ETERNIDADE (2) – A RECOMPENSA

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

A Bíblia diz que Deus é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6). Galardoador é aquele que confere uma recompensa, um prêmio a alguém. Então, há uma recompensa para aquele que busca a Deus, se entrega a Ele e O serve. Um prêmio inigualável à espera dos fiéis. Vale a pena conhecer esse prêmio e preparar-se para recebê-lo.  

Ser rico para com Deus

Jesus dá uma recomendação muito importante a todos aqueles que o seguem. Leia o texto bíblico:

Mateus 6:20

Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Se somos eternos, precisamos focar na eternidade e não apenas no que é terreno. E o foco é este: ser rico para com Deus.

Todos buscam as riquezas terrenas, mas há uma riqueza a ser conquistada nos céus.  Você que serve a Deus entende isto? Tem esse objetivo? Veja que Jesus pede para todos nós tenhamos esse desejo, esse objetivo.

E como juntar tesouros nos céus e ser rico para com Deus? Leia esta parábola de Jesus com atenção.

Lucas 12:16-21

16 – E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;

17 – E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.

18 – E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

19 – E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

20 – Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

21 – Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Vamos analisar este texto. O homem de que trata a parábola foi abençoado. Quem o abençoou? Deus. Se há alguém que precisa da benção de Deus é o agricultor. Para ter uma ótima colheita é preciso de um bom solo, da chuva, do sol na medida certa. E tudo isso vem de Deus. Em decorrência dessa benção ele prosperou legitimamente. Até aqui tudo bem, mas o problema vem a seguir: o que ele fez da benção de Deus? Ele se tornou avarento.

Avareza x Generosidade

Avareza é o apego excessivo às riquezas. Veja que aquele homem repetidamente usa o pronome possessivo meu (“meus celeiros”, “minhas novidades”, “meus bens”).

Isso pode acontecer conosco e precisamos tomar cuidado. Há quem recebe bençãos de Deus e não o glorifica, antes, passa a viver em função daquela benção alcançada. Há aqueles que vem à igreja em busca de uma benção e quando a alcançam não aparecem mais, nem para dar seu testemunho. Cuidado, não faça isso.

Agora, observe que tudo partiu de uma decisão: “que farei?”. Decidir é algo importante na nossa vida. Precisamos tomar cuidado com as decisões que tomamos. Aquele homem, no momento da sua benção, decidiu errado. Escolheu a avareza e foi repreendido por Deus.

Se ao invés de ser avarento ele fosse generoso, que é o inverso de avarento? Ele seria rico para com Deus, e Deus teria se dirigido a ele de forma diferente.

Ser generoso é uma atitude que nos torna ricos para com Deus.

Você já ouviu a expressão: Quem dá ao pobre empresta a Deus. Pois bem, essa é uma verdade bíblica. Leia o texto:

Provérbios 19:17

Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.

Quando você é generoso, você empresta a Deus. Sendo assim, essa atitude gera um crédito a seu favor no céu. Portanto, as suas decisões podem te fazer pobre ou rico para com Deus!

Crédito no céu

Pensando no que você tem feito, você está com crédito no céu ou seu saldo está devedor? Se está devedor, é importante você começar a gerar mais crédito.

Há outra maneira de gerar crédito no céu: quando somos fiéis a Deus, a despeito das perseguições, injúrias e discriminações. A Bíblia diz:

Mateus 5:11-12

11 – Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 – Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Este é um trecho do Sermão da Montanha proferido por Jesus, que traz muitas outras recompensas. Você deveria lê-lo por completo. Mas este texto que destacamos é muito claro: você é felizardo quando perseguido por sua fé, pois você estará ajuntando tesouros no céu, em forma de galardão.

Entretanto, quando alguém, ao invés de ajuntar tesouros nos céus só se preocupa em ajuntar tesouro aqui neste mundo, se torna pobre para com Deus? A Bíblia diz isso:

I Coríntios 15:19

19 – Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

Então, quando o foco está só nesta vida, nos tornamos miseráveis para com Deus. Extremamente pobre nos céus.

Podemos pedir bençãos para a vida aqui, mas não podemos perder o foco dos céus e ser rico para com Deus.

Por isso, tome hoje a decisão de ser rico para com Deus. Ajuntar tesouros nos céus, sendo fiel a Deus e cumprindo a Sua Palavra.   

A Recompensa

A riqueza acumulada nos céus virá em forma de recompensa. A Bíblia diz:

Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Precisamos ver esse texto em sua totalidade. Esse texto é conhecido. Falamos de fé em Deus, falamos que ele existe, mas não falamos do prêmio. Deus é galardoador. Galardoador é aquele que confere um prêmio ou uma recompensa a alguém. E Deus fará isso.

Então, se Deus tem um prêmio a nos dar, esse deve ser o nosso objetivo. E a Bíblia nos incentiva a isso. Veja o que a ela diz:

I Coríntios 9:24-26

24 – Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

25 – E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

26 – Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.


O apóstolo Paulo compara vida cristã aos jogos de atletismo, comuns no mundo greco-romano. Nesses jogos, naquela época, como hoje também, o atleta entra para conquistar um prêmio. Essa é a meta. Não apenas competir, mas ganhar. Ganhar é o que importa.  

Veja que o texto não fala em competição, pois na vida cristã não competimos uns com os outros. Na verdade, corremos sozinhos! O objetivo de cada um é chegar até o final da prova, completá-la e então, receber o prêmio. E qual o prêmio? Uma coroa incorruptível.

A Coroa

Coroa significa reconhecimento da conquista e uma nova posição, um novo status, status de vencedor. O corredor da prova passava a ser conhecido como vencedor.

Dessa mesma forma, na eternidade, seremos reconhecidos e conhecidos pelo nosso empenho e finalização na corrida da vida cristã. Receberemos a coroa e teremos uma nova posição em Cristo no seu Reino.

Esse prêmio deve nos dar sentido à vida. Para o apóstolo Paulo era assim. Ele declara que não corria por algo incerto ou vazio. Ele corria por um prêmio. Ele reafirma isso escrevendo aos filipenses. Leia o texto:

Filipenses 3:13-14

13 – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 – Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Veja que o objetivo do apóstolo na sua vida cristã era o prêmio. Isso o levava a olhar sempre para frente. Se em uma corrida você ficar olhando para trás estará sujeito a cair, e comprometer a sua corrida. O apóstolo não olhava para trás: as injúrias, as perseguições, os maus tratos que recebeu. Ele não olhava para isso, ele olhava para o prêmio. Era o prêmio que o motivava. Ele deseja alcançar a coroa incorruptível.

Resumindo, ajuntar tesouros nos céus, ser rico para com Deus, receber a recompensa que está reservada ao vencedor, deve ser o nosso objetivo na corrida da vida cristã. Faça disso seu propósito de vida.

Mas quando vamos receberemos essa recompensa? No Tribunal de Cristo. A Bíblia diz:

II Coríntios 5:10

Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Este tribunal não é o Juízo Final. Será um outro momento, que todo o cristão deve ter conhecimento. Saiba sobre este tribunal na parte 3 dessa nossa série.