ETERNIDADE (1) – VOCÊ É ETERNO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Você é eterno. O que isto significa? Significa que a sua vida aqui na terra pode acabar, mas a sua existência não. Seu corpo pode parar, mas você continuará existindo, pois uma vez que você nasceu, você nasceu para sempre. Você já parou para pensar sobre isto. Eu te convido a refletir sobre esta realidade da sua vida.

Muitos não compreendem a eternidade

Leia este texto da Bíblia:

Eclesiastes 3:11

Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.

Este texto fala que, embora Deus tenha feito o homem para ser eterno, muitos não compreendem esta verdade.

O texto também diz que Deus é organizado. Fez todas as coisas no seu tempo apropriado e da forma correta. Tudo foi muito bem planejado. Quando o homem foi criado, tudo já estava pronto. Tudo foi feito para o homem desfrutar para sempre. A morte, não fazia parte dos planos de Deus. Deus não criou o homem, para que, passados alguns anos, ele deixasse de existir. Como sabemos disso? Pelo fato de Deus ter posto no meio do Jardim do Éden, expressão do Seu melhor para o homem, a árvore da vida, ou seja, a árvore que dava vida. Essa árvore dava um fruto do qual o homem precisava se alimentar. Era um fruto especial, um poderoso multivitamínico, multiproteína, enfim, todos os nutrientes para que o homem vivesse para sempre. Fantástico!

Entretanto, o homem pecou. Preferiu não ouvir a voz de Deus, ouvindo a voz do inimigo. Como consequência, Adão deixou de ter acesso à árvore da vida. A Bíblia diz:

Gênesis 3:24

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Desta forma, Adão não podia mais comer do fruto da árvore da vida, por isso morreu. Viveu até 930 anos sob o efeito do fruto da árvore da vida, mas morreu. Entretanto, morreu o seu corpo físico, porém não findou a sua existência. Por que? Porque o homem é corpo, alma e espírito. Quando Deus criou o homem ele o fez do barro, mas soprou sobre ele do seu espírito e o homem se tornou alma vivente. Dessa forma, o corpo volta ao pó, porém a alma continua a existir. Jesus deixou claro isso em seu ensino:

Mateus 10:28

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;…

Aqui fica claro que a alma não se mata, pois ela não morre. Mas se não morre, vai para onde? Fica onde? A Bíblia explica:

Apocalipse 6:9-10

9 – E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10 – E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11 – E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

Veja os detalhes deste texto. Ele revela que as almas daqueles que morreram por causa de Cristo, estão debaixo do altar de Deus, portanto, na presença de Deus. E em que estado elas estão? Dormindo? Não, conscientes. Elas gritavam, portanto, além de falar, se comunicaram! Tinham noção do tempo! Sabiam o que estava acontecendo. Ouviam, pois “foi-lhes dito”. E o mais surpreendente, é que tinham corpos, pois receberam “vestes brancas”. Elas, na realidade, estavam vivendo a dimensão da eternidade.

Muitas vezes temos dificuldade de entender a eternidade, por causa da nossa visão finita das coisas. Tudo o que nos cerca é finito. Tudo, ou quase tudo tem um fim. No supermercado, os produtos têm prazo de validade. Por isso, conforme o texto de Eclesiastes, Deus colocou o anseio pela eternidade no coração do homem e não na sua mente. Isso significa que a eternidade se aceita pela fé e não pela razão. Desta maneira, pela razão não entendemos como pode ser a eternidade, mas, no coração, cremos que ela existe!

Se você é eterno, você está se preparando para a eternidade?

Se no coração cremos que a eternidade existe, o que temos a fazer é nos prepararmos para ela! Na vida aqui, nos preparamos para vários momentos. Arrumamos as malas para viajar. Estudamos para conquistar um bom emprego. Fazemos um plano de saúde para sermos bem atendidos nos melhores hospitais. Poupamos para adquirirmos algum bem (pelo menos deveríamos fazer isso!). Mas, e para a eternidade, nos preparamos? Muitas vezes não. Por que? Porque o nosso foco é o aqui e o agora. É comum fazermos a oração do salmista:

Salmos 90:17

E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Não há nada de errado orar assim e querer viver bem aqui! Deus também quer isso para você. Mas há uma advertência muito séria deixada por Jesus:

Mateus 6:19-21

19 – Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20 – Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21 – Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Onde está o teu coração? Nas coisas desse mundo terreno? Ou no céu, na eternidade?

Sabemos que ajuntar tesouro aqui neste mundo não é fácil. É necessário dedicação e empenho. Da mesma forma é ajuntar tesouro nos céus, para a eternidade. É preciso se dedicar e se empenhar para viver em comunhão com Deus, orar, ler a Sua Palavra e adorá-lo. Isso nos prepara para estar diante de Deus na eternidade.

Agora, o melhor, quando você estiver na eternidade você receberá uma recompensa pela sua dedicação e empenho para com Deus. Isso porque Deus é galardoador daqueles que o buscam. Leia o texto bíblico:

Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Galardão significa prêmio, recompensa. Você gosta de prêmio? Na eternidade haverá um prêmio, uma recompensa para você, e você precisa se preparar para recebe-la. Leia o próximo texto:

Mateus 5:11-12

11 – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 – Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

As coisas podem ser difíceis para você aqui, mas se você for fiel a Deus, existe recompensas eternas te aguardando. E elas podem ser grandes! E serão  para sempre. Nunca acabarão. Vale a pena investir na eternidade.

A eternidade é infinita. Aprendemos em matemática que qualquer número dividido pelo infinito o resultado é zero. Isso significa que, tudo o que vivemos aqui, comparado à eternidade é zero, ou seja, nada. Por isso vale a pena nos prepararmos para a ela. Comece a se preparar hoje, pois VOCÊ É ETERNO.