentou e matou um leão e um urso para proteger as ovelhinhas. Essa experiência gerou no seu coração a ESPERANÇA de derrotar de Golias. Veja o que ele mesmo diz:

I Samuel 17:36

Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

É claro que, ligada à esperança existe a fé. Fé é acreditar. Esperança é viver. Davi acreditava no poder de Deus, tinha fé. Essa fé gerou nele a esperança de viver o poder de Deus na adversidade.

Portanto, as experiências vividas nas adversidades estimulam a esperança na vitória a ser conquistada por meio da fé.

                                                             -o0o-

      Se você chegou até aqui, espero que tenha entendido que os momentos difíceis que você vive, as adversidades, não são para a sua derrota, mas para seu aprendizado. O primeiro passo é entregar o controle da sua vida a Deus, pois na direção dEle, você vai aprender a ter PACIÊNCIA, autocontrole, não desistir, colocando tudo a perder. A paciência vai te levar a ter EXPERIÊNCIA com Deus, e com isso, amadurecer. E esse amadurecimento fará crescer a sua ESPERANÇA de conquistar a sua vitória pela fé.

Viva este princípio da Palavra e siga diferente. Deus te abençoe.