ETERNIDADE (4) – A COROA

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

No Tribunal de Cristo seremos premiados ou envergonhados. Tudo vai depender do tipo de edifício espiritual que decidirmos construir aqui, tendo Jesus como o fundamento. Podemos construir um edifício de ouro, prata e pedras preciosas ou um edifício de madeira, feno e palha. Isso é fundamental, pois a nossa construção será provada no fogo das intenções. E, de acordo com o resultado, receberemos o galardão, que não apenas nos trará alegria, mas definirá o grau de autoridade que receberemos no reinado de Cristo, no Milênio. Você sabia disso? 

A coroa e seus nomes

O desejo de receber a coroa deve estar no coração do cristão. Vemos na Bíblia várias menções à coroa e vários nomes dado a ela.

Paulo a chama de coroa da justiça. Ele diz:

II Timóteo 4:8

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Para Paulo, a coroa fará justiça a todas as ações injustas que praticaram contra ele por causa de Cristo. A coroa, portanto, trazia motivação para a sua vida e fazia com que ele continuasse seu ministério.

Tiago, irmão de Jesus, fala da coroa e a chama de coroa da vida!

Tiago 1:12

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Fica claro que Tiago fala do Tribunal de Cristo. Ele diz que, depois de provados receberemos a coroa. Isso é o que vai acontecer no Tribunal de Cristo: depois da prova de fogo das intenções receberemos o prêmio, a coroa.

O apóstolo Pedro também fala dela e a chama de coroa de glória! Falando aos pastores ele diz:

I Pedro 5:4

E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

O apóstolo Paulo também fala da coroa incorruptível, comparando-a à coroa corruptível que os atletas dos jogos greco-romanos conquistavam. A coroa que vamos ganhar é incorruptível, porque é eterna.  

Ela também é gloriosa, Pedro a descreve. Trará glória ao que a receber. Isso nos leva a pensar: será que no Tribunal de Cristo haverá ostentação de coroas? Uma mais gloriosa que outra? Claro que não. Mas o que faremos com as coroas? Veja esse exemplo das Escrituras.

Apocalipse 4:10-11

10 – Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

11 – Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

Nós receberemos a coroa, mas o mérito é de Deus! Enfim, a coroa é para Ele e a entregaremos a Ele! O cristão verdadeiro é dependente de Deus. Se ele faz o que faz, é porque o Espírito de Deus está nele, e isso foi obra de Deus, através de Jesus lá na cruz.

Quando se dará a coroação?

A coroação no Tribunal de Cristo se dará na Sua Vinda. Muitos textos da Bíblia fazem essa revelação, mas o texto abaixo é bem claro:

Apocalipse 3:11

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Na verdade, esse texto nos faz o alerta para não perdermos a coroa, não desviarmos da fé, antes de Cristo vir, pois quando Ele vier, seu prazer é nos coroar.

Então, seremos coroados na Vinda de Cristo. Isso tem uma razão: ao recebermos a coroa receberemos autoridade no reinado de Cristo.

Autoridade para reinar

Jesus ensinou sobre a Sua Vinda através de Parábolas, e uma dessas parábolas é a Parábola das Minas. Leia o texto bíblico (destaque nosso):

Lucas 19:12-27

12 – Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.

13 – E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.

14 – Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.

15 – E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.

16 – E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.

17 – E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.

18 – E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.

19 – E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.

20 – E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;

21 – Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.

22 – Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;

23 – Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?

24 – E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.

25 – (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.)

26 – Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.

27 – E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.

Esta parábola faz referência à volta de Cristo e suas implicações. Começa dizendo que o homem nobre foi para tomar um reino e depois de o haver tomado voltou. Quando voltou, pediu contas aos seus servos daquilo que ele lhes confiou e os premiou. O que multiplicou e obteve 10 minas, ganhou autoridade sobre 10 cidades e o que multiplicou por 5, sobre 5 cidades. O que guardou recebeu uma reprimenda. Na sequência, o homem nobre aniquila seus opositores. Compare esses fatos com os textos abaixo (destaque nosso): 

Apocalipse 11:15

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

Ao soar da sétima trombeta, que é a última, será declarado que Jesus tomou posse dos reinos deste mundo. Agora, Ele é o Rei e voltará para tomar posse do seu reino. Continue a ler e observe a similaridade com a Parábola das Minas (destaque nosso):

Apocalipse 11:16-19

16 – E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

17 – Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.

18 – E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19 – E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

A Vinda de Cristo será feita com grande poder. Seguida de manifestações da natureza: relâmpagos, terremotos.

Observe a sequência dos fatos e a comparação com a Parábola:

  • Cristo assume o reinado do mundo. Assim como o homem nobre.
  • Quando voltar, é o tempo de dar o galardão. Como na parábola. Quando acontecerá isso? No Seu Tribunal. Ele dará o galardão aos profetas e todos aqueles que temem o seu nome, isto é, todos os cristãos.
  • Feito isso, ele trará juízo sobre os que destroem a terra. Na parábola, esses são identificados como aqueles que não quiseram que Ele reinasse sobre eles.

Tudo se encaixa, o relato do Apocalipse e a Parábola.

Agora, a melhor parte

Cristo não reinará sozinho, os salvos participarão do seu reinado. Leia o texto bíblico abaixo (destaque nosso):

Apocalipse 5:9-10

9 – E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

10 – E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

Os salvos, comprados pelo sangue do Cordeiro, de todas as partes do mundo, de todas as épocas, reinarão sobre a terra com Cristo. Na verdade, eles ressuscitarão e reinarão com Cristo. Mas tem mais pessoas. Leia o texto bíblico (destaque nosso).

Apocalipse 20:4

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Aquelas pessoas que durante a perseguição do anticristo deram suas vidas por Cristo, também ressuscitarão e reinarão com Cristo. Mas ainda há um outro grupo de pessoas, leia o texto bíblico (destaque nosso):

I Tessalonicenses 4:15-17

15 – Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 – Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 – depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

Assim como os mortos ressurretos vem com Cristo para reinar, os vivos daquela época, se reunirão a eles, no arrebatamento, e todos reinaremos juntos.

Veja o que te espera na eternidade! Isso breve acontecerá. Fique atento. Permaneça firme. Não deixe ninguém tomar a sua coroa. Não perca por nada esta oportunidade.