BATALHA ESPIRITUAL (3) O INIMIGO AGE NO CORPO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Você conhece alguém, ou já ouviu falar de alguém ou até mesmo você, já fez vários exames e não descobre a origem da doença, ou tem uma doença recorrente que nunca sara, ou uma doença que já foi diagnosticada como incurável? Pois bem, essa pessoa que você conhece, ou já ouviu falar, ou até mesmo você, pode estar sofrendo por conta de um espírito de enfermidade e estar vivendo uma batalha espiritual. Quer aprender sobre isso e como ter vitória?

Saiba o que a Bíblia diz a respeito e como ter vitória sobre essa situação.

As doenças e o maligno na batalha espiritual

O que o maligno tem a ver com doenças? Foi Jesus quem denunciou o inimigo como causador de enfermidades. Os seguintes textos mostram essa verdade, que pode ser surpresa para muita gente e que precisam ser conhecidos, para que, através deles possamos alcançar vitória na nossa saúde.

Mateus 17:15,18

15 – Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
18 – E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.

O menino era lunático, ou seja, sofria de epilepsia, que é um distúrbio neurológico que provoca convulsões. O pai conta que, em função da sua enfermidade, ele já havia se queimado e quase se afogado. Jesus, evidentemente, cura o menino, mas antes de curá-lo, e isso é importante, ele repreende o demônio causador daquela doença.

Em outra situação, lemos o seguinte:

Lucas 11:14

14 – E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.

Agora, um mudo é curado e, novamente, a causa da doença era um demônio.

O próximo exemplo é muito impactante, leia o texto bíblico:

Lucas 13:10-12,16

10 – E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
11 – E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
12 – E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
16 – E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

Essa cura chama a atenção pelo tempo que a mulher sofria com aquela enfermidade: 18 anos! A questão é que, com tanto tempo se passando, aquela mulher e seus familiares já deveriam ter se acostumado com a doença. Talvez já tivessem criado condições para que ela, mesmo curvada, pudesse conviver com eles normalmente. Possivelmente, ninguém mais estranhava ao vê-la naquela condição. Mas isso não era para ser assim!

Jesus vendo aquela mulher a chamou e pôs fim a tanto tempo de sofrimento. Ele  a cura e fez uma revelação surpreendente: o que ela realmente tinha, a tanto tempo, era um espírito de enfermidade, ou seja, um demônio estava por trás daquele sofrimento.

Com esses três exemplos, Jesus nos ensina que há enfermidades causadas pelo maligno. Não são todas as enfermidades. Por exemplo, quando Jesus cura o cego Bartimeu (Marcos 10:46-52) e a mulher que tinha um fluxo de sangue há 12 anos (Marcos 5:24-34), ele não faz menção do maligno como causador daquelas doenças. Mas nesses três casos que mencionamos o maligno estava envolvido. Então, precisamos considerar isso, para que possamos saber como agir e ter vitória.

Obtendo cura para tais enfermidades

A Bíblia traz promessa de cura para esse tipo de doença, assim como para as demais, causadas por outros fatores, tais como vírus, bactéria, problema genético, entre outros. A Bíblia diz:

Mateus 8:16,17

16 – E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;
17 – Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

Este texto nos ensina que, para nos livrarmos das enfermidades causadas pelo maligno é necessário primeiro expulsá-lo. Expulsar, em nome de Jesus, o espírito de enfermidade que está fazendo o doente sofrer. Em seguida, é preciso declarar a promessa de cura, baseada no que Jesus fez na cruz, onde levou sobre si todas as nossas enfermidades.

Aprenda esses passos e seja livre, caso identifique uma doença de origem maligna, cuja causa nunca é detectada, que perdura por anos e anos sem cura, por exemplo.

Veja que Jesus é quem nos dá autoridade para expulsar o demônio e nos dá a promessa de cura. Ele levou as nossas enfermidades. Se Ele levou, não as queira mais! Há quem se apega à doença. Um meio de se vitimizar ou de chamar a atenção. Isso também é do maligno, liberte-se!

As doenças no cristão

Há uma situação que muitas vezes gera dúvida: o inimigo pode colocar uma enfermidade no crente? Via de regra, não, pois a Bíblia diz:

I João 5:18

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

Por que não toca? O texto esclarece que é porque ele é nascido de Deus. Ora, todo filho que nasce pertence ao pai que o gerou. Se nascemos de novo, pertencemos a Deus. Portanto, o maligno não pode nos tocar. Exceto se Deus tiver um outro propósito. Falarei sobre isso mais adiante. Mas há um outro texto bíblico que reforça esse pertencer:

I Pedro 2:9ª

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus.

Se você nasceu de novo, você é propriedade exclusiva de Deus. Talvez na sua casa ninguém respeite o que é seu. Todo mundo mexe e usa. Mas no reino de Deus, o que é de Deus é de Deus e o inimigo não pode tocar.

Agora, o texto qualifica aquele que é nascido de Deus, sobre o qual o inimigo não pode tocar: quem é nascido de Deus não vive pecando. Ou seja, o pecado não faz mais parte da sua vida. Fazia parte antes, da sua vida antiga, mas agora, não faz mais parte. Quando peca, se arrepende e pede perde perdão a Deus, que o perdoa mediante o sacrifício de Cristo.    

Não deis lugar ao diabo

Outra característica daquele que é nascido de Deus é que ele se conserva a si mesmo, ou seja, conserva-se na sua posição de filho de Deus e não dá lugar ao diabo. A Bíblia faz a seguinte recomendação:

Efésios 4:27

Não deis lugar ao diabo.

Dar lugar ao diabo é dar legalidade, através da qual ele passa a agir na vida. Quando isso acontece? Geralmente quando há pecado. Quando pecamos, abrimos a porta, principalmente, para as enfermidades.

Por exemplo, glutonaria é pecado (Gálatas 5:19-21). Quando comemos demais, sem medida, pecamos, e isso traz consequências, entre elas, as doenças comuns aos obesos. Então, Satanás aproveita essa legalidade, proveniente do pecado, para manter o glutão preso à enfermidade. Triste, mas é verdade.

Isso acontece também com todos os vícios, falta de perdão, ira, amargura entre outras. Por conta desses pecados, o inimigo encontra legalidade para implantar enfermidades. Portanto, não dê lugar ao diabo.

Como podemos nos libertar dessa legalidade? Reconhecer o pecado, arrepender-se, através de Jesus pedir sincero perdão a Deus e, então, repreender o inimigo e declarar que Jesus tem promessa de cura.

Nem sempre doença é sinal de pecado

Pecado pode levar à doença, mas nem toda doença provém do pecado. Se o cristão ficar doente não significa necessariamente que ele pecou. Muitas vezes, Deus permite que o inimigo coloque uma enfermidade no cristão para trabalhar na sua vida. E esse trabalhar sempre trará um benefício, pois Deus é quem está no controle e não o inimigo.

Um exemplo muito conhecido é o de Jó. Satanás pede autorização para afligir Jó com uma enfermidade. Deus permite. E qual foi o resultado dessa aflição? Deus deu a Jó o dobro do que ele tinha.

Um outro exemplo é do apóstolo Paulo. A Bíblia diz:

II Coríntios 12:7-9

7 – E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Veja que o apóstolo fala de um espinho na carne. Nós sabemos que espinho é algo colocado. E quem colocou? Ele tinha ciência que foi um mensageiro de Satanás, ou seja, um demônio.

Qual a natureza desse espinho na carne? Muito provável ser uma enfermidade. Uma enfermidade nos olhos. Lembre-se que quando ele teve a visão de Jesus no caminho para Damasco, ele ficou cego, sendo preciso um profeta ir até onde ele estava hospedado e orar para que lhe voltasse a visão. Desde então, sua vista ficou prejudicada. Veja o que ele escreve aos gálatas:

Gálatas 4:15

Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.

E no final da carta ele ainda acrescenta:

Gálatas 6:11

Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.

Essa enfermidade realmente o incomodava e ele, então, pede ao Senhor que o cure. Veja o texto:

8 – Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

Depois da terceira oração, veja o que Deus respondeu:

9 – E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Quando Deus falou, o apóstolo entendeu a razão da sua enfermidade. Primeiro, era para que ele se mantivesse humilde em relação às grandes revelações de Deus. Pois a Bíblia diz em Provérbios 16:18, que a soberba precede a ruína. Mantendo-se humilde, e, portanto, sempre na dependência de Deus, Ele poderia lhe acrescentar Suas revelações. Em segundo, ele via Deus agindo quando ele se sinta fraco e limitado. Coisa que talvez não aconteceria se ele tivesse plena visão. Então, ele passou a aceitar aquela enfermidade de boa vontade, como plano de Deus. Dessa forma, mesmo preso, ele tinha a companhia de muitos dos seus discípulos, Lucas, por exemplo, que o auxiliavam a escrever as suas cartas que tanto nos abençoam hoje.

Saiba que quando Deus está no controle, tudo é perfeito. A enfermidade traz força e ânimo.

Portanto, saiba que nada do que acontece com você é para a sua derrota se você souber como lutar.

Na luta contra o espírito de enfermidade podemos dar os 3 passos, inspirados no apóstolo Paulo: orar 3 vezes, mas da seguinte forma:

  1. Orar e repreender o inimigo, que sairá em Nome de Jesus. Agora, se o inimigo tem legalidade por causa do pecado, lembre-se que primeiramente, é necessário se arrepender sinceramente e pedir perdão a Deus e aplicar o sangue de Jesus que nos purifica. Em seguida, tome a sua posição de nascido de Deus, salvo e remido.

2. Orar e declarar a promessa de cura, pois Cristo levou sobre si as nossas enfermidades. Elas não são nossas.

3. Orar e ouvir Deus falar, pois Ele é quem sabe o melhor para a nossa vida.