CRISTO ESTÁ VOLTANDO. VOCÊ ESTÁ PRONTO?

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

No dia 15/09/2020, um acontecimento reacendeu a expectativa da volta de Cristo. Foi assinado um acordo de paz, ou de normalização de relacionamento, entre 2 dos 22 países árabes, o Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, com Israel, mediado pelos Estados Unidos. O que isso tem a ver com a volta de Cristo e como se preparar para ela?

A Paz no Oriente Médio

É sabido que o conflito entre árabes e judeus na Palestina se intensificaram quando em 1948 foi reconhecido pela ONU, o Estado de Israel. Os árabes não aceitaram e não aceitam até hoje esse reconhecimento e alegam que o território pertence a eles, embora Israel ocupe 78% do território.

A paz com 2 países árabes, não põe fim aos conflitos. Eles continuam. Mas já é um começo. Pelo menos, 2 países reconhecem o Estado de Israel.

Mas o que isso tem a ver com a volta de Cristo? É que a volta de Cristo será precedida por um tempo de paz. Leia o texto bíblico.

I Tessalonicenses 5:2-3

2 – Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;

3 – Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

O apóstolo Paulo ao falar da vinda de Cristo, enfatiza que ela não tem dia marcado, porém menciona que antes, virá um tempo de paz. Na verdade, uma falsa paz, pois logo em seguida haverá repentina destruição.

Uma outra profecia sobre a volta de Cristo menciona também esse mesmo período de paz. Leia o texto bíblico:

Daniel 9:27

E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

Este texto dá mais detalhes. Diz que será o anticristo, aqui chamado de assolador, quem promoverá essa aliança de paz com muitas nações.

Então, quando se fala em paz, principalmente lá no Oriente Médio, acende uma luz amarela, que requer a nossa atenção. E isso é importante, porque Jesus mesmo nos alerta para que fiquemos atentos com os acontecimentos relacionados com a sua volta. Na Ceia, por exemplo, sempre enfatizamos a volta de Cristo. E essa ênfase repetida, é importante para nos lembrarmos desse glorioso acontecimento. Estejamos atentos, como diz o texto bíblico:

Marcos 13:26-29,32-33,36

26 – E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

27 – E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

28 – Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão.

29 – Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas.

32 – Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

33 – Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

36 – Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

Neste texto Jesus fala do seu regresso, e pede para nós analisemos o tempo da sua volta, assim com analisamos o tempo para prevermos as estações do ano. Jesus voltará, com grande poder e glória. Como Rei, não mais um menininho na manjedoura.

Como esse acontecimento é certo, independentemente se nele acreditarmos ou não, Jesus recomenda 3 atitudes importantes àqueles que esperam esse dia: olhai, vigiai e orai (v. 33).

Olhai os sinais.

A primeira atitude é olhar, ver. Por que ela é importante? Porque é através da visão que discernimos as coisas. Um cego, por lhe faltar a visão, precisa tatear para saber o que está à sua frente. Mas o que tem visão, não precisa ficar inseguro, pois vê perfeitamente o que está ao seu redor. Então, precisamos estar atentos ao que está acontecendo no mundo com respeito à volta de Cristo. Pois o mundo está sendo preparado para a Sua volta!

Abra olhos. O que você acha da internet? Fantástica! Não é mais preciso se deslocar até uma biblioteca para fazer um trabalho escolar, como se fazia no passado. Basta acessar o assunto na internet. Ele chega na palma da mão em segundos! Da mesma forma, o acesso ao que está acontecendo no mundo, é possível ver em tempo real, agora. Agora veja, todo esse avanço tecnológico é uma preparação para a volta de Cristo. Leia com atenção este texto:

Apocalipse 1:7

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

O texto diz que quando Cristo voltar todos irão ver. Quando o apóstolo João escreveu essa revelação isso era impossível. Uma notícia levava dias, meses e anos para ser divulgada. Como um acontecimento seria visto por todo o mundo ao mesmo tempo? Hoje temos a resposta: pela internet! Interessante não é?

Outra preparação para a volta de Cristo é o humanismo que vivemos em nossos dias. Hoje em dia, o ser humano se tornou o centro do universo. Ele é capaz de tudo. Ele tem em si mesmo a força para conquistar tudo o que quiser. Os humanistas dizem, também, que o homem no fundo é bom, a sociedade, que é ruim, o influencia negativamente e o leva a fazer coisas perversas, mas no fundo ele é bom. Por isso ele pode até ser absolvido de algum delito. Essa forma de pensar é um anúncio da vinda de Cristo, leia o texto bíblico:

II Timóteo 4:1-3

1 – CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

2 – Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

3 – Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

Fica claro por este texto que, antes da vinda de Cristo, as pessoas quererão ouvir apenas o que lhes agrada. Não quererão ouvir a sã doutrina. Não quererão ouvir que são pecadores e que precisam se arrepender. Darão ouvidos apenas aos seus doutores, que lhes dirão o que eles querem ouvir. Hoje, observe que o discurso motivacional tem atraído milhares de ouvintes. Querem ouvir só o que lhes agrada.

Por isso, Jesus disse para que ficássemos com os olhos bem abertos, atentos aos sinais.

Vigiai, não durma!

Vigiar é a postura do cristão diante do mundo. Vigiar implica não apenas estar com os olhos abertos, mas, cuidar daquilo que se vê. O que se espera de um vigia é que ele cuide do patrimônio a ele confiado. Então, o que temos que cuidar? Cuidar para não pecar. Porque, pecar, pode ser um fator impeditivo para subir com Cristo. Veja o que diz o texto bíblico:

Apocalipse 21:27

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Cristo virá para levar os que se entregaram a Ele para o lugar onde Ele estará. Portanto, nesse lugar não pode entrar o pecado, pois isso o contaminaria. Sendo assim, devemos viver em santidade, que é viver separado do pecado. Isso precisa ser levado muito a sério na nossa vigilância. Pois, antes de Cristo voltar, o inimigo virá primeiro, e isso várias vezes, com o objetivo de fazer-nos pecar contra o Senhor e nos desqualificar para a subida. Isso é sério.

Também é preciso vigiar para não ser roubado. Quem cochila é facilmente roubado. Nem percebeu que estava sendo roubado. Mas, em termos espirituais, podemos ser roubados de quê? Leia o texto bíblico:

Apocalipse 3:11

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Precisamos cuidar para que a nossa salvação não seja roubada. Quando estivermos junto a Cristo, receberemos a coroa da vida. O prêmio da nossa salvação. O inimigo quer roubá-la de nós, por isso, precisamos vigiar para não permitirmos isso.

Jesus ensina de maneira enfática essa verdade, quando conta a parábola das 10 virgens, onde 5 prudentes estavam preparadas e 5 loucas, não. Quando o noivo veio, só as preparadas, as que estavam vigiando, foram com ele.

Orai ao Pai.

A oração é fundamental para nos manter preparados para a vinda de Cristo. Quem não ora, ou ora pouco, corre risco de não subir quando Cristo vier. Por quê?

Primeiro, é que orar, nos mantém em comunhão com o Pai. Quem não tem comunhão com Deus não subirá, pois Cristo somente quererá ao seu lado quem tem prazer em estar na Sua presença. Leia o texto bíblico:

Mateus 6:6

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Veja que aqui não se fala de orar rapidinho para desencargo de consciência, mas de um momento específico, secreto, com Deus. Nesse sentido, é importante o devocional diário. Um tempo reservado diariamente para ter comunhão com Deus.

Segundo, é preciso orar para receber. Receber a Cristo quando ele voltar. A Bíblia diz:

Mateus 7:7,8

7 – Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8 – Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Ao que busca, as portas dos céus se abrirão para recebê-lo quando Cristo voltar.

Terceiro, é preciso orar para descansar. Principalmente nesse final de tempo, onde as aflições estão aumentando. Veja o que o texto bíblico diz:

Filipenses 4:6

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

Quando oramos e suplicamos a Deus, sempre vem um sentimento de conforto, que nos leva a agradecer a Deus pela resposta. E assim, confiando nele, nos preparamos para o seu regresso.

Cristo esta voltando. Esse acontecimento é certo. Não há como impedi-lo. Resta a nós, estarmos prontos. Você está pronto?