FIRME NAS PROMESSAS

Você também pode escutar o audio desta mensagem.

Quando me converti, há 49 anos atrás, não havia a diversidade de louvores que temos hoje. Havia os “corinhos”, que eram canções com poucos versos e os hinos. Um desses hinos que marcou a minha conversão é o de número 154 do Cantor Cristão, intitulado Firme nas Promessas. Se hoje as promessas de Deus se cumprem na minha vida, foi porque aprendi com este hino a importância de ficar firme nelas. Mas essa não é uma verdade só para mim, mas para todo aquele que crê.

Se olharmos a vida dos diversos servos de Deus que viveram o cumprimento das Suas promessas, veremos que isso aconteceu, porque eles ficaram firmes nessas promessas.

Veja esses exemplos:

Noé

Recebeu a promessa de salvação da sua família, do dilúvio que viria sobre a terra. Ele viu essa promessa se cumprir porque ficou firme na construção da arca. Se ele tivesse desistido de construir a arca, ninguém se salvaria.

Abraão

Recebeu a promessa de ser pai de uma grande nação. Isso se cumpriu, porque ele ficou firme nessa promessa, mesmo quando Deus pediu o seu único filho. Ele estava disposto a sacrificar seu filho, porque sabia que, de alguma maneira, Deus cumpriria a sua promessa. E de fato, não foi necessário aquele sacrifício e hoje nós podemos ver quão numeroso é o povo judeu, que descende de Abrão.

Moisés

Recebeu a promessa de tirar o seu povo do Egito. E de fato aconteceu, porque ele ficou firme nessa promessa, mesmo quando por 9 vezes, Faraó endurecera o coração e não permitiu que o povo saísse. Mas na décima vez, a liberação veio.

Josué e Calebe

Receberam a promessa da terra e a conquistaram, porque ficaram firmes nessa promessa, mesmo vendo gigantes na terra. Dez dos seus companheiros não ficaram firmes, por isso não conquistaram a promessa.

Então, precisamos aprender que a promessa de Deus não se cumpre automaticamente, mas ela se concretiza quando ficamos firmes nela. Crendo, a despeito das circunstâncias.

Mas quero me deter em um exemplo específico.

De todos os exemplos da Bíblia, se teve alguém que precisou ficar firme nas promessas, foi José. Ele chegou a ser governador do Egito, potência na sua época, posição abaixo apenas de Faraó, a autoridade máxima. Como ele conquistou esse cargo? Ficando firme na promessa de Deus para a sua vida, mesmo quando tudo contribuía para que ela não se cumprisse.

Firme na promessa, mesmo quando quiserem matá-la

José era o penúltimo, dos 12 filhos de Jacó e recebeu de Deus a promessa de “ser destaque” no meio da sua família. Leia o texto bíblico:

Gênesis 37:5-11

5 – Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

6 – E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:

7 – Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

8 – Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.

9 – E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

10 – E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?

11 – Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.

Deus fez uma promessa a José e a revelou através de sonhos. Isso pode acontecer também hoje: Deus pode revelar seus propósitos através de sonhos. Outra forma de Deus se revelar é através de um profeta, que traz uma profecia da parte de Deus para nós. E ainda, Deus pode se revelar através da sua Palavra, ou seja, uma passagem da Bíblia que se transforma em uma Palavra Rhema (Revelada) para nós. Por exemplo, há uma promessa de prosperidade do Salmo 35:27:

 Deus ama a prosperidade do seu servo.

Deus pode falar com você através desse texto, e se você crer nessa revelação, ela se cumprirá, se você, é claro, ficar firme. Isso aconteceu comigo.

Agora, temos que ficar firmes, mesmo quando vem aquelas pessoas que, querendo matar os nossos sonhos dizem: você não vai conseguir, ou isso não é para você, ou isso não vai dar certo, nem adianta tentar.

Não foi diferente com José. Seus irmãos, resolveram acabar com os seus sonhos, matando-o. Leia o texto bíblico:

Gênesis 37:20

Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.

Na cova, José poderia pensar que era o seu fim e o fim de seus sonhos, mas não, ele continuou firme da promessa. E se somos firmes, Deus vem em nosso socorro. E foi o que aconteceu. Os irmãos não mataram José, mas acabaram vendendo-o  como escravo para uns mercadores do Egito. E José foi levado para lá.

Temos aqui um aprendizado importante: não importa para onde nos levem, se estamos firmes nas promessas de Deus, isso não é o fim. A promessa se cumprirá. Mas é preciso ficar firme.

Firme na Promessa, mesmo quando te seduzirem ao erro

José, então, como escravo, foi comprado por Potifar, general da guarda de Faraó. E foi na casa de Potifar, trabalhando como escravo, que as coisas começaram a melhorar para ele. Leia o texto bíblico:

Gênesis 39:4,5

4 – José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

5 – E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

Uma coisa aprendemos com José: quem tem promessa de Deus, prospera em qualquer situação.

Mas, cuidado nesse momento. É preciso ficar firme, principalmente quando as coisas vão bem, pois o inimigo, ao ver que crescemos em fé na promessa, prepara sempre uma cilada para nos derrubar. Veja o que aconteceu com José.

Gênesis 39:7

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.

Não foi apenas uma vez que a mulher de Potifar tentou seduzir José. Diz a Bíblia que todo dia ela o tentava, porém José se manteve íntegro. Veja o que ele responde à aquela mulher:

Gênesis 39:9

Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

Estar firme na promessa é estar firme no nosso compromisso com Deus em viver uma vida íntegra. Ser fiel a Deus é a condição básica para vermos as promessas se cumprirem. José foi tentado, mas não se deixou vencer da tentação. Por isso é importante que se você tem uma promessa de Deus, seja ela qual for, tome cuidado com as oportunidades erradas. Continue firme.

Firme na Promessa, mesmo quando você for injustiçado

Como José não cedeu à investida da mulher de Potifar, ela, então, por vingança, arma uma situação contra ele. Leia o texto bíblico.

Gênesis 39:13-15

13 – E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,

14 – Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;

15 – E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.

Essa mesma história mentirosa, a mulher contou para seu esposo, Potifar, que então, envia José para o cárcere. Que situação a de José: quando tudo ia bem, quando já tinha uma posição de destaque, vem um revés. Estava fazendo tudo certo! Fiel a Deus. Fiel a seu patrão. Mas, de repente, de uma forma injusta, perde tudo. Como você se sentiria nessa situação. Se revoltaria contra Deus? José não fez isso. Antes, ficou firme na promessa. Ele sabia que Deus estava no controle. E sabe o que aconteceu na prisão? Leia o texto bíblico:

Gênesis 39:22

E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.

É isso. Quem fica firme na promessa, onde quer que esteja, é notado e prospera. Então, fique firme.

Firme na Promessa, mesmo quando você for esquecido

Na prisão, surge uma oportunidade de José sair dali. O copeiro-mor e o padeiro-mor, que serviam a Faraó, foram lançados no cárcere onde estava José. O copeiro-mor tem um sonho e conta para José, que o interpreta, e diz que em 3 dias ele voltaria a servir Faraó. O padeiro-mor também tem um sonho, mas a interpretação não lhe foi favorável, pois José diz que em 3 dias ele seria morto. E assim aconteceu a ambos. José, então, pede ao copeiro-mor que quando estiver com Faraó interceda a seu favor para que saia dali. Porém, o copeiro-mor se esquece de José. Leia o texto bíblico:

Gênesis 40:23

O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

Isso também pode acontecer conosco. Às vezes somos esquecidos. Talvez, se esqueceram do seu currículo ou daquele seu trabalho. Mas, se as pessoas se esqueceram de você, Deus não se esqueceu. Fique firme. José ficou firme, e Deus agiu.

Firme na Promessa, pois Deus a cumprirá

Passados 2 anos desse episódio, Faraó tem 2 sonhos. Ninguém no Egito conseguia interpretá-los. Foi então, que o copeiro-mor se lembrou de José. Faraó mandou chamá-lo. José chega e interpreta os sonhos de Faraó, dizendo que haveria 7 anos de fartura e 7 anos de escassez e que Faraó deveria se preparar para esses anos. Nesse momento, Faraó, de uma forma surpreendente, nomeia José como governador de todo o Egito. José, sempre firme na promessa, se viu novamente em uma posição de destaque.

Mas algo maior ainda estava para acontecer. Você deve conhecer a história. Passados os 7 anos de fatura, veio a escassez de alimentos. Sob a direção de José, só no Egito tinha provisão, então os povos vieram até ele comprar o que comer. E quem vem também buscar alimento? Os irmãos de José. E o que acontece quando os irmãos de José chegam diante dele? Eles se curvam, tal como José sonhara a tanto tempo atrás. Leia o texto o bíblico:

Gênesis 42:6

José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.

Com certeza José se lembrou do seu sonho quando ainda era jovem e pode ver que Deus cumpre as suas promessas, quando nos matemos firmes, mesmo em meio às adversidades.

José, entretanto, não se vinga dos seus irmãos, pois entende o sentido maior da promessa que Deus fizera a ele. Leia o texto bíblico:

Gênesis 45:7

Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

José pode compreender que a promessa de Deus vai muito além do que podemos imaginar.

A promessa que Deus tem para a sua vida, certamente te abençoará, e com certeza abençoará também a sua família. Por isso, vale a pena ficar firme na promessa.