BATALHA ESPIRITUAL (1) O INIMIGO EXISTE

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Muito embora desejamos viver uma vida quieta e sossegada, muitas vezes, precisamos nos levantar para enfrentar os problemas que surgem, e que roubam a nossa paz. Nesses momentos, é muito importante descobrir o que está causando o problema, a fim de que as nossas ações para resolvê-lo sejam bem-sucedidas. E nessa busca, é preciso considerar que há um mundo espiritual que influencia o mundo físico e que em muitas ocasiões, estamos enfrentando uma batalha espiritual, que precisamos saber como lutar para obter a vitória que desejamos.

Em primeiro lugar é preciso saber que o inimigo existe. Ele é real.  

Batalha do Armagedom e Gogue e Magogue

A Bíblia descreve duas grandes batalhas espirituais que estão por vir, envolvendo o mal e o bem. Uma delas é o Armagedom. O texto bíblico diz o seguinte:

Apocalipse 16:12-14,16

12 – E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
13 – E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 14 – Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
16 – E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

Esta batalha acontecerá na Vinda de Cristo, após o arrebatamento da igreja, quando Cristo executará o juízo contra a trindade do mal: Satanás, a besta (o anticristo) e o falso profeta, que reunirão as nações da terra para batalharem contra Cristo que veio para assumir seu Reino. O resultado desta batalha já está previsto: a besta e o falso profeta serão presos e lançados no Lago de Fogo. Satanás será preso por mil anos. E os seguidores da besta serão mortos e aguardarão o Juízo Final.

A outra batalha é conhecida como a de Gogue e Magogue. A Bíblia diz o seguinte:

Apocalipse 20:7,8

7 – E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 – E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

Esta batalha acontecerá no fim do Milênio, quando Satanás será solto e reunirá as nações da terra para a batalha contra Cristo e os salvos que estarão reinando no Milênio. O resultado também traz derrota a Satanás, que é definitivamente preso no Lago de Fogo e seus seguidores também são mortos e aguardarão o Juízo Final, que vem na sequência.

Então, uma pergunta surge: por que Satanás, sabendo que irá perder essas batalhas, insiste em realizá-las?  E a resposta é: levar o maior número de pessoas a perder com ele e serem mortas. Entretanto, isso não é novidade. Desde a criação do mundo, desde Gêneses até o Apocalipse, o objetivo do maligno é levar a morte ao homem.

A morte entrou no nosso caminho

Atualmente, Satanás não está sentado esperando o Armagedom e Gogue e Magogue chegarem para, então, fazer guerra a Cristo e os cristãos. Ele, diariamente, procura afastar e manter afastado as pessoas de Deus e implantar a morte e a destruição nas suas vidas. O texto bíblico é claro:

Romanos 5:12

 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Este texto fala da morte física, em decorrência do pecado. Quando Adão e Eva pecaram, Deus impediu que eles tivessem acesso à arvore da vida, a fim de que eles não se alimentassem do seu fruto e vivesses para sempre. Foi assim que a morte chegou e passou a fazer parte da natureza humana. Mas não foi só morte física que o pecado trouxe. Com o pecado, o homem morreu para a glória de Deus que estava sobre a sua vida. Veja o que a Bíblia diz:

Romanos 3:23

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

A glória de Deus representa a presença do próprio Deus na vida do homem. Sem ela, o homem está sujeito à miséria, fracasso, doenças, e todo tipo de males.

O plano de Deus era outro

Deus planejou que a sua criação tivesse uma vida de sucesso, felicidade, bem-estar e saúde. Como sabemos disso? Fomos criados à sua imagem e semelhança. Deus é fracassado? Infeliz? Doente? Não. Sua criação também não poderia ser. Isso significa que Deus tem um projeto de vida excelente para nós, sua criação. Leia o que a Bíblia diz:

Salmos 139:16 (NVI)

 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Este texto é revelador. Você sabia que Deus escreve a nossa história ainda quando estamos em formação no ventre de nossa mãe? Pensando nisso, que tipo de história Deus escreveria a respeito da sua criação? Se fosse dado aos pais a oportunidade de escrever a história de seu filho que haveria de nascer, o que escreveria? Uma história de sucesso ou uma história de fracasso? De sucesso é claro. Deus faz a mesma coisa. Para cada filho seu que vai nescer, ele escreve uma linda história. A sua já foi escrita, creia.

Entretanto, há uma diferença entre o Projeto de Deus para a nossa vida e o nosso próprio Projeto. Uma diferença entre o que Deus quis para nós e o que nós decidimos viver. Por isso, no Juízo Final serão abertos os Livros. E diz que os que estiverem ali serão julgados segundo o que está escrito nos livros. O que estará escrito lá? A história da vida de cada um, na versão de Deus e na versão vivida. Talvez, aí, haverá uma grande divergência. Por isso será aberto um outro Livro, o da Vida, onde é registrado o dia e a hora em que recebemos na nossa vida o presente de Deus para a humanidade, Jesus Cristo. Pois quem o recebe, a história da sua vida muda, para que ela esteja em conformidade com o projeto de Deus. Mas, quem estiver no Juízo Final é porque desprezou ou ignorou Jesus Cristo e viveu a vida como quiz. Por isso, hoje, é tempo de fazer esse registro e mudar a sua história. Deus tem o melhor para você. A Bíblia diz:

Romanos 12:2

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Se o inimigo semeou a morte, em Cristo temos VIDA! A Bíblia diz:

João 11:25

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

Sua vida está marcada pela morte: nos relacionamentos, nos sentimentos, na vida financeira – Jesus tem vida para você!

Não quero nem ouvir sobre isso

No entanto, mesmo vivendo a vida que Cristo oferece, o inimigo sempre fica no nosso pé, para que voltemos a morrer para essa plenitude de vida. Sempre haverá uma batalha espiritual nesse sentido.

Muitos não querem nem ouvir falar sobre batlha espiritual, mas a questão é que, não querer ouvir falar, não impede o inimigo de agir. Assim como não querer ouvir do COVID, não impede que você seja contaminado! A Bíblia é bem clara nessa questão:

II Coríntios 2:10b,11

10 – …; para que não sejamos vencidos por Satanás;
11 – porque não ignoramos os seus ardis.

“Ardil” significa uma ação com má intenção, uma cilada. Ignorar uma cilada é cair nela com certeza.

Até boas palavras podem ser armadilhas na batalha espiritual

Jesus precisou repreender Pedro que estava sendo usado por Satanás para dissuadi-lo do seu propósito de morrer por nós. A Bíblia diz:

Mateus 16:21-23

21 – Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.
22 – Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!”
23 – Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Atrás da boa intenção de Pedro, que pretendia preservar a vida de seu Mestre, estava uma armadilha, um ardil de Satanás, que era impedir Jesus de ir à cruz. Jesus detecta isso, se vira Pedro, repreende Satanás e depois o próprio Pedro.

Esse episódio nos ensina, que precisamos ficar atentos às armadilhas do inimigo. Se ele fez com Jesus, de certo fará conosco.

Vivemos uma batalha espiritual constante

Tudo é o inimigo? Não. Mas muita coisa é, e não percebemos. A Bíblia diz:

Efésios 6:12 (NVI)

Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituaismos do mal nas regiões celestiais.

Se existe uma luta é porque existe um inimigo, mesmo que não o vejamos. Quando lutamos com seres humanos, estamos vendo contra quem lutamos. Mas quando luta é contra as forças espirituais, não as vemos, então, na luta, podemos atingir alvos errados: pessoas que amamos, a nossa saúde, as nossas finanças. E isso seria um desastre.

Então, a melhor forma de vencer é saber que o inimigo existe e conhecer as suas estratégias.

Trazer o conhecimento sobre batalha espiritual é o nosso objetivo para você. Acompanhe as nossas ministrações a respeito e aprenda como ser vencedor.