CRER E SEGUIR EM FRENTE

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

A razão pela qual muitas vezes não conquistarmos é porque travamos diante do dilema que existe entre crer na promessa de Deus e visualizar a nossa real situação. Quando aprendemos a dar mais importância para a promessa de Deus, é o momento que conseguimos seguir em frente. Mas nem sempre isso é fácil.

Gostaria de citar 3 exemplos na Bíblia que ilustram essa disposição de crer e seguir em frente.

A promessa de um filho a uma idosa estéril

Uma idosa ter um filho é pouco provável, pois a fertilidade feminina vai em média até 40 anos! E se somássemos a isso, o fato desta idosa sempre ter sido estéril? Mais improvável ainda!

Mas isso aconteceu com Sara, mulher de Abraão. Leia o texto bíblico: 

Gênesis 18:10-14

10 – E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.

11 – E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.

12 – Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também, o meu senhor já velho?

13 – E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?

14 – Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.

Essa promessa de ter um filho chegou a Sara e Abraão quando eles eram velhos: Sara tinha 90 anos e Abraão 100 anos.

Você já ouviu falar de uma idosa nesta idade dar à luz? Ouviu agora. Pois Sara foi a única.

A notícia era tão inusitada que Sara riu (verso 12). Mas não somente ela. Abraão quando recebeu essa mesma promessa também riu. Leia o texto bíblico:

Gênesis 17:17

17 – Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz, Sara, da idade de noventa anos?

Riram, não de felicidade, mas um riso de incredulidade.

Agora, imagine você recebendo uma promessa dessas. Você creria?

Às vezes somos levados a crer só no que é provável.

Assim, a improbabilidade gera a incredulidade, ou seja, cremos apenas quando sabemos que é possível.

Responda a esta pergunta: você acha muito provável ou pouco provável que um office-boy chegue a ser presidente de uma grande empresa?

Muitos diriam: pouco provável.

Mas se eu disser, talvez você já saiba, que o atual presidente da Porto Seguro, famosa Cia de Seguros, entrou na empresa como office-boy. Se você achava pouco provável, depois de ouvir que é possível, talvez mude de ideia. É claro que não é comum, mas se aconteceu com ele pode acontecer com outros. Se já aconteceu, é possível. Até com você! Você crê?

Perceba que, quando sabemos que é possível é mais fácil crer. Mas Deus quer que creiamos naquilo que é impossível, no improvável!

E qual o sinal de que realmente cremos? É quando seguimos em frente.

Ao receberem a promessa, Sara e Abraão, embora tenham rido a princípio, creram e seguiram em frente! Como sabemos disso? Porque a Bíblia diz e porque hoje existem cerca de 13 milhões de judeus, que descendem de Sara, a idosa de 90 anos que engravidou.

Então, você precisa entender o seguinte:

Coisas impossíveis não são obtidas pelo que é possível, mas são prometidas e conquistadas através do Deus do impossível, quando você crê e segue em frente.

É improvável que você seja curado? Creia na cura que Deus dá e siga em frente!

É improvável que você prospere nessa empresa? Creia na prosperidade que vem de Deus e siga em frente!

É improvável que você viva a vida abundante neste ano? Creia na promessa de vida abundante e siga em frente!

A conquista de um inexperiente sobre um expert

Qual a probabilidade de um expert em uma determinada área se sair melhor que um aprendiz. É obvio que um expert vai se sair muito melhor que um aprendiz. Bem, é isso o que a lógica diz. Mas se Davi seguisse esta lógica ele não teria derrotado Golias. Leia o texto bíblico:

I Samuel 17:32,33

32 – E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.

33 – Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

Veja que Saul, primeiro rei de Israel, julgou Davi como incapaz de vencer Golias, por ser jovem e inexperiente, estar vestido inadequadamente, com roupas de pastor e usar um cajado, ao invés de uma lança.

Observe que a incapacidade gera desconfiança. A incapacidade de Davi gerou desconfiança em Saul. E é isso que acontece também conosco. Quando nos sentimos incapazes, não cremos. Cremos com mais facilidade se somos capazes.

Mas não foi apenas Saul que julgou Davi incapaz. Seu irmão mais velho se irritou com a presença dele no campo de batalha. Leia o texto bíblico:

I Samuel 17:28

28 – E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.

Eliabe julgou mau as intenções de Davi. Pois é assim que as pessoas pensam: se você não é capaz, não tem que se meter no assunto.

Mas Davi se sentia capaz de lutar e vencer o gigante. O que o ajudou a ter essa auto confiança? Foram as suas experiências com Deus. Veja o que ele diz:

I Samuel 17:36

36 – Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Davi não era realmente capaz de vencer o gigante, mas ele cria em um Deus que era capaz de fazê-lo vencer. Cria na promessa de Deus sobre o seu povo, que, portanto, não era um exército qualquer, era o Exército do Deus Vivo! Davi creu nessas verdades divinas e foi em frente e venceu Golias.

Aprenda uma coisa:

Você vai até onde a sua capacidade permite, mas se você buscar capacidade em Deus, literalmente, o céu é o limite, basta crer e seguir em frente.

O apóstolo Paulo foi um dos apóstolos mais notáveis. Por quê? Era mais capaz do que os outros? Não. Ele mesmo declara que a sua capacidade vinha de Deus. II Coríntios 3:5.

Você se sente incapaz hoje? Por isso não tem fé? Busque a capacidade em Deus e siga em frente.

Fazer o que ninguém fez antes

Ousadia é uma característica importante na vida daquele que quer seguir em frente, mas às vezes, só ousadia não é o suficiente. Veja o exemplo de Moisés. Ele precisou muito mais que ousadia para levar o povo a atravessar a seco o Mar Vermelho. Leia o texto bíblico:

Êxodo 14:15-16

15 – Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

16 – E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Imagine a cena: cerca de 2 milhões de pessoas entre o mar e o exército de faraó e todos olhando para Moisés para saber o que fazer? Se você estivesse no lugar de Moisés o que faria? Talvez faria o que ele fez: orou. Pediu socorro a Deus. E Deus, que deseja que sempre avancemos, dá a Moisés uma promessa de vitória: toca o mar com a sua vara, o mar se abrirá e povo seguirá em frente.

Muitas vezes, fazer o inusitado gera incerteza, pois somos levados a crer em soluções já testadas, vividas por nós mesmos ou por outras pessoas. Mas, aprenda com Moisés, Deus, em situações emergenciais, pode trazer a você soluções nunca vistas.

Moisés talvez tivesse pensado que Deus poderia queimar todos os egípcios com a coluna de fogo que seguia o acampamento. Mas Deus tinha uma ideia nova, inusitada. Você crê que pode viver o inusitado de Deus?

Saiba que,

A melhor solução não é a que você imagina, mas é a que Deus planejou. Se Ele propôs, então te resta apenas crer e seguir em frente.

Aprendeu, ou vai ficar aí parado diante dos problemas da vida?

Creia e siga em frente!