COMO VENCER O DESÂNIMO

Se preferir, escute esta mensagem em audio.

Como foi a sua semana? Tudo correu bem, ou aconteceu alguma coisa que te deixou desanimado, com vontade de desistir, de não se levantar de manhã? Que deixou a sua alma em frangalhos? Quero te dar uma notícia, ou fazer uma afirmação que não sei se vai te ajudar, mas, você é humano e humanos ficam desanimados. Então, o que você precisa aprender é vencer o desânimo. Sabe como? Aprendendo alguns princípios da Palavra de Deus.

O desânimo é real

Uns menos, outros mais, todos serão afetados pelo desânimo. Um melancólico, por exemplo, ficará mais desanimado que um colérico. O temperamento pode influenciar muito o ânimo. O próprio Jesus reconhece que o desânimo existe e atinge a todos:   

João 16:33

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Veja que primeiro, Jesus pede para que fiquemos em paz, pois na vida teremos aflição e essa aflição poderá nos levar ao desânimo. Em segundo, Ele orienta que, se o desânimo acontecer, é preciso vencê-lo e recuperar o nosso bom ânimo. E em terceiro, Ele diz para seguirmos o seu exemplo nessa questão. Mas quando Jesus ficou desanimado? No Getsêmani, antes de ser preso e ser levado à crucificação. Veja o que a Bíblia diz:

Marcos 14:34

E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte..”

Jesus era humano, e como humano, enfrentou o desânimo diante da situação difícil que enfrentaria: a cruz. A palavra desânimo vem do latim e deriva da palavra “ânima” que significa alma. Jesus diz que está triste até a alma. E o que estava causando esse desânimo? A perspectiva do futuro. Podemos ficar desanimados quando temos uma perspectiva ruim do futuro ou incerteza do dia de amanhã. Não saber o que vai acontecer amanhã, pode gerar desânimo. Ou saber que o dia de amanhã será duro, que haverá um momento tenso, perigoso ou de sofrimento. Mas Jesus lidou com o desânimo. Quanto tempo durou o desânimo de Jesus? Pouco tempo. Durante a mesma oração que ele declara estar desanimado, ele reage e se levanta, para seguir com o propósito que Deus estabeleceu para a sua vida.

Então, o desânimo vem. Não é pecado ficar desanimado. Entretanto, como reagimos ao ele pode nos levar ao pecado. Quer desistindo ou fazendo algo ilícito para nos animarmos.

Sendo assim, quando o desânimo vier, lide com ele rapidamente. Não permita que ele permaneça na sua vida.

O desânimo é imprevisível

Uma situação muito comum de desânimo ocorre quando, em meio a um momento de conquista e vitória, recebemos uma palavra negativa ou algo dá errado. Isso pode acontecer com todos e aconteceu com o profeta Elias. Ele tinha desafiado e sido bem sucedido, vencendo o desafio dos 850 profetas de Baal e Asera, fazendo fogo descer do céu. Mas uma palavra, uma mensagem, o fez desanimar. Leia o que a Bíblia diz:

I Reis 19:1-3

1 – E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

2 – Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

3 – O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Embora sendo um tremendo profeta, Elias não deixou de ser humano, e como dissemos acima, todo ser humano esta sujeito ao desânimo. Com certeza ele estava se sentindo realizado ao ver a sua oração respondida e o povo confessar que só o Senhor é Deus. Mas se deixou levar por uma mensagem negativa. De alguma forma aquela mensagem entrou em seu coração e produziu o desânimo. Como Elias lidou com esse desânimo? Será que orou com a mesma fé que orara antes, pedindo a Deus que intervisse nessa situação poderosamente? Infelizmente, não. Ele foge, dando vazão ao desânimo. Além de fugir, ele quer ficar sozinho. Diz o texto que ele deixa em uma cidade o seu ajudante.

O desânimo nos leva a nos isolar

Uma das características do desanimado é que ele foge. Quer se isolar e de preferência, sozinho. Não quer ninguém ao seu lado. Quer ficar quito em um canto.

Embora esta seja uma atitude comum ao desanimado, ela é, por si só, perigosa, pois pode alongar o período de desânimo. Combata o desânimo não ficando sozinho. A companhia de outros, principalmente de pessoas tementes a Deus, com certeza trará fortalecimento nesse momento difícil. O próprio Jesus, lá no Getsêmani, quando passou por um período de desânimo, não estava sozinho, ele, por iniciativa própria,  levou consigo alguns dos seus discípulos.

Marcos 14:33

E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.

Não se esconda, nem esconda o seu desânimo, compartilhe com aqueles que estão ao seu lado esse momento difícil e eles te ajudarão a superar. Saiba que cultuar a Deus juntamente com os irmãos é fonte de vida para o desanimado. É a oportunidade que Deus preparou para nos ajudar. Esteja sempre junto.

O desânimo nos desorienta

Quando o desânimo entra na vida de uma pessoa, ela toma decisões erradas. Perde a direção do caminho correto que a levaria a sair do desânimo. Isso aconteceu também com o profeta Elias.

I Reis 19:8-9

8 – Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus

9 – E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

Vemos aqui que Elias estava desorientado. Caminhou 40 dias no deserto e chegando a Horebe, o monte de Deus, e foi para a caverna. Agora, era a vontade de Deus que Elias estivesse alí? Infelizmente não. Veja que a primeira coisa que Deus falou a Elias foi perguntar-lhe porque ele estava ali. É evidente que Deus sabia. Mas Deus revela a sua desaprovação àquela atitude, afim de fazer o profeta refletir. Tanto não era vontade de Deus que Elias estivesse ali, que Deus pede para ele voltar.

I Reis 19:15

 E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

Veja que o desânimo levou Elias a perder 80 dias da sua vida, 40 para chegar ao monte, mais 40 para voltar. E é assim. O desânimo faz-nos perder tempo. Por isso, em situações de desânimo, busque a Deus. Peça orientação a Ele. Não perca tempo fugindo ou se escondendo. Ore a Deus. Mas uma oração de vitória e não de vítima.

O desânimo nos leva ao vitimismo

É comum o desanimado se vitimizar. Aconteceu com Elias, veja sua oração:

I Reis 19:4

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

I Reis 19:10

E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

Elias orou se lamentando da situação. Bem diferente daquela oração que ele fez para cair fogo do céu. Uma oração de lamentação ao invés de uma oração pedindo a intervenção de Deus. Veja como Jesus orou quando estava desanimado no Getsêmani:

Marcos 14:36

E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.

Jesus se aproxima de Deus. “Aba, Pai” significa paizinho. Nessa aproximação íntima ele reconhece o poder de Deus, dizendo que Ele pode tudo. Jesus então, abre o seu coração e diz que aquele momento era difícil e que ele não queria passá-lo, mas, em uma atitude de completa submissão, ele declara que o melhor é fazer a vontade do Pai, porque ela é boa, perfeita e agradável.

Sentindo a dor, mas sem se vitimizar, Jesus supera o desânimo. Depois dessa oração ele se levanta e segue sua missão e sai vencedor. Hoje ele está assentado a destra de Deus!

Se você esta desanimado, aproxime-se de Deus. Corra para os braços do Pai e diga-lhe que está desanimado, que quer desistir, mas que prevaleça a sua vontade. Descanse na vontade de Deus para a sua vida!

O desânimo nos leva à caverna

Jesus expõe ao Pai o seu desânimo. Deus o consola. Ao contrário de Elias, que se  esconde na caverna. O que Deus pensa desta atitude? Deus diz a Elias?

I Reis 19:11

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

Deus não trata do nosso desânimo quanto estamos na caverna. Temos que sair. Falar com Ele. Tomar uma atitude. Não se deixar levar pela situação. Não fugir. E quando Elias sai da caverna, tem uma surpresa enorme. Deus o informa:

I Reis 19:18

Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

O desânimo nos impede de ver o que Deus esta fazendo

Se Elias tivesse orado a Deus lá no começo, quando se sentiu desânimado, antes de fugir por 40 dias, com certeza ele teria sido consolado e animado em saber que ele não estava sozinho.

Isso é importante saber: seja qual for o desânimo, você não está sozinho. Deus está se movendo ao seu favor. Saia da caverna, que pode ser a sua cama ou aquele sofá que já está deformado porque você só vive ali, deitado e dormindo.

Deus diz para Elias voltar. Deus diz para você sair da caverna e voltar. Voltar a ser o que Deus planejou que você fosse. Voltar, porque você não está sozinho. Voltar, porque você não será derrotado pelos desejos dos outros em te destruir. Volte. Anime-se. Deus está no controle.

Não queremos desmerecer o profeta Elias. Ele era humano e precisava lidar com a sua fraqueza, que era o desânimo. Com certeza ele aprendeu. E nós com ele.