ETERNIDADE (5) – O MILÊNIO

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Muitos se preocupam com os sinais da volta de Cristo e não com o que ela representará para os cristãos e para a humanidade. Será um evento que mudará o curso da história. A imagem de um Jesus como uma criança indefesa nascida em uma manjedoura, ou flagelado na cruz, dará lugar a um Jesus glorioso, vindo com a autoridade e majestade para tomar posse do Seu Reino. Precisamos conhecer melhor esse reinado.

Essa é a nossa motivação

Por que precisamos conhecer esta verdade? Primeiro porque somos cristãos. E como cristãos precisamos saber sobre a volta do nosso Senhor e os acontecimentos que se sucederão! Não são os cientistas que saberão sobre isso. São os cristãos. É você, se você for um cristão.

Não pode acontecer na 2ª vinda de Cristo o que aconteceu na 1ª, lá em Belém, onde somente 3 pessoas (os reis magos), além do casal, sabiam o que estava acontecendo. Imagine, você ter num filho e nenhum parente, nenhum amigo lhe liga dar os parabéns e, de repente, 3 pessoas que você nunca viu aparecem com presentes para o seu bebê. Bem estranho, não é? Por isso você, como cristão, precisa conhecer sobre a 2ª. Vinda de Cristo e sobre o seu reinado aqui na terra.

Mas além de saber, isso deve ser a motivação do seu coração. Por que servirmos a Deus? Por que o adoramos nos cultos? Por que andamos em santidade, fazemos boas obras que glorificam a Deus? Tem que haver uma motivação? E essa motivação é sabermos que Cristo voltará e reinaremos com Ele!

O apóstolo Paulo diz em Filipenses 3:14 que corria a vida cristã pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Ele tinha uma motivação. E quando ele receberia esse prêmio? Na volta de Cristo.

Assim, saber que reinaremos com Cristo deve ser a motivação da nossa na vida crista.

E quando reinaremos com Cristo? No Milênio.

O Início do Milênio

Esta é a descrição bíblica sobre o início do Milênio (o destaque é nosso):

Apocalipse 19:11-16

11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.
12 – Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.
13 – Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus
14 – Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.
15 – De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro“. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso.
16 – Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

O texto claramente diz que Jesus vem dos céus, com um exército, não de anjos, mas dos salvos, aqueles que receberam vestes brancas, para governar com Ele com cetro de ferro. Ele vem como REI e SENHOR. Portanto, é assim, que se inicia o Milênio: com a Vinda de Cristo.

É importante destacar que hoje, Jesus nos advoga junto ao Pai (I João 2:1), mas na Sua Vinda, Ele virá como Juiz. As coisas serão bem diferentes. 

Conheça os que serão julgados

Apocalipse 19:19-21

19 – Então vi a besta, os reis da terra e os seus exércitos reunidos para guerrearem contra aquele que está montado no cavalo e contra o seu exército.
20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

21 – Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles.

Os primeiros que sofrerão o juízo são a Besta, que é o Anticristo e o Falso Profeta. Ambos serão lançados direto no Lago de Fogo e Enxofre. Em seguida, é a vez da execução dos seus aliados, que se opuseram a Cristo. Eles serão mortos, e aguardarão o dia do Juízo Final.

Mas há mais um juízo muito importante. Leia o texto bíblico (o destaque é nosso):

Apocalipse 20:1-3

1 – E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 – E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

Esse período de mil anos é um período fixo. Ele tem um início, com a Vinda de Cristo e um término, que será a soltura de Satanás.

Satanás é preso. Por qual razão? Para que não engane mais as nações. Isso nos leva a concluir que haverá nações no milênio. Nações que não se aliaram ao Anticristo. São nações não de salvos, pois os salvos foram arrebatados, todavia não seguiram o Anticristo. Elas entrarão no Milênio. Sendo assim, o Milênio será uma oportunidade dessas nações conhecerem a Cristo, todavia, não mais como hoje, na época da graça, mas em um regime com cetro de ferro, que significa dureza e inflexibilidade.

Capacitados para reinar

E quem reinará com Cristo? Os cristãos. Os que vieram com Ele! E como isso será possível? Será possível pois teremos um novo corpo. Leia o que a Bíblia diz (o destaque é nosso):

I Coríntios 15:42-44

42 – Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;
43 – é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;
44 – é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Receberemos de Deus um corpo espiritual, que é imperecível. Um corpo poderoso, que não mais estará preso às leis da física ou da matéria. Será como o corpo ressurreto de Cristo. Como era esse corpo? Um corpo poderoso, que, por exemplo, aparecia e desaparecia!

Quando os discípulos estavam reunidos com medo, e fechados em um determinado lugar, Jesus apareceu no meio deles. Portas e janelas fechadas. Jesus apareceu. Não era um fantasma. Era um corpo. Tomé podia até tocar nas feridas das mãos de Jesus.

Quando dois discípulos estavam voltando para a aldeia de Emaús, Jesus se colocou ao lado deles e começou a conversar com eles. Quando ao partir do pão eles o reconhecerem, Jesus desaparece.

Isso é fantástico! Vale a pena ter um corpo assim! Você está motivado?

A vida no Milênio

Os salvos, aqueles que ressuscitaram e os arrebatados, receberão poder de Cristo para, como Ele, regerem as nações com vara de ferro. Leia o texto bíblico:

Apocalipse 2:26-27

26 – E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 – E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.

Mas nem tudo será julgamento no Milênio. Continue lendo (o destaque é nosso):

Isaías 11:6-10

6 – O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará.
7 – A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 – A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.
9 – Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.
10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Com Satanás preso, a paz e o equilíbrio reinarão no Reinado de Cristo! Será o paraíso de Deus na terra! Um lugar de descanso.

O texto fala de crianças, o que nos leva a crer que haverá casamento, procriação, família e vida cotidiana do milênio. Em um mundo em perfeito equilíbrio.

Milênio = mil anos

Mas, embora tudo esteja tão maravilhoso, o período do Milênio terá um fim, quando então, Satanás será solto para voltar a enganar as nações.  Este será o grande teste para a humanidade de então, a fim de saber se as pessoas, vivendo em um ambiente de paz, são tementes a Deus.

Por isso, os salvos de hoje estão em melhor situação. Leia o que a Bíblia diz:   

Apocalipse 20:6

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

A primeira ressurreição é aquela dos que já morreram em Cristo e por Cristo. Eles viverão e, juntamente com os salvos que foram arrebatados no tempo do Anticristo, reinarão no Milênio. Esses estão preservados de todo o engano de Satanás. O que eles receberam ao ingressar no Milênio, no Tribunal de Cristo, ninguém pode tirar. É eterno. Por isso, a decisão de se entregar e servir a Cristo aqui, hoje, no tempo da graça, é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Se você ainda não teve esta oportunidade, entregue-se a Cristo hoje e receba-o como Salvador e Senhor da sua vida.