CAMINHAR FAZ BEM

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Todos sabemos que caminhar faz bem para a saúde. Com apenas 10 minutos diários, o nosso corpo já começa a dar sinais de mudança. A caminhada fortalece os músculos, os ossos, os pulmões, o coração e até o cérebro, evitando doenças. Não exige habilidade, é barata, pode ser praticada em qualquer horário e lugar, e por qualquer pessoa. Fácil. Então, quanto você vai caminhar hoje? E para vida cristã, será que caminhar é importante?

Sim. Assim como caminhar faz bem à saúde, caminhar na vida cristã faz bem à saúde do espírito, à vida espiritual. Você já pensou nisso? Muitas vezes sabemos que caminhar é importante para a saúde, mas não o fazemos. Da mesma forma, sabemos que temos que caminhar na vida cristã, mas também não o fazemos, ou não sabemos como.

Hoje existe uma preocupação muito grande com o físico, haja vista o número crescente de academias. Há também a preocupação com o emocional. Por isso, o aumento do número de Coaching. E preocupação com o espírito?

Você sabia que os cientistas conseguiram mapear no ser humano o espírito? Eles o chamaram de “ponto de Deus”. Isso pode ser uma novidade para a ciência, mas a Bíblia, lá em Gênesis, diz que Deus soprou sobre o homem o espírito. Muito bom que descobriram. Agora, o que fazer com ele? Como trabalhar o espiritual? Simples: caminhando!

Para compreender a importância de caminhar, é importante entender que a vida cristã é um projeto.

Projeto de Vida

Um projeto se caracteriza por ter um começo, um meio e um fim. E a vida cristã  tem um começo, um desenvolvimento e um objetivo final. Jesus apresentou esse projeto. Conheça-o:

Mateus 7:13,14

13 – Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Na verdade, Jesus apresentou 2 projetos: o da perdição e o da vida. Espero que você tenha escolhido o da vida, pois é nele que vamos nos focar.

O projeto da vida tem um começo, a porta, um caminho e uma conclusão: a vida eterna. Portanto, não é uma religião a seguir, é um projeto de vida.

O Começo

O projeto começa pela porta. E quem é a porta? Jesus e o seu sacrifício na cruz. Leia o que Jesus disse de si mesmo:

João 10:9a

Eu sou a porta;…

O sacrifício de Jesus na cruz é o começo da vida cristã, pois na cruz conquistamos a libertação da condenação do pecado. A Bíblia confirma:

Romanos 8:1-2

1 – PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Um condenado à morte pode, por si mesmo, se livrar? Não. É preciso que o juiz determine a sua absolvição. Há filmes que mostram essa absolvição no último momento da execução de um condenado! E foi isso que aconteceu conosco. Estávamos condenados à morte em virtude do pecado, mas recebemos da parte do supremo juiz, Deus, a absolvição da condenação. Agora somos livres para viver o projeto de Deus!

Agora, quanto nos custou essa libertação? Nada. Não nos custou nada. Mas alguém pagou o preço. Jesus pagou com a sua vida entregue na cruz, o preço pela nossa libertação. Ele morreu em nosso lugar. Por isso, para entrar no projeto de Deus para a vida, é preciso passar pela cruz, a cruz de Jesus. Ela é a porta de entrada. Não há outra porta. Não há outra forma de iniciar o projeto de Deus. Por isso, se você ainda não passou pela cruz, faça isso hoje, e comece o projeto de vida que Deus tem para você. Comece a desfrutar hoje das bençãos de Deus.

A conclusão

E qual a conclusão desse projeto de vida? Chegar no lugar que Cristo preparou para nós. Foi isso que ele prometeu.

João 14:3

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Depois da sua morte e ressurreição, Jesus subiu aos céus para preparar um lugar especial para que estejamos com ele para sempre. E quando este lugar estiver preparado, e ele já está, Ele voltará para buscar aqueles que tem o seu projeto de vida e entraram pela cruz. Que promessa maravilhosa!

A Bíblia descreve como será esse lugar.

Apocalipse 21:3-4

3 – E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4 – E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Esta é a conclusão do Projeto de Vida de Deus para todo aquele que crê. Você crê?

Mas entre o início e fim, tem o caminho, por onde devemos caminhar.

O caminho

A ideia de caminho era tão forte nos primeiros cristãos, que eles eram chamados de: os do caminho. Eles creram no sacrifício de Cristo, estavam esperando o seu regresso, mas não estavam parados nisso, antes, estavam caminhando.

Agora, uma verdade é que, no caminho não podemos parar. Em que sentido?

Não parar de conhecer o Senhor.

Oséias 6:3

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;

O quanto você conhece do Senhor? Você está preocupado em prosseguir nesse caminho de conhecimento de Deus?

Hoje existe vários aplicativos que nos estimulam a caminhar. Contam quantos passos damos e avisam se atingimos o nosso objetivo diário. Na vida cristã ainda não há aplicativo que acompanhe os nossos passos em conhecer a Deus, mas há os que nos ajudam a, todos os dias, conhecermos mais o Senhor. São aplicativos de devocionais, com textos bíblicos para meditar diariamente. Vale a pena baixar algum e seguir caminhando. Temos que estar empenhados em caminhar, todo dia, pois andar na vida cristã, faz bem! Bem para o nosso espírito.

Não parar de lutar.

No caminho não podemos parar de lutar, de buscar nas nossas bençãos, e isso, todos os dias. Observe a dinâmica deste texto bíblico:

Mateus 7:7

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Neste texto existe uma dinâmica em 3 níveis: pedir (pouco esforço) – buscar (esforço médio) – batei (esforço maior).

Deus quer nos ver em movimento. Há situações que apenas pedir resolve. Mas há outras, que temos que dar mais um passo, buscar. Nos mover. Ir ao encontro. E há outras situações que precisaremos ir mais além e bater, insistir até alcançar a vitória. Esta é a dinâmica da vida cristã no caminhar com Deus. E o melhor é saber que, em todos esses níveis, Deus promete nos atender. Isto é maravilhoso.

É preciso determinação

No caminho é preciso determinação. Jesus diz que o caminho é apertado. Portanto, é preciso determinação para caminhar.

Da mesma forma, Jesus diz que a porta, a entrada, é estreita. Isso significa que só entra um por vez. Ou seja, a decisão de seguir a Cristo tem que ser individual. Ninguém pode seguir a Cristo porque um outro está seguindo. Um filho não pode seguir a Cristo só porque o pai está seguindo. A decisão é individual. Ela é estreita, também, porque não entra a bagagem do velho homem. As coisas do mundo precisam ficar do lado de fora. Por quê? Porque Deus tem uma vida nova para todos aqueles que passam pela cruz.

Mas voltemos ao caminho. Ele é apertado. Algo apertado, não é folgado. Portanto, caminhar no caminho que leva a vida é preciso determinação, vontade para chegar ao final. Não é possível caminhar como se caminha no mudo. Por isso a Bíblia diz:    

I João 2:15

15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

16 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

O caminho é apertado e exige renúncia. Renúncia dos desejos da carne, ou seja, deve prevalecer a vontade de Deus e não a nossa própria vontade. Renúncia daquilo que os olhos veem e que despertam vontades que nem sempre correspondem às de Deus para nós. Renúncia à soberba, que quer nos colocar em primeiro lugar ao invés de Deus.

Outro fator a considerar, é que, se o caminho é apertado, é preciso cuidado para não escorregar e sair do caminho. Por isso é preciso andar vigilante. Veja a adivertência do texto bíblico:

I João 3:3

E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

Quem tem a esperança da volta de Cristo e quer ir morar no lugar que Ele preparou, concluindo, assim, o Seu projeto de vida, precisa andar no caminho corretamente. Deve andar em santidade, por um motivo bem simples, se estaremos com o Senhor, devemos nos apresentar santos, porque Ele é santo!

De fato, o caminho é apertado. Todavia, não é espinhoso, não é árido, muito menos perigoso. É apertado, mas dá para caminhar, ir em frente, e chegar ao objetivo final: a vida eterna. Por isso, vale a pena caminhar. Caninhar faz bem!