BATALHA ESPIRITUAL (4) – O INIMIGO AGE NOS LUGARES CELESTIAIS

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

A Bíblia ensina que há uma batalha espiritual em um nível mais elevado, que vai além das nossas forças e do nosso empenho. Ela acontece no mundo invisível e afeta a nossa vida. Por isso, é importante aprender sobre essa batalha, para termos vitória em dois aspectos importantes: ter nossas orações respondidas e livramentos em situações difíceis.

A Batalha nos Lugares Celestiais

O texto bíblico que fala sobre essa batalha é o seguinte:

Efésios 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

O texto bíblico esclarece que existe uma luta em que estamos envolvidos e ela não é contra a carne e o sangue, ou seja, contra as pessoas, mas uma luta contra as forças da maldade, portanto, uma luta espiritual. E onde se dá essa luta? Nos lugares celestiais, diz o texto. Mas onde fica esse lugar? Ele é um dos céus. Para vocêd entender, existem 3 níveis de céus: o céu das nuvens, o céu das estrelas e planetas e o 3º céu, o céu invisível, do mundo espiritual. O apóstolo Paulo faz referência a ele ao escrever a sua segunda carta aos coríntios:

II Coríntios 12:2

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.

Há um outro texto bíblico que menciona esse mundo invisível:

Colossenses 1:16

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Deus criou o céu e a terra que conhecemos, mas também criou o mundo invisível. Não o vemos, mas existe! Por isso, precisamos conhecê-lo para saber como enfrentar uma luta nele, assim como sabemos como enfrentar uma batalha na mente, pois conhecemos os nossos pensamentos e na batalha do corpo, onde conhecemos as nossas enfermidades.

Comparada à batalha da mente e a batalha do corpo, a batalha nos lugares celestiais é mais de estratégia do que de ataque. Na batalha da mente, atacamos nossos pensamentos, quando eles são negativos, de derrota, de fracasso, contrários à vontade de Deus. Na batalha do corpo, atacamos com fé, repreendendo o inimigo em nome de Jesus as enfermidades que vem nos afligir. Mas nos lugares celestiais como atacar? É um mundo invisível! Por isso precisamos de estratégia, e Jesus nos dá essa estratégia. Leia o texto bíblico:   

Mateus 17:21

Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso por meio de oração e jejum.

Este versículo está no contexto de quando os discípulos não conseguiram expulsar um espírito de enfermidade que estava sobre um menino lunático. Jesus já havia dado a eles autoridade para expulsarem os espíritos malignos e eles já tinham tido sucesso em outras ocasiões. Mas por que não deu certo com o menino lunático?

Toda essa questão foi levada a Jesus, que repreendeu o demônio que causava aquela enfermidade e o menino foi curado. Com certeza os discípulos ficaram sem entender por que eles não tiveram sucesso. Então, Jesus explica que eles não tinham conseguido expulsar o demônio porque aquele demônio era de um tipo diferente, e aquele tipo de demônio só poderia ser expulso com jejum e oração.

Com essa explicação, Jesus traz mostra a realidade da hierarquia que existe nos lugares celestiais.

A Hierarquia nos Lugares Celestiais

Essa hierarquia podemos ver nos textos anteriores (grifo nosso):

Colossenses 1:16

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

O termo hierarquia significa nível de autoridade. Na constituição de um país há hierarquia. No governo do nosso país temos, por ordem hierárquica:  Presidente, depois Governadores e depois Prefeitos. No exército é fácil identificar a hierarquia de comando: General, depois Coronel, depois Major, depois Capitão, depois Tenente, depois Sargento, depois Cabo e por fim Soldado. Nos lugares celestiais também há hierarquia: Tronos, Dominadores, Principados e Potestades. Essa hierarquia vale para na esfera do bem como na do mal. Para anjos e demônios. Leia o que a Bíblia diz:

Efésios 6:12

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Analisando esses texto, entendemos que a razão dos discípulos não terem conseguido expulsar aquele demônio era porque ele era de uma patente maior. Jesus, evidentemente, pôde expulsá-lo porque ele é Rei! Tem autoridade máxima.

Mas como expulsar um demônio de patente maior, um principado, por exemplo? Jesus ensina: através do jejum e da oração. Isso significa que, quando nos depararmos com uma situação como esta, precisamos dedicar tempo a Deus, buscando a sua presença e direção com jejum e oração. Com certeza, nesse tempo virá a libertação. Deus é quem irá agir.

A Bíblia relata um episódio, onde o profeta Daniel deve que se dedicar ao jejum e à oração para alcançar uma determinada vitória. Ele orou e jejuou por 21 dias para vencer a resistência do inimigo nos lugares celestiais e alcançar a vitória. Leia o texto bíblico:

A resistência do inimigo nos lugares celestiais

Daniel 10:12-13

12 E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. 
13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.

O texto traz a conversa de um anjo mensageiro com Daniel e nos mostra que às vezes, o problema de orações não atendidas de imediato não é a resposta, mas sim a batalha espiritual. No caso de Daniel, o anjo diz que a resposta foi liberada desde o primeiro dia, mas houve uma resistência nos lugares celestiais que impediu da resposta chegar no mesmo dia. Esse impedimento, diz o anjo, foi feito pelo príncipe do reino da Pérsia por 21 dias. Quem era este príncipe? Não era um príncipe terreno do Reino da Pérsia, mas um demônio, um principado, de patente mais elevada que a patente do anjo que trazia a resposta.

Por que ele tinha autoridade de impedir o ajo mensageiro? Porque, nesta ocasião, o povo de Deus estava sendo subjugado pelo Império Persa, em virtude de terem pecado contra Deus. Primeiro, eles foram levados em cativeiro para a Babilônia por Nabucodonosor, depois, com a invasão persa, eles ficaram subjugados ao novo império. Então, podemos concluir, que o pecado do povo dava legalidade ao principado espiritual da maldade, que estava sobre a Pérsia, para barrar a resposta à oração de Daniel.

Como a situação foi resolvida? Precisou Miguel, que é um principado angelical, vir e repreender o principado demoníaco para liberar o anjo mensageiro, para que ele levasse a resposta a Daniel. É assim que funciona o mundo espiritual: respeito à hierarquia.

A batalha continua

Leia o texto bíblico:

Daniel 10:20-21

20 Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Tenho que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
 21 mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês.

Após ter trazido a resposta para Daniel, o anjo mensageiro revela a batalha espiritual e acrescenta que precisava voltar à luta com o principado maligno da Pérsia e que estava para chegar um outro principado maligno, o da Grécia. É impressionante o que acontece nos lugares celestiais. E o anjo mensageiro faz uma revelação impressionante sobre Miguel: ele é o príncipe angelical de Israel. Foi por isso que foi ele quem veio para liberar o anjo mensageiro. Portanto, todas as situações relativas a Israel é esse príncipe designado por Deus que tem autoridade. Maior que a do inimigo, diga-se de passagem.

Agora, é importante ressaltar tudo isso aconteceu porque Daniel perseverou em jejum e oração, por 21 dias. Não desistiu e teve a vitória. Veja que não foi ele quem repreendeu o príncipe da Pérsia para ter suas orações atendidas, mas Deus interveio nessa batalha, que se deu nos lugares celestiais. 

Isso pode acontecer conosco. Portanto, se a resposta demorar, você já sabe, persevere no jejum e na oração, pois pode estar acontecendo uma resistência nos lugares celestiais, e a sua perseverança dará tempo para uma liberação angelical. Mas se não houver resistência? Então, o tempo que você dedicou ao jejum e à oração, levará você a um nível de comunhão com Deus, que será suficiente para que você receba dEle a resposta e a direção.

Mas não é só oposição que o inimigo faz nos lugares celestiais. Ele frequenta os céus para acusar os cristãos, a fim colocar Deus contra eles.

A acusação do inimigo nos lugares celestiais

Leia o texto:

Apocalipse 12:10

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

O texto relata que quando Cristo assumir o seu poder, ou seja, na Sua Vinda, o diabo, que significa acusador, será derrubado. Pois é isso que ele faz, acusa os cristãos diante de Deus dia e noite, com o objetivo de impedir que as bençãos sejam liberadas para eles.

Mas como o diabo sabe das coisas se ele não é onisciente? Ele sabe, por que existe um demônio, servo de Satanás, ao redor de cada pessoa, principalmente os cristãos, para vigiá-los e depois relatar as falhas a Satanás que as apresenta a Deus. É isso que diz o texto bíblico:

I Pedro 5:8

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Não fique assustado, pois, em contrapartida, ao lado de cada cristão está um anjo acampado. A Bíblia diz:

Salmos 34:7

O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

Essa é uma verdade espiritual que não vemos, mas que é real. Mas, embora o anjo de Deus seja superior a um dêmonio, a acusação acontece. Veja este exemplo bíblico:

Jó 2:1-6

1 – Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles para apresentar-se. 
2 – O Senhor perguntou a Satanás, “De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela”.

Os anjos estão sempre diante de Deus, pois habitam nos céus. Satanás, porém, foi lançado sobre a terra, mas, segundo o texto, ele tem acesso ao trono de Deus, pois é um ser espiritual. E ele lá comparece, não para adorar a Deus, mas para acusar os salvos.

Continue lendo…

3 – Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”.
4 – “Pele por pele!”, respondeu Satanás. “Um homem dará tudo o que tem por sua vida. 
5 – Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”
6 – O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele”.

Não era a primeira vez que Satanás acusava Jó e instigava Deus contra ele. Ele fazia isso constantemente, embora nunca tenha tido sucesso. Mas nesse dia, Deus permitiu que Satanás afligisse Jó. Mas veja que é Deus quem coloca os limites: Satanás não poderia matar Jó. Aprendemos com isso que, quando Deus permite, ele está no controle, Satanás não pode fazer o que bem entender com um servo de Deus.

Se você conhece a história, Satanás não obteve êxito, pois Jó, durante todo o processo, cresceu espiritualmente e materialmente. Ele mesmo diz que antes de tudo acontecer, ele conhecia a Deus de um jeito, só de ouvir falar, mas depois de tudo, ele conheceu a Deus pessoalmente. Além disso, no aspecto material, Deus deu a Jó o sobro do que ele tinha, que já não era pouco.

Veja que Jó estava sofrendo na terra uma batalha espiritual que tinha acontecido nos lugares celestiais. Como Jó conseguiu vencer? Ele perseverou na sua fidelidade a Deus. E foi justamente essa fidelidade que frustrou os planos do inimigo.

Hoje temos um advogado

Quanto à acusação de Satanás diante de Deus, hoje é diferente do que na época de Jó, porque hoje temos um advogado: Jesus. A Bíblia diz:

I João 2:1

MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Por que precisamos de um advogado diante de Deus? Porque Deus não houve a pecadores. A Bíblia diz isso:

João 9:31a

Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; …

Isso significa que, se pecarmos, nos arrependermos e pedirmos perdão a Deus diretamente, o perdão é indeferido. Precisamos de um advogado que nos represente diante de Deus, nos lugares celestiais, e esse advogado é Jesus! Assim, quando pecamos e nos arrependemos e aplicamos o sangue de Jesus sobre aquele pecado, então somos perdoados. É assim que a Bíblia diz:

I João 1:7b

…e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Aplicar o Sangue de Jesus Cristo sobre a nossa vida para perdão dos pecados, é colocá-lo no processo para que Ele advogue a nossa causa. Através do seu sacrifício hoje temos acesso a Deus. Jó não tinha esse recurso. Hoje temos. Graças a Deus!

Concluindo

Como diz o texto de Apocalipse: os dias do acusador estão contatos.

Mas, enquanto esse dia não chega, precisamos aprender como lutar nos lugares celestiais, mesmo que não estejamos vendo essa luta. Se você observou bem nos exemlos que demos, perseverar é o fator decisivo para a vitória nos lugares celestiais.

Relembrando, no que perseverar?

Perseverar no jejum e na oração. É o tempo necessário para ser abençoado.

Perseverar na fidelidade com Deus. É a atitude necessária para ser vitorioso.