ETERNIDADE (6) – O JUÍZO FINAL

Se preferir, ouça o audio desta mensagem.

Saber para onde caminha a humanidade não é mistério para aquele que lê a Bíblia. Esse conhecimento leva o cristão a se preparar para ser bem-sucedido em todos os acontecimentos que estão por vir. Ele não será pego de surpresa, antes, estará preparado, pois o que virá traz consigo bençãos inimagináveis. E isso é bom saber.  

Tudo começa com a Vinda de Cristo

Fazendo uma recapitulação dos acontecimentos dos últimos tempos, temos a seguinte sequência:

. A trombeta de Deus anunciará o desenrolar de todos os acontecimentos. Não haverá mais retorno. A ordem foi dada. Cristo está voltando para inaugurar o seu reinado. Os que a ouvirem, estarão preparados.

. Em seguida, os que morreram em Cristo e por Ele, ressuscitarão e se unirão a Cristo na Sua Vinda.

. Na sequência, os cristãos que estiverem vivos à espera de Cristo, serão arrebatados, ao encontro do Seu Senhor.

. Como a Vinda de Cristo é um evento de juízo, a Besta, que é o Anticristo e o Falso Profeta serão presos e lançados no Lago de Fogo.

Aqui, gostaria de me deter um pouco. Por que eles serão lançados no Lago de Fogo? O que eles fizeram para tal condenação? A Bíblia revela:

II Tessalonicenses 2:3-4

3 – Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4 – O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

A Bíblia coloca a Vinda de Cristo depois o aparecimento do Anticristo, que recebe esse nome, porque se levanta contra Deus, e evidentemente contra Cristo e seus adoradores, isto é, a igreja. Portanto, grande perseguição haverá sobre os cristãos nessa época. Essa perseguição será tão séria que Jesus diz em Mateus 24:22 que, por amor aos escolhidos, esses dias serão abreviados. O arrebatamento, portanto, acontecerá para livrar os cristãos de tal situação.

Temos aqui a primeira benção decorrente da Vinda do Senhor Jesus: livrar os cristãos das mãos do Anticristo, através do arrebatamento.

. Outro juízo iminente será contra os seguidores do Anticristo que, ao seu comando, estavam fazendo guerra aos cristãos. Diz o texto bíblico que eles serão mortos e aguardarão o Juízo Final. Entretanto, haverá nações que não farão aliança com o Anticristo e portanto, não serão destruidas e entrarão no reinado de Cristo, chamado de Milênio.

. Finalizando essa fase de juízo, Satanás é preso por mil anos para não enganar mais as nações.

O Milênio

Começa então o Milênio: um tempo de paz sob o reinado de Cristo. Esta é a segunda benção da Vinda de Cristo para o cristão: poder participar do reinado de Cristo na terra. Em uma situação bem diferente dos demais habitantes da terra, aqueles que não seguiram o Anticristo, os cristãos, com corpos glorificados, serão assistentes de Cristo, julgando as nações juntamente com Ele.

Considerando este reinado de paz, será que haverá uma segunda oportunidade das pessoas de converterem a Cristo? Leia o que a Bíblia diz:

Isaías 2:2-5

2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.
3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.
4 – Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra.
5 – Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do Senhor!

Lendo o texto, podemos observar que haverá uma oportunidade para as pessoas do Milênio se achegarem a Deus e de conhece-lo, principalmente os judeus, que são a “descendência de Jacó” na atualidade.

Quanto à conversão dos judeus neste período, há uma promessa a respeito. A Bíblia diz:

Jeremias 23:5,6

5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.
6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Que haverá oportunidade está claro, resta saber se as pessoas se converterão de verdade, aproveitando o reinado de paz proporcionado por Cristo.

Regras claras

Agora, é preciso deixar claro que, embora o reinado seja de paz, no Milênio haverá uma regra muito clara e ao mesmo tempo muito rígida. A Bíblia diz:

Isaías 1:19-20

19 – Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 – Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.

Portanto, é muito melhor ser fiel e seguir a Cristo hoje do que esperar pelo Milênio para fazer isso! Porque hoje, estamos na época da graça, o Espírito Santo nos auxilia nas nossas fraquezas e Jesus nos advoga diante de Deus. No Milênio não será assim, será uma época de instrução e punição, onde Jesus não será mais advogado, mas juiz e reinará com cetro de ferro. Pense nisso.

O teste final

Além do rigor desse tempo, haverá no final do Milênio um teste, que revelará quem realmente é fiel ou não. Quem aproveitou a oportunidade para conhecer o Senhor e servi-lo de todo o coração. A Bíblia diz:

Apocalipse 20:7-9

7 – E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 – E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
9 – E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

Um teste sempre é revelador, e o teste final no Milênio revela que:

  . Satanás é incorrigível: apesar de ter estado preso por mil anos, saiu de novo para colocar o homem contra Deus, e isso através do engano e mentira.

  . O homem sem o Espírito de Deus não muda, ou seja, cai no engano e mentira de Satanás. Ele busca a Deus por aparência e até por medo. Não se converte de verdade, mesmo em um ambiente de paz e de conhecimento de Deus. O triste é que não são poucos os enganados, mas muitos, “cujo número é como a areia do mar”, diz o texto.

O texto faz menção a Gogue e Magogue. Quem são eles? Na realidade, Gogue foi o rei de Magogue. São mencionados em Ezequiel 38, e como inimigos de Israel, tinham a seguinte estratégia: aproveitar um período de paz para atacar. Então eles são mencionados aqui, para tipificar a ação de Satanás. Ou seja, Satanás e as nações do Milênio vão agir “tipo” Gogue e Magogue, atacarão no tempo de paz. Só que o ataque é frustrado com Deus enviando fogo do céu e consumindo a todos e lançando definitivamente Satanás no Lago de Fogo. Leia o que a Bíblia diz:

Apocalipse 20:10

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Desta forma, temos a terceira benção do Milênio: a prisão definitiva de Satanás. O acusador dos cristãos nunca mais mais agirá.

O Juízo Final

Entretanto, a prisão do inimigo de Deus não é o fim dos acontecimentos. Ainda temos o Juízo Final.

Depois de todas as oportunidades dadas, é hora do acerto final, da última prestação de contas. Os cristãos já prestaram contas no Tribunal de Cristo, do que fizeram com a salvação que Jesus lhes entregou, agora, é a vez dos incrédulos e opositores de Cristo prestarem contas. A Bíblia diz como será:

Apocalipse 20:11

11 – E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 – E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 – E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

A descrição do trono branco revela quem está assentado nele: Deus. Jesus, no caso, diz I Pedro 3:22, está à direita de Deus.

Os mortos que se apresentam diante do trono para o julgamento são os que não ressuscitaram na primeira ressurreição, que foi a que aconteceu quando se deu a Vinda de Cristo. Lembre-se que os que ressuscitaram naquela ocasião foram os salvos e se reuniram a Cristo para reinar sobre a terra.

O texto diz que os mortos são “grandes e pequenos”. Isso diz respeito à posição social que ocupavam, e não se são adultos e crianças.

Eles serão julgados pelas suas obras, ou seja, por aquilo que fizeram. A questão é que as obras não salvam. Isso será um problema. Elas só revelam quem somos. E aí que vem a questão: quem produz limão é um limoeiro e não uma macieira. Não dá para se enganar.

Eles vieram de todos os lugares, mas um chama a atenção: eles vieram do inferno. Isso porque, diferente dos cristãos que vão para o paraíso, os incrédulos quando morrem já vão para o inferno. O inferno não vem depois do juízo final. Vem depois da sepultura. Leia o que está escrito na Bíblia:    

Lucas 16:22-23

22 – E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 – E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

Embora estivessem no inferno, é necessário que os incrédulos sejam julgados, e isso será feito bom base nas suas ações que estão escritas nos registros do céu. Nada será esquecido. Mas um registro será de especial importância naquele momento: o Livro da Vida. É o livro onde se registra uma atitude que pode mudar o rumo de qualquer pessoa no julgamento: o momento em que ela creu na salvação de Cristo e entregou a sua vida a ele, recebendo-o como Salvador e Senhor. O problema é que essas pessoas já vieram do inferno porque não creram, e infelizmente seu nome não estará lá. Como resultado, serão lançadas no Lago de Fogo, onde já estavam o Anticristo, o Falso Profeta e Satanás. Lugar terrível.

Quão grande salvação

Quando temos o conhecimento do Lago de Fogo, podemos avaliar melhor a grande salvação que há em Jesus. Esse sentimento é expresso na Bíblia:

Hebreus 2:3

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

Aqui está a quarta benção: escaparmos do Lago de Fogo!

Alguns questionam se Deus, que é amor, fará essa maldade, lançando pessoas no Lago de Fogo. Mas devemos considerar o seguinte:

. Esta condenação não é maldade, é juízo. Um juiz quando condena alguém à morte não está sendo maldoso, mas exercendo juízo. É isso que Deus fará. Ele julga com justiça.

. Deus realmente é amor, e no seu imenso amor preparou uma oportunidade de salvação para toda a humanidade, através do Seu Filho, que morreu na cruz para que essa oportunidade fosse validada.

Portanto, feliz é aquele que hoje aproveita essa oportunidade e assim, poderá no futuro, obter essas bençãos imcomparáveis:

– se reunirá com Cristo na Sua Vinda,

– receberá a recompensa por seguir a Cristo,

– reinará com Cristo no Seu reino sobre a terra, e

– por fim, não será lançado no Lago de Fogo.

Estas bençãos estão à disposição de todos. Inclusive para você. Você as tem?