LOUCURA OU PODER

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Atravessar de um ponto a outro, de um prédio a outro, andando sobre uma corda bamba, sem proteção, é um ato de loucura ou poder? E escalar o monte Everest, com 8.838 metros de altitude, onde o ar é rarefeito, o frio chega a 73º negativos e os ventos a 340Km por hora, é loucura ou poder? E a mensagem da cruz, que traz a salvação de Deus à humanidade é loucura ou poder? Vamos pensar sobre isso.

O que a Bíblia diz:

I Coríntios 1:18

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Há dois sentimentos em relação à cruz de Cristo e o que ela representa: loucura ou poder. Os que acham loucura, querem até desvalorizar a própria existência de Cristo, que dividiu a história em AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo). Querem substituir o AC e DC por Era Comum. Mas há aqueles, como  nós que sabemos que a cruz é poder de Deus.

Mas vamos analisar esses dois sentimentos.

Ato de loucura

Desde o tempo da Igreja Primitiva muitos julgavam a fé cristã ser uma loucura. Para os judeus, por exemplo, crer que Jesus era Filho de Deus era uma loucura. Uma blasfêmia. Pois não concebiam o Filho de Deus nascer em uma manjedoura. Eles esperavam um Messias todo poderoso, que, inclusive, os libertasse do império Romano. Para os gregos, era loucura crer em Jesus, pois ele era Filho de um Deus desconhecido. E, ademais, eles já tinham os seus deuses: Afrodite, Poseidon, Zeus, Athena entre outros. Para os romanos, era loucura crer em Jesus, que era judeu, vindo, portanto, de um povo subjugado. Mas os que venceram esses conceitos, tanto judeus, como gregos e romanos, puderam experimentar o poder de Deus através de Jesus.

Mas o que é loucura?

É um ato perigoso à vida, que, se praticado, pode levar à morte. Exemplo, atravessar de uma montanha a outra na corda bamba. Assim, quanto maior o risco de morte, maior a loucura. Por outro lado, se atravessar de uma montanha a outra em um teleférico, já não é loucura, pois o perigo de morte é bem menor. Da mesma forma, chegar ao cume do monte Everest de helicóptero não é loucura, pois a probabilidade de um helicóptero cair é muito baixa. Pode ser perigoso, mas não loucura.

Portanto, se loucura é correr perigo de morte, o Evangelho não pode ser loucura, pois ele traz a salvação, que é vida. Na verdade, ele nos salva do perigo da morte, da morte espiritual. Leia o texto bíblico:

Efésios 2:5

 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo.

Crer na cruz e no que ela significa não é um passo para a morte e sim um passo para a vida. Jesus mesmo declara que esse foi o objetivo da sua vinda. O texto bíblico diz:

João 10:10b

… eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Todos os dias ao acordamos, desejamos ter o melhor dia das nossas vidas. Então, se entregarmos o nosso dia ao Senhor Jesus, através de um tempo de devocional com Ele, com certeza teremos um dia abençoado. Então, essa é a proposta de Jesus: vida com abundância.

Mas o que significa ter vida com abundância? Penso que é ter vida definitiva. Que começa aqui e agora, para aqueles que creem, e continuará na eternidade. Foi esse princípio de vida que Jesus falou à mulher Samaritana junto ao poço de Jacó. O texto bíblico diz:

João 4:14

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Então, com Cristo tempos vida definitiva, vida para sempre! E isso não é loucura. É poder de Deus.

Só Deus poderia fazer o que fez

Por que a mensagem da cruz é poder de Deus? Por 2 motivos, primeiro, é que só Deus podia fazer o que fez. Mas o que Ele fez, que só Ele podia fazer? Talvez você pergunte. Deus resolveu o problema do homem. O problema do pecado do homem, que o homem, por si mesmo, jamais poderia resolver.

Nos lembremos quando tudo começou. Deus colocou Adão em um lugar especial, denominado de Jardim do Éden e lhe deu regra: não coma do fruto da árvore da ciência do bem e do mal (que não era a maçã). No entanto, Adão desobedeceu e comeu, primeiro Eva, depois ele. Pecou. Mas o problema não foi só ter desobedecido a Deus, foi também, ter dado ouvido à voz do inimigo.  Como consequência do pecado, ele e Eva foram expulsos do Paraíso. A partir de então, eles não tiveram mais acesso à glória de Deus que se manifestava no Jardim. E essa situação, chegou até nós. Leia o texto bíblico:

Romanos 3:23

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Agora, estar separado da glória de Deus foi um decreto do próprio Deus, que não pode ser revogado. Deus é um justo juiz, que executa a justiça. E a norma básica da justiça é condenar o culpado e libertar o inocente. No caso do Éden, Adão pecou, foi culpado e recebeu a condenação: a morte.

Poderia Adão, condenado, reverter a sua situação? Alguém comprovadamente culpado, pode reverter a sua própria condenação? Não. Pelo menos na justiça de Deus. Então, como resolver o caso de Adão e, por conseguinte, o de toda a humanidade? Não há como reverter a condenação.

Então, o próprio juiz, providencia um substituto para Adão e a humanidade. Que pague com a morte, o castigo pelo pecado cometido. Jesus é a solução que só Deus poderia providenciar. Por isso, a cruz de Cristo é o poder de Deus. Leia a afirmação bíblica:

Romanos 8:1

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

O supremo juiz, que outrora condenou, agora declara que não há mais condenação, pois a sentença de morte foi cumprida em Cristo.

Portanto, os que estão em Cristo Jesus, que aceitam o plano de redenção de Deus, podem dizer abertamente: EU SOU LIVRE. Você pode dizer isso? Pois não há vida para quem vive condenado!

Só Deus poderia desfazer o que o inimigo fez

Em segundo lugar, a cruz é poder de Deus, porque só Deus poderia desfazer o que o inimigo fez. E o que o inimigo fez? Escravizou o homem no pecado. Quando Adão pecou, ele abriu mão da sua liberdade diante de Deus para ser escravo de satanás. E uma vez escravo, ele perdeu os seus direitos, a sua liberdade. O inimigo escraviza para dominar. Veja esse exemplo:

Quando o povo hebreu começou a se multiplicar no Egito, veio um Faraó que não conhecia a José, que fora governador do Egito e que trouxera os seus familiares para morar ali, e, com medo de uma revolução, os escravizou. Escravizar para dominar. É assim que o inimigo faz com o homem.

Quantos são escravos dos vícios, do dinheiro e dos prazeres mundanos.

Deus quando criou o homem, o criou para que fosse livre. Até mesmo a proibição de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal era uma forma do homem exercer a sua liberdade, de ficar ou não no Éden.

Deus oferece uma liberdade verdadeira, enquanto o inimigo, oferece a libertinagem, que é uma liberdade desenfreada, sem respeito ao outro ou a si mesmo, muito menos a Deus. Por isso o texto bíblico diz:

João  8:36

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Você crê em Cristo? Então, declare EU SOU LIVRE, O INIMIGO NÃO ME ESCRAVIZA MAIS.

Viva este poder de Deus todos os dias da sua vida!

Entenda que o poder de Deus anula o poder do inimigo. O texto bíblico diz:

I João 3:8b

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Saiba que o inimigo não tem mais poder sobre a sua vida para te escravizar em nada. Pare de dizer que você não consegue se libertar. Que você nasceu assim e vai ser sempre assim. Cristo te liberta! Assim, você é livre para viver os propósitos eternos de Deus hoje e para sempre. Isso não é loucura, é poder de Deus. Busque esse poder na sua vida.