ETERNIDADE (3) – O TRIBUNAL DE CRISTO – Parte 2

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Diferente do Juízo Final, destinado aos incrédulos, o Tribunal de Cristo será para o julgamento dos salvos. Não um julgamento para condenação, pois quem está salvo, está livre da condenação, segundo disse Jesus em Mateus 5:24, mas um julgamento das boas e más obras, que resultará na entrega do galardão ou não. E quem não tiver galardão para receber? O que acontecerá.

As obras de cada um

Quando alguém é salvo, além de receber a vida nova, recebe a incumbência de evidenciar a nova vida, através das boas obras, boas ações e boas atitudes a fim de que outras pessoas sejam impactadas. Leia o que a Bíblia diz:

Efésios 2:10

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Aqueles que nasceram de novo e, portanto, são novas criaturas, tem como objetivo de vida fazer boas obras, as quais Deus já preparou e espera que as façamos.

Sendo assim, o propósito do cristão é fazer boas obras.

Agora, não podemos fazer boas obras para evidenciarmos a nossa bondade ou benevolência. Devemos fazer boas obras para que Deus seja glorificado. Veja o que Jesus diz:

Mateus 5:16

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Então, quando praticamos boas obras, refletimos a luz de Cristo, e quando isso acontecer, as pessoas serão tocadas, e se converterão a Deus. Dessa forma nem preciso saber falar de Cristo, basta apenas refletir Cristo.

Ser luz é tão importante, que o Senhor Jesus ao falar sobre esse assunto faz uma advertência. Leia o texto:

Mateus 5:15

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Não podemos esconder a luz de Cristo em nós! Na parábola dos Talentos, o servo negligente escondeu o talento na terra e o seu Senhor não aprovou a sua atitude. Não tenha a mesma atitude, resplandeça.

Que obras podemos fazer?

Ajudar as pessoas

Provérbios 19:17

Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.

Quando temos um coração generoso e ajudamos os necessitados, geramos crédito nos céus. Isso será valioso no dia do Tribunal de Cristo. Seremos recompensados por isso.

Usar dons espirituais

Efésios 4:8

Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens

Cristo levou prisioneiro na cruz aquilo que nos prendia: o pecado. Agora, uma vez livres, podemos viver o que ele planejou para nós: fazermos boas obras, termos boas atitudes, sermos exemplo. Mas além disso, Ele nos dá dons. Dom é uma dádiva dada por Deus. Não é algo que adquirimos. Não se trata de nossa habilidade pessoal. O dom vem de Deus, e por isso ao usá-lo, Deus deve ser glorificado e não nós.

Há diversos dons: Palavra de Sabedoria, de Conhecimento, Discernimentos de Espíritos, Fé, Cura, Milagres, Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.

Receber um dom de Deus não é ter um status espiritual, mas é ter a responsabilidade de usá-lo para abençoar as pessoas para a glória de Deus.

Fazer parte de um dos Ministérios

Efésios 4:11

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Não são títulos meritórios. São funções designadas pelo Espírito Santo visando o crescimento da igreja. Não é algo que se necessite de formação, embora haja cursos a respeito, mas necessita de um chamado. Chamado pelo Espírito Santo para fazer boas obras abençoando outros.

Mas se você não tiver nem dons e ministérios? Nesse caso, você pode abençoar outros e obter crédito no céu, servindo. Leia o Texto:

Servir

Colossenses 3:23,24

23 – E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,

24 – Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Fazer o seu trabalho com excelência impacta as pessoas e glorifica a Cristo. Você é um excelente funcionário, gestor ou empreendedor? Seja o que você for ou fizer, se Cristo estiver à sua frente, com certeza, você terá destaque e isso glorificará o Senhor. E se o Senhor é glorificado, você recebe crédito nos céus, que será contabilizado a seu favor no dia do Tribunal de Cristo.

O prêmio de cada um

Como será a premiação no Tribunal de Cristo? Observe o texto bíblico:

I Corintios 3:10-15

10 – Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

11 – Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

12 – E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

13 – A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14 – Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

15 – Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

A Palavra de Deus diz que cada um é responsável pela sua vida espiritual. É responsável por desenvolver e edificar a sua vida com Deus.

Qualquer edificação começa com a fundação. E quanto mais alto quisermos ir com o que edificamos, mais profundo deve ser o alicerce. Assim também, a vida cristã começa com o fundamento, que é Cristo, seus ensinamentos, sua presença em nós. E quanto mais alto desejarmos ir na vida cristã, mais profundo deve ser o nosso relacionamento com Cristo.

Agora, a partir do fundamento, vem a edificação do próprio edifício, e isso requer planejamento e acompanhamento contínuo. Assim é também na vida espiritual. É preciso definir como será a casa espiritual que queremos edificar e acompanhar a sua construção.

O texto apresenta dois tipos de construção a se fazer: uma de ouro, prata e pedras preciosas e outra de madeira, feno e palha.

O que difere uma da outra?

A primeira coisa é o valor. Uma casa de ouro vale mais que uma casa de madeira. Isso nos ensina que nossa vida espiritual, as obras que fazemos devem ter valor. Não monetário, mas de significado para as pessoas.

Outra diferença entre esses materiais é a durabilidade. O ouro e a prata duram mais que o feno e a palha.

Então, o que fazemos precisa ter consistência, durabilidade. Não pode ser algo passageiro. Ainda que comecemos a vida cristã com uma casa modesta, ela precisa evoluir para uma de maior valor e durabilidade, assim como aconteceu com o Tabernáculo e o Templo. A edificação do Tabernáculo no Antigo Testamento era simples, de tecido e madeira, mas o Templo foi feito de ouro, prata e pedras preciosas. Esse deve ser o objetivo de cada cristão: fazer grandes coisas para Deus.

A prova

Por que fazer obras de valor e duráveis é importante? Porque no Tribunal de Cristo a nossa casa espiritual será provada no fogo. Será um fogo diferente do mencionado no Juízo Final. Lá, o fogo será para tormento eterno. Aqui, será para avaliar as obras de cada um. Por isso elas precisam ser de valor e ter durabilidade.

Como será essa prova? Será a prova das intenções. Ou seja, o valor das obras que fazemos não está sua magnitude, mas nas intenções. Leia o texto:

I Corintios 4:5

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

No Tribunal de Cristo receberemos o louvor pelo que fizemos. Dependendo evidentemente na nossa motivação. Veja este exemplo:

I Coríntios 13:3

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Falamos que dar aos pobres gera crédito na eternidade. Imagine dar toda uma fortuna aos pobres, isso deverá gerar um crédito enorme. Mas não é bem assim. Tudo será avaliado pelas intenções e o texto diz que, se, neste caso, a intenção não foi o amor, toda a fortuna não tem valor algum. Deu para entender?

O Resultado

Mas se nessa prova você for reprovado? Você perderá a salvação?

Bem, o texto de I Coríntios 3 diz que não, você não perderá a salvação. Por quê? Porque a salvação é pela graça de Deus, através de Cristo, e não pelas obras que fazemos (Efésios 2:8). Todavia será vergonhoso não ter feito nada de valor por aquele que tudo fez por nós. Seremos servos inúteis.

O apóstolo João, preocupado com isso escreveu:   

I João 2:28

Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

Na Parábola dos Talentos, quando o senhor daqueles servos voltou, ele pediu contas! Assim também acontecerá consoco. Quando Cristo voltar ele pedirá contas daquilo que Ele nos entregou. O que você apresentará a Ele. Que obras fez? Você será premiado ou envergonhado. Sugiro que você reflita sobre isso, pois todos nós, os que cremos em Cristo, iremos comparecer diante do Seu Tribunal.