BATALHA ESPIRITUAL (2) – O INIMIGO AGE NA MENTE

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Quando falamos em batalha espiritual, alguns podem pensar em anjos lutando corporalmente com os demônios. Ou, que até mesmo os humanos vão ter esse tipo de luta, algum dia. Mas batalha espiritual não é assim. Há estratégias muito mais sutis, que precisamos conhecer para não sermos derrotados. E uma delas está na mente. A  Bíblia nos ensina sobre isso.

Primeiramente é preciso entender e aceitar que o inimigo existe e está ativo. A segunda é que ele age de diversas formas e a principal delas é na mente.

Para entender como ele age na mente, precisamos analisar a primeira batalha espiritual registrada na Bíblia. Na última, que acontecerá no fim do Milênio, no reinado de Cristo, o inimigo será derrotado e lançado no Lago de Fogo (Apocalipse 20:10). Mas na primeira batalha ele, infelizmente, venceu. Por isso é importante conhecê-la. Está no primeiro livro da Bíblia:

Gênesis 3:1-3

1 – Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
2 –Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, 
3 – mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ”

Para que você entenda melhor os nomes dados ao inimigo, vale a pena menciona-los aqui. A serpente no texto acima, refere-se a Satanás (Apocalipse 12:9). O termo “Satanás” vem do hebraico e significa “adversário”. Já o termo “diabo”, que é um adjetivo, vem do grego e significa “acusador ou caluniador”. Temos também “Lúcifer”, que vem do latim, e significa “o que traz luz”. Esse último termo aparece apenas na tradução da Bíblia para o latim, chamada de Vulgata, feita por São Jerônimo, a pedido do Papa, no fim do século IV e início do século V.

A cilada

Hoje, todos fugimos de uma serpente. Mas no Éden, a convivência era pacífica. Lembremos que não havia pecado e nem maldade. Satanás, então, usa dessa normalidade para se aproximar de Eva. Ela não se assustou com a serpente e até conversou com ela. Isso significa que os animais falavam lá do Éden? O texto não se propõe a explicar isso e nos dá pouca informação a respeito. Na verdade, os animais se comunicam, entre si, com seus inimigos e até conosco. Quem tem um cãozinho, por exemplo, sabe muito bem quando ele está feliz, ou quando está com fome. Há uma forma dele se comunicar com o seu dono, e em muitos casos, até exclamamos: só falta falar! Pois é, com Eva, a serpente falou.

Na minha opinião, a iniciativa da serpente despertou a curiosidade de Eva, ou talvez, ela tenha visto uma oportunidade de se comunicar com um animal. Enfim, elas conversaram. E nessa conversa, a serpente envolveu Eva, fazendo-lhe uma pergunta, tirando uma dúvida: é verdade que Deus disse que não se pode comer de nenhum fruto das árvores do Jardim? Em atenção à pergunta da serpente, Eva respondeu e falou da proibição de Deus de comer do fruto da árvore que está no meio do Jardim. É interessante notar pela fala de Eva, que, tanto ela como a serpente, não estavam perto da árvore, como costumeiramente vemos nas ilustrações a respeito. Se estivessem perto, Eva diria “desta árvore” ao invés de dizer “da árvore que está no meio do Jardim”. Isso mostra que a serpente escolheu um momento e local totalmente alheio ao foco principal, para criar um ambiente favorável, a fim de preparar a sua cilada. Entende-se por cilada: esconder para atacar. E é assim que o inimigo faz na batalha espiritual da mente: chega sorrateiramente, mas sempre com o objetivo de atacar. Isso é confirmado pela Bíblia que diz:

Efésios 6:11

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

É importante saber que Satanás arma ciladas. Por isso, você precisa tomar cuidado. Ele se esconde por atras de novidades e até mesmo de oportunidades, com o fim de trazer prejuízo e destruição. Então, antes de tomar qualquer decisão em sua vida consulte ao Senhor. Peça Sua orientação. Peça sua confirmação. Faça isso para não cair nas “astutas ciladas do diabo”, como aconteceu com Eva.

O ataque

Observe na continuidade da narração bíblica, como a conversa tomou um outro rumo:

Gênesis 3:4-5

4 – Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 – Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Vemos aqui que acendeu o sinal amarelo, mas Eva não deu a devida atenção à fala da serpente. Em primeiro lugar, a serpente que não sabia se podia ou não comer do fruto, agora já sabe que se comer as coisas podem mudar. Observou o sinal amarelo? Uma duvidosa, de um momento para o outro, virou entendida! Em segundo lugar, veja que a serpente insinua que Deus mentiu. Eva sabia que Deus tinha dito que se comessem do fruto do conhecimento do bem e do mal iriam morrer, mas a serpente diz: “certamente não morrereis”. Ao ouvir tal afirmação, Eva deveria ter visto o sinal amarelo e freado a conversa. No entanto, Eva deu ouvidos à serénte, e permitiu que aquele argumento entrasse em seu coração.

Não houve nenhuma luta corporal entre Eva e a serpente. A serpente não tentou forçar Eva a comer do fruto. Ela nem se quer ofereceu o fruto para Eva. O que a serpente fez foi apenas lançar na mente de Eva um argumento, gerando assim uma luta interior. Eva teve que lutar na sua mente com a dúvida: posso comer ou não? Deus mentiu ou não?

Argumento é um meio usado para persuadir, para tentar convencer alguém, fazendo com que esta pessoa mude de ponto de vista ou de maneira de agir. E é isso que o inimigo fez e faz o tempo todo, com todos. Por isso, é importante prestar bem a atenção em argumentos que visam, principalmente, roubar a nossa fé, ou seja, gerar dúvida sobre aquilo que Deus prometeu ou faz.

Alguns argumentos que o inimigo lança: se Deus é amor, por que você está sofrendo? Você ora e nada acontece, para que orar? Deus diz para não fazer, mas todo mundo faz! A Bíblia é antiquada, não é bem assim com esta escrito. Você é muito novo para seguir a Jesus. Esses são argumentos roubadores de fé.

Na batalha espiritual na mente, se dermos ouvidos aos argumentos do inimigo, com certeza perderemos as bençãos que Deus preparou para nós e que são obtidas pela fé.

A reação

Até Jesus sofreu esse mesmo tipo de batalha, mas soube como reagir. Leia com atenção o texto bíblico:

Mateus 16:22-23

21 – Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
22 – E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
23 – Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Jesus, ao falar para os seus discípulos sobre a sua morte, é supreendido com a atitude de Pedro, que, com boa intenção, chama-o à parte para dissuadi-lo de tal propósito, apelando para a autopiedade e a negação de tais fatos. Jesus percebe imediatamente que aquela sugestão, embora vinda de um amigo, conflitava com o propósito de Deus.

Então, como Jesus reage? Rejeita o argumento e repreende Satanás firmemente. Pedro deve ter tomado um susto, mas aquilo era necessário. Se por um só momento Jesus permitisse que aquelas palavras entrassem no seu coração, não teria cumprido com a sua missão que era morrer por nós. Nós estaríamos perdidos. Da mesma forma, precisamos reagir firme e prontamente aos argumentos do inimigo que são sempre contrários à vontade de Deus para a nossa vida. Se não der para repreendermos abertamente, pelo menos, na nossa mente devemos dizer: para traz de mim Satanás.

Se não reagirmos imediatamente, poderemos ser derrotados na batalha da mente, como aconteceu com Eva.

A derrota

Eva perdeu a batalha da mente. Ela deixou que o argumento do inimigo entrasse em sua mente. Ela não o repreendeu. Veja o que aconteceu:

Gênesis 3:6

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 

Argumento, como já explicamos, é levar o outro a mudar de opinião. Veja como Eva mudou de opinião a respeito do fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Antes, quando ela olhava para aquele fruto, ela via um fruto proibido, mas agora, porque aceitou o argumento do inimigo, ela passou a ver o mesmo fruto como bom, agradável e desejável. Ela, então, entrou no processo da derrota na sua vida.

Toda derrota começa com um mau pensamento, que leva a uma má decisão, que tem uma consequência má. Eva pensou mau a respeito de Deus, que Ele a tinha enganado e por conseguinte, teve uma má decisão, tomou do fruto e comeu e o deu para o seu marido. Tudo isso teve uma consequência má, previamente anunciada: eles pecaram e morreram para o plano maravilhoso de Deus para as suas vidas e para a sua descendência.

Pecado é coisa séria. Atinge não só quem pecou, mas também os que estão ao seu redor e, também, a sua posteridade.  Veja que nós sofremos hoje, a consequência do pecado no Éden. Assim, o pecado entrou no mundo não por causa de Satanás, mas por causa do homem. Leia o texto bíblico:

Romanos 5:12

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

O controle

Muitas vezes culpamos Satanás pelas derrotas que sofremos, mas na verdade, nós somos os culpados. No Éden, quem estava no controle da batalha espiritual: a serpente ou Eva? Eva estava no controle, pois a ela caberia a decisão de aceitar ou não o argumento. Se ele tivesse tomado a decisão de ouvir a Deus e não ao inimigo nada daquilo tinha acontecido. Mas ela decidiu ouvir o inimigo.

Saiba que, em toda batalha espiritual, por mais difícil que ela pareça, você está no controle, pois cabe a você tomar a decisão de ouvir a Deus e repreender o inimigo, como Jesus fez, e sair vitorioso ou fazer o contrário. Lembrando que, fazer o contrário é aceitar o pecado, e o pecado não afeta só você, mas os que estão ao seu lado e até a sua posteridade. Veja o alcoolismo. Um alcoólatra não acaba só com a sua saúde, mas estraga os seus relacionamentos, levando violência e traumas aos seus entes queridos e tudo isso atinge a sua posteridade, quando os filhos replicam o seu vício. Por isso é preciso decidir hoje pelo melhor. Veja o conselho de Deus:

Deuteronômio 30:19-20

19 – Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

20 – Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias;…

As melhores escolhas são aquelas que tomamos dando ouvidos à voz de Deus e não a do inimigo. Decida hoje, tomar as melhores decisões.

Pense nisso: nada do que acontece com você é para a sua derrota, se você souber como lutar.

Saiba como lutar, seguindo esses critérios:

   1 – Não duvide do que Deus diz, nunca

   2 – Rejeite prontamente o argumento do maligno

   3 – Você está no controle, o inimigo só argumenta

   4 – Decida vencer e não apenas queira vencer