VIGILÂNCIA 24 HORAS

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Deus não nos chamou para desfrutarmos uma vida despreocupada. Quem está no caminho da vida cristã só por causa dos benefícios que ela traz, entrou pela porta errada. A vida com Cristo requer entrega, comprometimento e acima de tudo, uma vigilância 24 horas contra o mal. Se o mundo está no maligno (I João 5:19) e nós vivemos nele, precisamos ficar atentos para não cair nas suas ASTUTAS ciladas, preparadas para nós, a todo instante.

Foi pensando nessa realidade que o Ap. Paulo escreveu aos crentes de Éfeso dizendo:

Efésios 6:10-12

10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder

11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Ação do inimigo

Não podemos ignorar “as astutas ciladas do diabo”. Porque é assim que ele age. Desde sempre, ele tem um só objetivo: afastar o homem de Deus e levá-lo para estar com ele, no lago de fogo e enxofre, que é o seu destino final. Leia o texto bíblico:

– Apocalipse 20:10,15

10 – E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

E como ele faz isso? Como funcionam as suas astutas ciladas?

1) Incentivando as nossas concupiscências, que são o desejo por bens materiais, por prazeres sexuais e por poder e/ou dinheiro. 

2) Afrontando a nossa fé, quando resistimos o primeiro item, através da perseguição.

Então, ele nos favorece para erramos ou nos persegue para também erramos.

Nas ciladas, ele vem disfarçado, pois ele é o rei do disfarce. No Éden, ele se disfarçou em uma serpente. Hoje, ele age através de pessoas, que podem ser os amigos, parentes e até mesmo autoridades. Nos conduzindo sempre ao erro. Por isso precisamos estar vigiando 24 horas.

Adão, no Éden, deixou de vigiar. Deus tinha dado a ele duas ordens em relação ao Jardim: cuidar e vigiar. Cuidar, entendemos bem. Mas, vigiar? Contra quem? Contra o diabo que viria para fazê-lo cair em uma cilada. Adão não foi vigilante e caiu.

Agora, o inimigo não age sozinho. O texto de Efésios fala de principados, potestades, príncipes e hostes, que são exércitos espirituais da maldade. Ignorar isso é ser alvo fácil para os intentos malignos. Vigie.  

Precisamos entender que essa é a realidade espiritual que atua no mundo material. Deus age neste mundo e o inimigo também. Mas com uma diferença, Deus age  por intervenção, quando você, com fé, clama e pede misericórdia. O diabo age por concessão, ou seja, quando Adão, o pai da humanidade pecou, entregou ao diabo o domínio da sua vida e de tudo que lhe cercava. O domínio de tudo tinha sido dado a Adão, mas o diabo armou uma cilada e roubou isso dele.

Diante desse cenário, é preciso ser vigilante 24 horas. Mas uma vigilância eficiente. Para isso, são necessários 2 ingredientes indispensáveis:

Força em Deus

O vigilante não pode agir baseado em sua própria força. Ele precisa de ter força em Deus. Como obter essa força? Sendo cheio do Espírito Santo de Deus! Precisamos entender que não há como vencer as ciladas do inimigo sem estar cheio do Espírito Santo. A Bíblia diz:

Efésios 5:18

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito

Veja que o texto fala de uma decisão: viver vida comum ou viver uma vida em comunhão com Deus. O enchimento não é automático. Precisa ser buscado.

Agora, para sermos cheios de Deus é preciso estar nele. Jesus nos adverte:

João 15:5

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Na natureza, um galho precisa receber da seiva do tronco para produzir fruto. Ele não produz fruto por si só. Se cortarmos o galho, ele além de não produzir nada, secará. Assim somos nós, se não estivermos em Cristo, não produziremos nada. Nossa vida não frutificará. Secaremos.

Além da força de Deus, através do Espírito Santo, precisamos também do poder de Deus.

Poder de Deus

Só quem tem a força de Deus tem o poder de Deus. E poder significa ação. Ação para mudar situação. A Bíblia diz:

Salmos 60:12

Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos.

Fazer proeza, é fazer o inusitado, fazer o que ninguém fez antes. Isso é possível através do poder de Deus agindo em nós.

Agora, esse poder é desatado, através do uso do nome de Jesus. As ciladas são desfeitas, pelo poder no nome de Jesus, pois a Bíblia diz:

I João 3:8b

… Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

O que o diabo fez na sua vida, na sua família, será desfeito pelo poder do nome de Jesus.

Marcos 16:17b

..Em meu nome expulsarão os demônios;…

Você tem usado o nome de Jesus? Nesse nome há poder!

Não queira você, por conta própria, expulsar os demônios. Na época do apóstolo Paulo uns homens fizeram isso e se deram mal. O poder está em Cristo e ele nos permitiu usar esse poder, quando, o vigilante usa esse nome as intenções do maligno são desbaratadas.

Resumindo, em função da realidade espiritual que nos cerca, é preciso estar vigilante 24 horas por dia, para não cairmos nas astutas ciladas do diabo. Espero que você tenha entendido isso. Mas, estar vigilante não na nossa própria força, mas na força de Deus, que está em nós, através do Espírito Santo que em nós habita. E exercer, no momento certo, o poder de Deus, agindo em Nome de Jesus. Esta é a postura correta do cristão vigilante neste mundo.