NÃO CAIR NA TENTAÇÃO

Se desejar, escute o audio desta mensagem.

Na sua vida, pelo menos quando era criança, você já levou um tombo? Um escorregão? Você se lembra? O problema em cair, é que sempre há um efeito colateral: uma torção, um pulso aberto, um osso quebrado. E se estamos carregando algo, então, na queda tudo se despedaça. Da mesma forma, na esfera espiritual, quando caímos na tentação, sempre há um efeito colateral.

Este é um assunto tão sério e importante na nossa vida, que Jesus o incluiu no modelo de oração que normalmente chamamos de Pai Nosso. Ele fez essa inclusão porque esta deve ser uma preocupação diária. Assim como oramos diariamente pelo pão, devemos orar diariamente para não cair na tentação.

Relembre o Pai Nosso:

Mateus 6:9-13

9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
10 – Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
11 – Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 – Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Não nos deixes cair em tentação

Veja que o pedido é: não nos deixes cair em tentação e não, livra-nos da tentação. Isso porque, ser tentado faz parte da natureza humana. Somos tentados todos os dias. Até Jesus, o Filho de Deus, porque veio como homem, foi tentado!

Os Evangelhos narram que no deserto, Jesus sofreu 3 tentações específicas: transformar as pedras em pães para saciar a sua fome, se lançar do pináculo do templo para provar o livramento de Deus e adorar o diabo para ter riquezas. Mas foram apenas essas as tentações de Jesus? Veja que a Bíblia diz:

Lucas 4:1,2 (NVI)

1 – Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
2 – onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo.

Jesus não foi tentado apenas em um momento, mas durante os 40 dias. As tentações narradas nos Evangelhos foram apenas um exemplo. Aconteceram outras mais.

Outra questão. Será que o diabo, depois ter perdido, pois Jesus não caiu na tentação, nunca mais tentou Jesus? Veja o que a Bíblia diz:

Lucas 4:13 (NVI)

Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna.

Veja que, mesmo tendo perdido a tentação do deserto, o diabo não deixou de tentar Jesus em outras oportunidades. Até no último momento, o diabo tentou desviar Jesus do seu propósito que era a cruz. Veja outro texto:

Mateus 27:40

E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.

Precisamos entender, que o diabo sempre age para que nos desviemos do propósito de Deus para as nossas vidas, que é bom, perfeito e agradável. Sendo assim ele sempre volta.

Então, se você foi tentado hoje, venceu. Amanhã, você vai ser tentado de novo. Então, cuidado, peça a Deus diariamente para não cair na tentação!

Mas o que fazer para não cair na tentação? Observar os princípios a seguir:

Para não cair na tentação é preciso entender sua procedência

A tentação vem do diabo. O inimigo das nossas almas. A Bíblia confirma isso:

Lucas 4:2

Onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo.

Então veja, se a tentação vem do inimigo, ela não pode trazer nenhum benefício para nós.

E Deus, nos tenta? Claro que não. A Bíblia também esclarece isso:

Tiago 1:13

13 – Ninguém, sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

      O que Deus faz muitas vezes é nos provar. Mas isso está longe de ser uma tentação.

Mas qual a diferença entre tentação e provação? A diferença está no propósito. A tentação tem o propósito de nos afastar de Deus e levar-nos à derrota. A provação, tem o propósito de nos aproximar de Deus, levando-nos à conquista de coisas maiores.

O que ocorre, é que elas podem acontecer ao mesmo tempo.

Veja este exemplo: o professor aplica uma prova para o aluno. Qual o objetivo do professor? Que aquela prova sirva para que o aluno passe de ano, conquistando o sucesso. Mas a prova está difícil. Então, o que acontece? O aluno recebe uma cola do colega. Problema resolvido? Aparentemente, até o professor descobrir a cola e anular a prova, levando o aluno a repetir de ano!

É isso que acontece com a provação e tentação. Deus nos prova, querendo nos levar a alcançarmos coisas maiores. Mas, durante a prova, o inimigo vem com o ilícito, o errado, nos tentar, para que caiamos e percamos a benção de Deus.

O relato de Lucas 4:1 diz que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto. Com certeza para que passasse um tempo com Deus. Afinal, era o início do Seu ministério.  Mas, veio o diabo para o tentar, pretendendo fazê-lo errar e se desviar do propósito de Deus para Ele.

O que você precisa entender é que no processo de receber a benção, o inimigo vem te tentar para que você perca a sua. Então, vigie para não cair na tentação, pois quem cai na tentação nunca se dá bem. À primeira vista, pode até ser uma solução mais fácil, mas a curto ou a longo prazo, pode lhe trazer um retrocesso de vida. Vigie!

Para não cair na tentação é preciso entender como ela se forma

Como é que somos tentados? Você já pensou nisso?

A Bíblia explica:

Tiago 1:14

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Este texto está dizendo que o diabo nos envolve na tentação. Ele não aparece nem chifrudo, nem rabudo para nos tentar. Ele age na nossa cobiça. Nos nossos desejos e nossas necessidades. Distorcendo-os.

Veja, Jesus no deserto teve fome. Uma necessidade básica. Logo, teve o desejo de comer. Então, veio o diabo e lhe ofereceu uma maneira ilícita de matar a sua fome: transformar pedras em pães. Por que era ilícito? Porque Jesus não poderia usar os seus milagres para proveito próprio.

Assim acontece conosco. Temos o desejo de comer. Normal. Mas vem o diabo e transforma esse desejo em uma compulsão por comida.

Da mesma forma, temos necessidade de dinheiro. Mas vem o diabo e oferece o ilícito: enganar, roubar.

Esse mecanismo, cobiça x ilícito, esteva presente na primeira tentação. Eva, com certeza queria saber o bem o e o mal. Deus já havia dito a Adão que além de cuidar do Jardim, ele deveria guardá-lo. O diabo aproveitou esse desejo para oferecer o ilícito: comer do fruto proibido.

Então, você precisa aprender uma coisa: os seus desejos precisam ter limites. Se você vigiar nos limites, você não vai cair na tentação.

Para não cair na tentação é preciso entende as suas consequências

Tiago 1:15

Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte

A principal consequência de cair na tentação é a morte. Morte é ausência de vida. Por isso é que a tentação não provém de Deus, pois Ele é o doador de vida.

O texto acima nos ensina algo interessante, diz que a cobiça engravida! Como assim? A nossa cobiça engravida quando se une ao ilícito sugerido pelo inimigo. Os dois se juntam e, a partir daí, nasce o pecado. E agora um detalhe importante. O pecado que nasce dessa união nasce com a cara de quem? Com a cara do diabo.

Então, vigie para não cair na tentação.

Muitos perdem a família, a honra, por uma noite de adultério.

Muitos perdem a confiança por causa de uma mentira.

Muitos perdem a benção de Deus, por ouvir a voz do inimigo.

Não tem saída: todo pecado gerado leva à morte.

Então, cair na tentação é coisa séria.

O que fazer para não cair na tentação?

A primeira coisa a se fazer, é não passar por onde há perigo. Por exemplo, todos nós sabemos que se existe a advertência de que o piso está molhado, não devemos passar por lá, pois a probabilidade de cair é grande!

No caso da tentação é a mesma coisa. Veja o que a Bíblia diz:

      I Tessalonicenses 5:22

      Afastem-se de toda forma de mal.

Se você não quer cair na tentação, não passe perto de onde está o perigo!

Outra coisa, para não cair, principalmente em escada, é preciso segurar no corrimão. O corrimão dá firmeza e segurança, no caso de escorregão.

No caso da tentação é a mesma coisa. Veja o que a Bíblia diz:
 

Gálatas 5:22,23

       Mas o fruto do Espírito é… domínio próprio.

Domínio próprio é autocontrole. É se segurar para não cair, cair na tentação.

Tenha esses cuidados diariamente, assim você não vai cair na tentação! Vai evitar problemas para a sua vida e, o melhor, não vai perder a benção de Deus por uma sugestão do inimigo. Vigie.