A GRANDE TRIBULAÇÃO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

A Bíblia diz que nos finais dos tempos haverá uma Grande Tribulação. Conhece-la no contexto das bençãos que nos aguardam na Eternidade, traz um sentimento bem diferente do que simplesmente saber do sofrimento que ela trará. Assim como é diferente a dor renal, da dor de parto. Embora as duas sejam dores agudas, a primeira revela um problema a resolver, mas a segunda, nos diz que há uma benção a receber.

Esta é a visão também do apóstolo Paulo, que diz:  

Romanos 3:18

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

O texto acima não ser refere especificamente à Grande Tribulação, mas às diversas aflições que sofremos na vida. No entanto, podemos aplicá-la àquela que será uma aflição sem precedentes.

Jesus ensinou sobre a Grande Tribulação

Jesus disse o seguinte:

Mateus 24

15 – Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
16 – Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;

21 – Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22 – E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Jesus ensina que, antes da grande aflição que está por vir (v.21), haverá o surgimento da “abominação da desolação” (v.15). Quem é esta abominação senão o Anticristo. Veja o que a Bíblia diz que ele fará:

II Tessalonicenses 2:4

“…de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

Penso que não exista uma abominação maior do que esta: se passar por Deus e assentar-se no trono de Deus. Pois bem, o Anticristo fará isso.

Na sequência, observe que Jesus alerta aos que estiverem na Judéia: fujam. Por que fugir? Justamente porque o Anticristo, como o nome já diz, irá perseguir os seguidores de Cristo, no caso, a Igreja.

Esta perseguição se transformará em uma grande tribulação. Não uma aflição qualquer, mas uma bem específica. Diz o texto bíblico que nunca houve nenhuma igual e nunca haverá.

Ela será muito intensa, que Deus irá abreviá-la, por causa dos escolhidos, ou seja, os cristãos.

Então os cristãos passarão pela grande tribulação? Sim. Jesus os coloca nela. Veja que ele faz menção aos escolhidos naqueles dias.

O texto bíblico continua…

29 – E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 – Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 – E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Fica claro que, após a aflição daqueles dias, ou seja, da Grande Tribulação, Cristo voltará. E Ele voltará de maneira gloriosa, de forma que todos o verão, não apenas os cristãos. Outro texto bíblico que dá a mesma informação é o seguinte:

Apocalipse 1:7

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.

Outro detalhe importante é que o texto diz que as tribos da terra, ou seja, os povos da terra, lamentarão esse dia. Por quê? Porque Jesus vem como juiz. Ele vem reinar sobre a terra. E aqueles que se uniram ao Anticristo serão mortos. Mas, antes disso acontecer, um outro motivo de lamentação, é que eles verão os cristãos sendo ajuntados pelos anjos, ou seja, sendo arrebatados.

Então, resumindo, temos os seguintes eventos descritos por Jesus: o surgimento do Anticristo – a Grande Tribulação – a Vinda de Cristo – o Arrebatamento dos escolhidos

O apóstolo Paulo escreveu sobre a Grande Tribulação

Leia o texto bíblico:

II Tessalonicenses 2:1-4

1 – ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
2 – Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
3 – Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4 – O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.       

O apóstolo Paulo adverte os cristãos de Tessalônica sobre a Vinda de Cristo e o Arrebatamento da Igreja. A primeira advertência é que eles estavam sendo enganados por aqueles que estavam ensinando que a vinda de Cristo seria a qualquer momento. Veja que ele diz que “não será assim”. Então, ele esclarece. Antes da Vinda de Cristo e do Arrebatamento virá a apostasia e o Anticristo. Apostasia não é só abandonar a fé, mas seguir a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (o apóstolo fala sobre isso em I Timóteo 4:1). Sobre o Anticristo, ela dá mais detalhes e revela a sua atuação: se opor e se levantar contra Deus e quem o serve, praticando desrespeito e abominação.

Veja que a sequência dos eventos do apóstolo Paulo segue a mesma sequência de Jesus: Antes: O surgimento do Anticristo e a Grande Tribulação. Depois: a Vinda de Cristo e o Arrebatamento dos escolhidos

O apóstolo João também escreveu sobre a Grande Tribulação:

Leia o texto bíblico:

Apocalipse 15:1-2

1 – E VI outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.
2 – E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.

Neste texto, o apóstolo João dá ênfase à vinda de Cristo como expressão da ira de Deus. Ele escreve novamente sobre isso no capítulo 19.

Apocalipse 19:15

E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

E sobre quem será aplicada esta ira? Sobre o Anticristo, o Falso Profeta e seus seguidores.

E o que mais João vê, ligado a esse evento? Os que saíram vitoriosos da besta( que é a figura do Anticristo). E como eles saíram vitoriosos? Foram arrebatados! Quer maior vitória do que essa?

O apóstolo João enfatiza ainda, que a perseguição aos cristãos, promovida pelo anticristo, será muito intensa. Leia o texto bíblico.  

Apocalipse 13:7

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; …

Então fica claro que a Grande Tribulação será para os salvos. Serão dias difíceis, mas Jesus diz que eles seriam abreviados.

Resumindo:

– A Grande Tribulação é para os salvos.
– Será promovida pelo Anticristo e seus aliados.
– O livramento virá pelo Arrebatamento.

Mas as coisas irão se inverter  

Depois do arrebatamento da igreja, vem o juízo de Deus sobre a terra. Leia os textos bíblicos abaixo que revelam como será esse juízo:

Apocalipse 16:1-21 (textos selecionados)

1 – E OUVI, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
2 – E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
3 – E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
4 – E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
8 – E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
10 – E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.
12 – E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
17 – E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.
21 – E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.

A tribulação que os cristãos sofreram não se compara à ira de Deus que virá sobre o Anticristo e seus seguidores. Para que você possa entender a dimensão da saraivada, por exemplo, 1 talento pesa 40Kg. Então, temos uma grande chuva de pedras de 40Kg. Isso será devastador!

Depois desses acontecimentos, a Besta e o Falso Profeta são presos e lançados no Lago de Fogo, os seus seguidores são mortos, Satanás é preso, e os ressurretos, juntamente com os arrebatados, vêm para reinar sobre a terra com Cristo, em um reino de paz, por mil anos.

Onde estarão os salvos enquanto a ira de Deus se manifestar sobre a terra?

Eles estarão nas Bodas do Cordeiro, que acontecerá juntamente com o Tribunal de Cristo. Leia o texto bíblico:

Apocalipse 19:6-9

6 – E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
7 – Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 – E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 – E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

O texto diz sobre o anúncio do reinado de Cristo. E isso se dará na sua Vinda, quando ele vier para tomar o reino milenar. Nesse momento, ele reúne todos os salvos, que incluem os ressuscitados e os arrebatados, para as suas bodas, ou seja, a festa de casamento de Cristo e sua igreja. Esta simbologia está escrita na Bíblia:

Efésios 5:25-27

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Mateus 26:29

E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Este último texto traz as palavras de Jesus aos seus discípulos. Na verdade, essa promessa era feita pelo noivo à noiva, no dia do noivado. Ele prometia à ela que daquele dia em diante, iria preparar um lugar para eles mararem e voltaria para buscá-la e neste ínterim, não faria mais festas até o dia do casamento, quando então celebrariam juntos. Por isso a Bíblia menciona sobre as bodas do Cordeiro: Jesus comemorando com a sua noiva, a igreja, os salvos.

O texto de Apocalipse ainda diz que foi dado ao Cordeiro que se vestisse de linho fino, que são as obras de justiça dos santos. Quando isso ocorre? Quando as obras justas dos santos serão evidenciadas? No Tribunal de Cristo. Lá, os salvos, na verdade, renderão a Cristo suas coroas, dando-lhe toda glória. Por isso, as vestes são resplandecentes. Então, juntamente com o Tribunal de Cristo, acontecerá as Bodas do Cordeiro, preparando os salvos para o Milênio.

Então, tendo conhecimento dos acontecimentos que envolvem os cristãos no porvir, entendemos claramente o que o apóstolo Paulo diz:

Romanos 3:18

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

A Grande Tribulação não se compara à nossa Grande Vitória que aguarda os cristãos no porvir. Isso deve motivá-lo a seguir ao Senhor de todo o coração cada dia e nunca desistir.

Conheça a Palavra de Deus, ela sempre nos inspira a viver uma vida melhor.