ETERNIDADE (7) – A VIDA ETERNA

Se preferir, escute o audio desta mensagem.

O Juízo Final será o fim da linha para Satanás e os incrédulos. Logo após à sua realização, será dado início a uma nova fase da eternidade, prometida na Bíblia para os salvos: a vida eterna. Os salvos já participaram do Milênio como governadores no Reinado de Cristo, agora, é hora de viverem um novo momento. Uma vida que não se compara à melhor vida que alguém gostaria de ter vivido aqui nesta terra. Te convido a conhecê-la.  

Gostaria de começar com a seguinte pergunta:

Quando começa a Vida Eterna?

Será que ela começa quando morremos? Ou quando formos arrebatados na Vinda de Cristo? Em nenhum desses momentos. A Vida Eterna começa agora, quando conhecemos a Deus e a Jesus Cristo. Foi o próprio Jesus quem disse isso. Leia o que a Bíblia diz:

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Então, cabe mais uma pergunta: Você conhece a Deus? Ou melhor, o quanto você conhece de Deus?

Você sabia que dá para saber o quanto conhecemos de uma pessoa pela confiança que temos nela?  Leia o que a Bíblia diz:

Salmos 9:10

Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.

Lendo este texto podemos dizer que quem conhece confia! Certo? Gostaria de dar um exemplo. Imagine que você se mudou para um apto e todos os dias você vê e cumprimenta seu vizinho de andar. Você até já participou de uma reunião de condomínio e ele estava lá. Então, um dia você precisa deixar seu filho com alguém, você deixaria com o seu vizinho? Talvez você diga: bem, eu não confio nele a ponto de deixar meu filho. Mas eu te pergunto, você não o conhece? Você retrucaria: sim, mas não o suficiente. Então, vemos que, para ter confiança é preciso conhecer melhor alguém. É isso que o texto bíblico esta dizendo: confiamos em Deus por que o conhecemos, a ponto de confiar nEle.

Uma outra pergunta importante.

Gostaria de fazer uma outra pergunta: Você já entregou a sua vida a Deus? Não me refiro àquele momento em que você foi à frente no apelo, ou levantou a sua mão, ou fez a oração de confissão. Porque entregar a vida a Deus é estar disposto a fazer a vontade Dele e não a nossa. Se você, em uma viagem, entrega a direção do seu veículo a uma outra pessoa, quem passa a dirigir é ela. Se você ficar dando palpites, de fato você quer continuar dirigindo, porque você não confia. Entendeu?

Então, com relação a Deus, se você não entregou a sua vida a Ele é porque não confia, e se não confia, é porque de fato não o conhece, e se não o conhece, não tem vida eterna, porque a vida eterna começa quando conhecemos a Deus, com um conhecimento profundo e não superficial. Pense nisso.

Isso é tão importante que, quando você passa a conhecer a Deus e entrega a sua vida a Ele, há um registro desse momento. Um registro no Livro da Vida. Esse registro será de extrema importância no Juízo Final. Nesse juízo, quem não estiver inscrito no Livro da Vida será lançado no Lago de Fogo. Isso é sério. Muitos pensam em torcer para que naquele dia seu nome esteja lá. Mas, se você estiver diante do Trono Branco no Juízo Final, é justamente porque o seu nome não está no Livro da Vida. Se tivesse, você estaria com os salvos, e não junto aos incrédulos. Entendeu? Por isso que a vida eterna começa aqui e agora. E começando hoje, o que está preparado para os salvos é maravilhoso: se reunirão a Cristo na Sua Vinda, receberão o galardão, reinarão com Cristo no seu reino milenar, sendo assistentes do Cordeiro, serão livres do Lago de Fogo e entrarão pelos portões da Vida Eterna. Aleluia!

Quais as vantagens e características da Vida Eterna?

1) Seremos imortais – Quando da ressurreição ou arrebatamento dos salvos ganharemos um corpo glorificado, mas, na entrada da Vida Eterna, saberemos indiscutivelmente que não morreremos mais, sabe por quê? Porque Juízo Final a morte foi lançada no Lago de Fogo. Em outras palavras, não morreremos porque a morte já era! Leia o que a Bíblia diz:

Apocalipse 20:14

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

2) Não seremos mais tentadosPorque, juntamente, com a morte, o Diabo, que sempre nos tenta para nos afastar de Deus será lançado no Lago de Fogo, de onde nunca mais sairá. A Bíblia diz:

Apocalipse 20:10

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

3) Habitaremos em uma nova terra – Talvez você queira ir morar no céu, mas Deus tem um lugar especial preparado para os salvos: um novo céu e uma nova terra. No céu moraremos por um período de tempo: da morte até a Vinda de Cristo. Depois disso teremos uma nova morada. A Bíblia diz:

Apocalipse 21:1

E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Por que são necessários um novo céu e uma nova terra? Porque a terra em que vivemos ficou submetida à futilidade por causa do pecado. Leia o que a Bíblia diz:

Romanos 8:19-21 (NVI)

19 – A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.
20 – Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança
21 – de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

Não só os salvos aguardam a vida eterna, mas toda a natureza, pois ela foi entregue à futilidade. Futilidade significa: sem valor, pequeno, insignificante, ninharia. Foi isso que sobrou depois que o pecado entrou no mundo. Então, a natureza aguarda a redenção dos salvos para também ser transformada.

4) Viveremos com Deus, ou Deus viverá conosco – Esta é uma verdade tremenda. A Bíblia diz:

Apocalipse 21:2,3

2 – E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 – E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Quando a nova Jerusalém descer para a nova terra, Deus passará a morar entre os seus habitantes, que serão os salvos. Ele terá um novo endereço. Quando Jesus diz em João 14:2 que iria preparar-nos lugar na Casa do Pai, todos costumeiramente pensam que é o céu. Entretanto, veja que o novo céu e a nova terra é um ótimo lugar para se estar, e foi preparado por Jesus através do seu sacrifício na cruz, e que ela se tornará também na Casa do Pai. Tudo se encaixa.

Veja também o que diz o seguinte texto bíblico:

Apocalipse 22:3b

…; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.

Em João 14:3, Jesus diz que os salvos estarão onde ele estiver. Pois bem, na vida eterna, o trono do Cordeiro estará na nova terra, onde os salvos estarão. Jesus cumprirá a promessa!

Com o trono de Deus entre nós, o texto diz algo tremendo: nós veremos o seu rosto. Leia o a Bíblia diz:

Apocalipse 22:4

E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

Moisés queria ver a face de Deus, mas isso não lhe foi permitido. Entretanto, os salvos, na nova terra, verão a face de Deus. Não verão apenas a glória de Deus, como Moisés viu, mas verão o seu rosto. Isso revela que, na nova terra, estaremos mais próximos de Deus. Só é possível ver o rosto quando alguém está próximo. De longe é difícil identificarmos uma pessoa pelo rosto. Outra situação que ver o rosto revela, é intimidade. Só quando estamos próximos é que podemos ter intimidade com alguém. Olho no olho. Isto será fantástico. Isso deve nos motivar e gerar em nós anseio pela vida eterna.

5) Viveremos felicíssimos! – Aqui, neste tempo, quando muito, vivemos felizes. Mas na eternidade viveremos felicíssimos. Veja o que a Bíblia diz:

Apocalipse 21:4

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Este texto não está dizendo que vamos viver chorando na vida eterna e Deus vai ficar limpando as nossas lágrimas com um lenço celestial. Este texto fala de consolo. Na vida eterna seremos consolados de todas as perseguições e aflições que sofremos aqui, por causa de Cristo.

Sobre esse consolo Jesus falou no seu Sermão do Monte: as bem-aventuranças.  

Mateus 5:4-6

4 – Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Esta afirmação de Jesus, bem no início do seu ministério, acontece conosco hoje. Nele sempre podemos encontrar consolo. Mas essas palavras têm repercussão na vida eterna, onde verdadeiramente seremos consolados. E isso de uma vez por todas.

Mas ao lermos o Sermão do Monte com atenção, vemos que ele é um sermão escatológico, abordando temas da vida eterna. Veja o que segue:

5 – Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

Que terra os humildes receberão por herança, algum pedaço de terra aqui? Não. Mas a nova terra será deles!

6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

É possível ver plena justiça neste mundo? Parece que não. Mas na nova terra haverá. Leia o que a Bíblia diz:

II Pedro 3:13

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Na nova terra habitará a verdadeira justiça, e os que almejam essa justiça ficarão satisfeitos. Se você ama a justiça, lá é o seu lugar.

O texto de Apocalipse 21:4 também diz que não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor e nem dor. Isso porque, na vida eterna não haverá mais maldição. A Bíblia diz:

Apocalipse 22:3

   E ali nunca mais haverá maldição contra alguém.

A maldição que está sobre a terra por causa do pecado é o motivo de toda morte, pranto, clamor e dor. Mas, na vida eterna não haverá mais maldição, por isso todos esses males serão eliminados e seremos eternamente abençoados.

Por isso, vale a pena servir ao Senhor. A vida eterna está à nossa disposição. Mas é para todos?

Para quem é esta promessa?

A Bíblia é clara em dizer:

Apocalipse 21:7

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Este texto nos lembra a corrida da vida cristã mencionada pelo apóstolo Paulo, onde corremos, não para competir, mas com o objetivo de vencer e ganhar a coroa incorruptível. Esta coroa é a coroa da vida eterna, quando então receberemos a terra como herança e a benção de sermos chamados filhos de Deus. Isso vai nos deixar felicíssimos, como Jesus disse:

Mateus 5:9

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

O desejo pela eternidade, pela vida eterna, deve estar no coração de cada cristão aqui, hoje. Ter a visão da eternidade é importante, pois sem ela a vida cristã não passa de uma religião vazia. Sem a visão de eternidade, vivemos a vida cristã sem propósito, ou com propósitos fúteis, baseados apenas nas bençãos terrenas. Sem visão da eternidade, você não tem pleno prazer em Deus, porque Deus é eterno e o melhor de Deus está na eternidade.

Pense e reflita sobre esse tema. Você pode rever toda a nossa série sobre a eternidade e passar a viver com ela no seu coração e deseja-la como o tesouro mais precioso da sua vida.