OFERTA POR TEMPO LIMITADO

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

Você gosta de uma boa oferta? Já aconteceu de você ficar sabendo de uma oferta e quando foi procurá-la já havia acabado? Pois bem, na vida cristã também existe uma oferta, e ela é por tempo determinado. É a oferta de salvação, oferecida por Deus. Ela é oferecida a todos, é eterna, mas a oportunidade de adquiri-la tem tempo limitado. Isso significa que, passado esse tempo, ela não estará mais disponível. Você já pensou nisso?

A oferta que Deus nos faz, está no seguinte texto bíblico:

Isaías 55:6

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

A Oferta

Toda oferta é uma doação, uma oportunidade de adquirir um bem ou serviço de graça ou por um valor reduzido.

A oferta apresentada no texto bíblico é: “buscai ao Senhor” e “invocai-o

Por que isso é uma oferta? Porque Deus, o Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, na sua bondade, permite que nos acheguemos a ele e o encontremos, gratuitamente.  Da mesma forma, Ele diz que podemos invocar o Seu Nome, solicitar o seu socorro quando estamos em dificuldades, e isso de uma forma gratuita.

E esta, sem dúvida, é uma oferta maravilhosa! Quanto custa o socorro de Deus? Quanto custa a salvação que Deus oferece? O texto a seguir reforça essa ideia:

Efésios 2:8

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Veja que Deus oferece acesso ilimitado à Sua presença. Muitas operadoras de telefonia ou empresas de softwares cobram por um acesso ilimitado aos seus produtos. Deus, porém, oferece acesso gratuito e ilimitado.

Muitas seguradoras prestam socorro em caso de emergência, mas pagamos um preço por isso. Deus, no entanto, vem ao nosso socorro gratuitamente, bastando apenas chama-lo, com fé.

Para que possamos entender ainda mais a amplitude dessa oferta, precisamos entender o que é salvação.

O que é Salvação?

Muito diriam que é perdão dos pecados. Mas o significado vai muito mais além do que isso. Salvação é libertação da condenação do pecado. Existe uma condenação sobre a humanidade, que está declarada no seguinte texto bíblico:

Romanos 3:23:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Esta condenação é bem explícita: 1) atinge a todos, não alguns, não só os maus, mas a toda raça humana, representada no Éden por Adão; 2) foi motivada pelo pecado e 3) tem como pena, a separação da glória de Deus.

Assim sendo, em virtude dessa condenação, as pessoas perderam o acesso a Deus! Veja o que mais a Bíblia diz sobre isso:

João 9:31a

Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores;

Precisamos entender que o nosso acesso a Deus, que é Santo, foi bloqueado por causa do nosso pecado. Bloqueado, porque não há compatibilidade entre santidade e pecado. Em certa ocasião o povo de Israel ia se achegando ao monte de Deus, monte Horebe, mas ficou com medo, pois o monte resplandecia a glória de Deus. Eles temiam ser fulminados pela santidade de Deus, por isso, pediram que só Moisés subisse. Eles entenderam que santidade e pecado não combinam.

Então, estamos diante de um dilema: o pecador pode pedir, mas Deus não houve!

A Solução

Como resolver isso? Como nos livrar dessa condenação, para ter acesso a Deus?

Alguns podem pensar que se forem bonzinhos, Deus os ouvirá e serão salvos. Mas isso não é possível, veja o que diz o texto bíblico:

Efésios 2:9

Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Boas obras não salvam. Não nos livram da condenação. Um ladrão que é pego em flagrante e condenado, pode ser absolvido se disser ao juiz que divide o fruto do seu roubo com os necessitados? O juiz libertaria o bom ladrão? Em tese não. Se ele cometeu um crime deve ser condenado. Da mesma forma, não existe pecador bonzinho.

Agora, e se o juiz encontrasse um substituto para a pena e livrasse o condenado? Fato inusitado? Foi exatamente isso que fez o Supremo Juiz, Deus. Ele nos absolveu da condenação, pela substituição feita por Jesus na cruz.

Veja que essa substituição teve um preço, tanto para Jesus como para o Pai. Não podemos imaginar a dor do Pai vendo seu filho receber sobre si o pecado de toda a humanidade. Deus se vira para não contemplar o Filho sofrendo, a ponto do Filho clamar: Pai por que me desamparaste? Foram momentos marcantes para o Pai, assim como para o Filho. Embora Jesus tenha ressuscitado, e tudo acabado bem, ele traz em seu corpo as marcas da crucificação. Quando Ele se encontra com o seu discípulo Tomé, ele lhe apresenta as marcas das feridas causadas pelos cravos em suas mãos. Tomé, então crê que era mesmo Jesus quem aparecera aos discípulos.  

Sendo assim, livrar o homem da condenação foi custoso, mas esse livramento hoje é oferecido gratuitamente, bastando apenas crer, mas é importante destacar que isso é por tempo limitado.

Tempo limitado

O texto bíblico citado no início é claro: “enquanto se pode achar”, “enquanto está perto”. Dessa forma, podemos perguntar: até quando a janela para a salvação, ou o portal da salvação, estará aberto? Esse conceito de tempo limitado está em outros textos da Bíblia:

Noé e a arca

A primeira oferta de salvação foi feita no tempo de Noé. Era gratuita, bastava entrar na arca para ser salvo do dilúvio. Mas tinha um tempo determinado. Veja o texto bíblico.

Gênesis 7:16

Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.

Fechada que foi a porta, a oferta acabou. Não abriu mais. O Deus que fez a oferta, foi o mesmo que fechou a porta, encerrando a oportunidade. As pessoas que perderam essa oferta e pereceram.

A Parábola das 10 virgens

Jesus conta a parábola de uma festa de casamento, onde as 10 virgens que compunham o comitê da noiva, as damas de honra, aguardavam o noivo. Todavia, 5 eram prudentes e reservaram para si azeite para abastecer o candeeiro para iluminar à noite, enquanto que, outras 5 não se preocuparam com isso. E o que aconteceu com essas últimas cinco? Leia o texto bíblico:

Mateus 25:10

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

Novamente temos aqui a ideia de tempo limitado: até fechar a porta. Fechada que foi a porta, a oferta acabou. Não abriu mais. Só entraram com o noivo, que é figura Jesus, aquelas que estavam preparadas.

Outra Parábola

Jesus conta outra parábola, agora de um rei que faz uma festa de núpcias do seu filho e convida seus conhecidos, mas eles não comparecem, dando cada um uma desculpa. Como a festa já estava preparada, o rei pede aos seus servos que convidem a todos quanto encontrarem. Eis o texto bíblico:

Mateus 22:10-14

10 – E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.

11 – E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.

12 – E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.

13 – Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

14 – Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Aqui temos uma oferta para todos, maus e bons. Ninguém pagava para estar na festa. Foram convidados. Porém, para estar nela era necessário estar vestido de forma adequada. Agora, essa preparação tinha um tempo determinado, que era justamente o tempo do rei chegar. Quando o rei chegou, fez a checagem e aquele que não levou a sério a validade da oferta, não aproveitou a oportunidade para se arrumar, não estava preparado. Então, foi expulso e lançado nas trevas exteriores.

Da mesma forma, estamos aguardando a volta de Jesus. Todos são convidados a aguardar esse retorno. Mas quantos subirão com Ele para estarem no lugar que ele preparou? Poucos? Por quê? Porque, embora muitos sejam convidados, poucos se preparam e, por fim, são escolhidos.

Em resumo, a salvação, a libertação da condenação do pecado é uma oferta de Deus para todos. Custou caro: a vida do seu Filho de Deus. Mas está à disposição de todos gratuitamente. Não podemos deixar essa oportunidade passar. Pois um evento muito maior está por acontecer, que é a volta de Jesus. Não podemos estar de qualquer maneira, vivendo que qualquer maneira. O rei está chegando, o noivo está chegando, e apenas os que estiverem preparados irão permanecer na festa, irão entrar com o noivo. Isso é sério e requer a sua atenção. Não seja pego desprevenido. Não perca essa oferta, pois ela tem um tempo limitado.